ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Sem medo de arriscar, Aline foi grávida para os EUA e vive experiências intensas

Da maternidade a poesia, Aline Calixto tem vivido momentos diferentes e fala sobre como nem sempre é preciso ficar esperando o "momento certo"

Thailla Torres | 06/01/2019 10:21
Aline e o noivo vivem novas descobertas morando na Flórida. (Foto: Arquivo Pessoal)
Aline e o noivo vivem novas descobertas morando na Flórida. (Foto: Arquivo Pessoal)

Aline Calixto é atriz e cantora conhecida em Campo Grande. Já brilhou nos palcos soltando a voz no blues e hoje encanta com as palavras, especialmente, nas redes sociais, compartilhando sentimentos em forma de poesias e textos com uma carga extra de sensibilidade. Mas em 2018 ela surpreendeu pela coragem e audácia de largar o Brasil, grávida, para viver nos Estados Unidos.

As fotos de Aline dão indícios de uma vida feliz, mas desafiadora ao lidar com um turbilhão de sentimentos tão distantes de casa, do colo da família e da zona de conforto. Os primeiros dias vivendo em um país novo foi difícil como para qualquer pessoa, mas cheios de surpresas, das quais ela também acredita que vale a pena compartilhar. "Surgem muitas dúvidas e angústias, saudade da família ou 'será que vão entender meu inglês?'", descreve.

Ela conta que o primeiro semestre de 2018 foi um momento propício para deixar fluir a vida artística e pessoal, por isso, houveram tantas mudanças. Teve poesia com o projeto Arte da Palavra, teatro com a peça "3,4 Graus na Escala Richter" e muita música com a banda  Little Suzie e o projeto MPB Blues. No segundo semestre, uma surpresa: a gravidez.

Ainda com Alícia na barriga. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ainda com Alícia na barriga. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pedalando pela Flórida. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pedalando pela Flórida. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em meio a tantos sentimentos, a espera da primeira filha, ela e o noivo decidiram mudar para os Estados Unidos. "Como meu noivo já morou aqui, decidimos nos mudar. Corri para resolver a documentação e mudamos de endereço. Alícia (filha) então nasceu aqui, porque achamos que era uma boa oportunidade para ela e também para que eu pudesse continuar meus estudos".

A gravidez foi uma imersão artística surpreendente para Aline, que em novo território, viu a sensibilidade tomar novos rumos. "Estudei canto, teatro e vivo uma fase de produção literária", conta.

A experiência é intensa, especialmente, com as palavras. "Escrevi, escrevi muito e este ano, quero lançar meu livro de poesias. Em tempos sombrios como esses, é muito doido colocar as coisas no mundo. Sobretudo palavras. Assim a escrita é um ato de carinho, uma morte, uma chance de ressignificar a realidade", descreve em tom poético.

Aline a filha Alícia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Aline a filha Alícia. (Foto: Arquivo Pessoal)

Aline também tem curtido as delícias e as dificuldades de ser mãe de primeira viagem. "Essa relação que você constrói com o bebê, olhando, tocando, descobrindo, é um processo em que os dois vão aprendendo", diz. E acrescenta sobre vivenciar a cultura e a música americana que era um sonho há anos. "Também estou reaprendendo inglês e, ano que vem, retomo minhas aulas e meus projetos. Aqui também toca jazz, blues e rock, em todos os lugares, lanchonetes, mercados, banheiros", conta.

Com formação em Letras e relação intensa com as palavras, a escrita na vida de Aline é sua licença poética e maneira de resistir, por isso, além de coragem, mudar para outro país rendeu mais do que ela imaginava.

Para matar a saudade do Brasil, na bagagem Aline levou fotografias da família, livro de poesia e um violão. A quem pensa em deixar o medo dominar e não dá lugar ao sonho de mudar a rotina, Aline fala sobre coragem. "A perfeição não existe, as vezes, a gente planeja e espera o momento certo, mas não existe".

Curta o Lado B no Facebook  e Instagram.

Nos siga no Google Notícias