ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Se "educar" com violência fosse solução, mundo estaria são e salvo

Jéssica Benitez | 02/06/2022 08:37
Ilustração de Joy Hwang Ruiz (@momisdrawing)
Ilustração de Joy Hwang Ruiz (@momisdrawing)

Volta e meia escrevo sobre isso, mas é que parece nunca ser suficiente. Por que cargas d'água insistem em colocar em xeque a maternidade atual? Tudo é considerado 'mimimi' ou 'mãe Nutella'.

Não há diálogo. Todas as atitudes que temos são comparadas à criação de 20, 30, 50 anos atrás e sempre em tom de desaprovação. A cara é de desdém quando você pacientemente tenta explicar que o choro do fim de tarde é a 'hora da bruxa' ou que o uso das telas podem atrapalhar o sono, assim como a falta de cochilo durante o dia não deixa a criança cansada para que durma a noite toda e sim tem efeito contrário. Riem, né?

Dizem que na época tal as crianças viam tevê, comiam açúcar, apanhavam e dormiam a noite toda sem chororô. Mas sabe o que é isso? O efeito do tempo. Se esqueceram como foi exaustiva a maternidade e agora julgam, dão palpite, falam pelos cotovelos a respeito de como você educa seus filhos. Fazem questão de justificar 'é por isso que essa geração tá perdida, não pode fazer nada'.

Tudo é falta de surra, é falta de limites, é falta de respeito (leia-se medo) com os mais velhos. Para quem crescer na geração em que agressão era sinônimo de criação, tudo é excesso de colo, é excesso de zelo, é excesso de amor. 'Cuidado porque se não aprende como a vida é dura em casa, vai aprender na rua'. Ameaças veladas (ou explícitas mesmo) de pessoas que criaram filhos que retratam o mundo caótico em que vivemos hoje.

Pessoas deprimidas, doentes, cheias de ódio e insegurança. Indivíduos que reforçam discursos agressivos, disfarçados de força. E assim caminha a humanidade... para trás! Eu não sou uma mãe perfeita. Perco a paciência, dou meus berros, tenho meus surtos, mas tenho total convicção de que nunca serei a pessoa agressiva que esperam que eu seja.

Meus filhos são e serão criados com amor, empatia e pés no chão, sem precisar, para isso, serem surrados. Parem e pensem, gente, se a forma de educação violenta (embora esse nome esteja completamente equivocado pois educação e violência não cabem no mesmo lugar) desse certo, o mundo seria o país das maravilhas, não é mesmo? Me desculpem o tom!  É que uma hora a gente cansa, mais do que já tá cansada.

(*) Jéssica Benitez é jornalista, mãe do Caetano e da Maria Cecília e aspirante a escritora no @eeunemqueriasermae.

Nos siga no Google Notícias