ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Série de vídeos exalta jornada de mulheres negras da periferia

"Diário de Favela" é série com histórias de várias lideranças comunitárias de Corumbá

Bárbara Cavalcanti | 25/07/2021 14:12
Joselaine Araújo é a primeira personagem a aparecer na série "Diário de Favela". (Foto: Divulgação)
Joselaine Araújo é a primeira personagem a aparecer na série "Diário de Favela". (Foto: Divulgação)

Em Corumbá, a Central Única das Favelas (Cufa) lançou mais um projeto. Intitulado “Diário de Favela”, uma série de vídeos vai mostrar a jornada e a atuação de várias lideranças femininas que doam de seu tempo para ajudar as pessoas da comunidade.

O primeiro episódio já está disponível no canal do Youtube da Cufa. No episódio dessa semana, a protagonista é Joselayne Araújo, que atua em projetos sociais independentes para ajudar a população mais vulnerável.

A idealização dos vídeos é da educadora Amanda de Paula Santos, de 23 anos. A corumbaense começou a atuar com audiovisual em 2018 e conta que a ideia de registrar e exaltar essas lideranças partiu da ajuda delas em um outro projeto social desenvolvido pela Cufa.

“A Cufa tem várias ações e são essas lideranças que têm um papel fundamental. Elas doam de seu tempo para ir de casa em casa para ajudar as pessoas, o que gera uma confiança da parte da comunidade nelas. Com esses vídeos, a ideia é dar mais visibilidade a elas”, detalha.

Fernanda Vanucci é personagem de episódios futuros do "Diário de Favela". (Foto: Divulgação)
Fernanda Vanucci é personagem de episódios futuros do "Diário de Favela". (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com Amanda, ela mesma admira muito essas mulheres. “É um trabalho muito importante que elas fazem e dá pra ver a confiança que as pessoas têm nelas. Elas conhecem de perto as famílias. Então esse projeto é pra dar mais visibilidade a elas”, reforça.

25 de julho - Hoje é celebrado o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. Projetos como esse ressaltam a importância de dar voz a essas mulheres, que muitas vezes são invisibilizadas. É o que comenta a coordenadora de políticas de promoção da igualdade racial de Campo Grande, Rosa Anunciação Franco.

“A mulher negra vive uma realidade de sofrer mais violência doméstica e obstétrica, de ser aquela que recebe uma remuneração menor. Há estatísticas que mostram que uma mulher negra recebe em média entre 55% a 60% a menos que os homens no local de trabalho, enquanto uma branca recebe em média 30%. Toda mulher, por ser mulher, tem muitas dificuldades, mas é importante fazer esse recorte de gênero e racial para atender quem está nesse maior índice de desigualdade”, expressa.

Ainda de acordo com Rosa, dias como hoje são importantes para sempre levar o debate adiante.

“A gente precisa mudar esse patamar e também lembrar aquelas que vieram antes. É importante também lembrar do avanço, lembra que mulheres negras que vieram antes demonstraram essa força, coragem, garra e crescimento, que é o que a mulher negra representa”, reforça.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do Whatsapp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias