ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Rochelly faz de fragrâncias naturais retorno ao lar e às memórias de infância

Produção de cosméticos naturais e veganos começou com decisão de cortar tudo o que “pesava” no dia-a-dia.

Kimberly Teodoro | 18/06/2019 08:41
Cosméticos naturais são maneira que Rochelly encontrou de desintoxicar a vida.
Cosméticos naturais são maneira que Rochelly encontrou de desintoxicar a vida.

A necessidade de desintoxicação veio quando a engenheira da computação Rochelly Estevam Padilha, resolveu parar e observar a própria vida. Em um processo de cura interior e mudança de hábitos, ela decidiu cortar tudo o que “pesava” no dia-a-dia, seja na alimentação ou no consumo de produtos que entram em contato com a pele.

O resultado foi redescobrir a si mesma e encontrar o caminho de casa com a produção de cosméticos naturais e veganos, que começou com sabonetes à base de óleos essenciais e virou uma linha de cuidados com o corpo que só aumenta. Menta, cravo e rosa são fragrâncias comuns nos produtos de Rochelly, cheiros que são lar das memórias de infância e da bisavó, Alvina. “O contato com a natureza, colher as plantas no quintal, fazer chás, observar e esperar os processos naturais e respeitar esse tempo que as coisas levam para ficarem prontas eu aprendi com ela”.

Desde as primeiras tentativas de substituição do industrializado pelo feito em casa já são três anos. Sócia de uma empresa de tecnologia da informação, o novo ritmo de vida também exigiu certa distância para colocar as coisas no lugar, trocar os códigos na tela do computador pela calmaria do ateliê em que mistura óleos essenciais e manteigas hidratantes para dar vida à Savonnerie Alvina, batizada em homenagem à bisavó. Hoje, a rotina também inclui yoga, meditação e mais tempo livre para dedicar ao filho de dois anos.

Sabonetes perfumados com óleo essencial de lavanda (Foto: Reprodução Instagram)
Sabonetes perfumados com óleo essencial de lavanda (Foto: Reprodução Instagram)
Barra de sabonete de 500g contém apenas azeite de oliva extravirgem saponificado. (Foto: Reprodução Instagram)
Barra de sabonete de 500g contém apenas azeite de oliva extravirgem saponificado. (Foto: Reprodução Instagram)

Se recomeçar, tanto no estilo de vida quanto na carreira, vale a pena? “Faz bem para a alma, menina!”, responde em tom bem humorado, como quem aprendeu a ser leve.

“Foi um retorno para casa. Quando eu comecei a fazer sabonete, eu me identifiquei tanto, me deu uma paz, uma paixão tão grande, que eu falei: Não, eu não posso abrir mão de fazer isso, preciso mostrar para mais gente”.

Para Rochelly a mudança é uma questão de estar aberto às alternativas naturais e disposto a abrir da praticidade. “Por exemplo, o desodorante que eu comecei a usar na época é bicarbonato e óleo de coco, então ele não durava muito tempo, tinha que passar mais vezes. O creme dental não fazia espuma. Tem diferenças, se você está disposto a passar por isso, vai tranquilo”.

No mostruário de madeira, sabonetes dos mais diversos tipos, barbatimão com óleos essenciais de lavanda e melaleuca, carvão de bambu, manjericão, maracujá, chocolate, aveia, capim limão, espinafre, cedro e canela. Feitos utilizando o Cold-process, método em que os óleos são trabalhados em uma temperatura fria, em que o tempo de descanso da massa é respeitado e pode durar até 40 dias, entre a saponificação e a cura.

Hidratante feito com manteiga de karité, cacau e cupuaçu.
Hidratante feito com manteiga de karité, cacau e cupuaçu.

Rochelly explica que “é a forma mais antiga de fazer sabonete. É bem inspirado nas saboarias da province. Lá geralmente são feitos os azeites de Castela, que são os azeites de Oliva com a lavanda do campo. A minha inspiração é essa, aquela saboaria do interior da frança, mais artesanal”.

Os hidratantes são feito de manteiga de karité, cacau e cupuaçu, com óleo essencial de rosa, de cravo ou de menta. Naturais, têm um toque aveludado e podem ser usados em todo o corpo, inclusive como máscara para o cabelo. O creme dental é feito com joá, xilitol e óleo essencial de menta.

Para os cuidados com o rosto, Rochelly oferece opções como máscaras faciais de argila verde, para quem tem problemas com acne e branca, para todo o tipo de pele. Para os homens, o balm para barba é feito com cera de carnaúba, óleo de karité e óleo essencial de menta, para fortalecer o fio, dar brilho, e hidrata a pele. Os lábios também tem uma versão vegana e natural de hidratante, com manteiga de cacau, cacau em pó e um pouquinho de cera de carnaúba para adicionar consistência e não derreter no sol de meio dia.

O creme dental é feito com joá, xilitol e óleo essencial de menta.
O creme dental é feito com joá, xilitol e óleo essencial de menta.
Balm para a barba hidrata a pele e fortalece os fios.
Balm para a barba hidrata a pele e fortalece os fios.
Cada forma faz 17 sabonetes e leva até 40 dias para ficar pronta.
Cada forma faz 17 sabonetes e leva até 40 dias para ficar pronta.
Sabonetes em barra de carvão de bambu, cravo, lavanda e Guaiaco.
Sabonetes em barra de carvão de bambu, cravo, lavanda e Guaiaco.

O shampoo em barra é na textura e na aparência muito parecido com os sabonetes, mas os ingredientes são voltados para fortalecer o fio, como o óleo de rícino, e banana. Rochelly garante que não há a necessidade de usar condicionador. Após a aplicação, caso o cabelo ainda esteja embaraçado, a recomendação é enxaguar os fios com vinagre de maçã para selar as cutículas.

O cuidado em não gerar resíduos também se estende às embalagens, feitas com papel de reflorestamento e vidros retornáveis, que oferecem desconto aos clientes que os devolverem na próxima compra. “Pretendo não trabalhar com plástico ou materiais que utilizam mais recursos naturais na reciclagem do que na fabricação. Nada que intoxique o planeta ou a pele”.

Na fabricação, o que sobra vai para a pia ou para a máquina de lavar. Rochelly garante que a produção não gera desperdício e os resíduos são naturais, nada tóxico.

Para acompanhar o trabalho de Rochelly, fazer encomendas ou tirar dúvidas sobre a linha de produtos naturais siga o intagram @savonneriealvina, clicando aqui.

Curta o Lado B no facebook e no instagram.

Nos siga no Google Notícias