ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Sete dias na semana, ele vive de acertar os ponteiros na rua

Ângela Kempfer | 11/12/2012 07:48
Avelino em uma segunda-feira de trabalho. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Avelino em uma segunda-feira de trabalho. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

O nome dele é o mesmo de joalheria famosa na cidade: Avelino. Mas a vida é bem dura no ofício de acertar os ponteiros alheiros, de domingo a domingo, sem folga.

Na rua Spipe Calarge, a banca na rua movimentada tem uma faixa com o anúncio “Relojoeiro”. Só a cena já é digna de registro, pela diferença na paisagem. A função do senhor de 60 anos faz a história valer ainda mais em tempos de descarte fácil.

A banquinha de Avelino é bem pequena, também com alguns “serviços” extras, para os que têm uma “fezinha” no jogo.

Mas o trabalho mesmo é com os relógios. Pelo menos na manhã de segunda-feira, quando Avelino é incomodado pelo Lado B. A primeira imagem é do relojoeiro compenetrado, de olhos e mãos em um modelo novo que precisa de regulagem.

Pelo local, todas as prateleiras, pregos ou parafusos dispostos a receber algum objeto, exibem relógios de pulso, de parede e de mesa.

Há peças há cerca de 5 anos ali, abandonadas. A maioria é modelo antigo, de mais de 20 anos, “fora de moda”. “Ninguém dá muita importância porque hoje é muito mais fácil comprar outro”, explica Avelino.

Até no pulso dele o relógio é paraguaio, outra vantagem em relação ao conserto. “É muito barato quando vem do Paraguai”, lembra.

Tem dias que não aparece ninguém, mas em outros surgem 5, 6, até 8 pessoas querendo ajustar a pulseira, trocar a pilha...

Pelo serviço, Avelino cobra em média R$ 5,00 e assim vai vivendo longe dali, no Jardim Noroeste, onde vive com a esposa e os dois filhos.

Antes, ele viajava por aí comprando e vendendo semi-jóias. As viagens ficaram caras, passou a não compensar e por frequentar muitas relojoarias ele resolveu abrir o negócio. Montou a banca em um terreno baldio em 2007 e até agora não foi incomodado.

Todos os dias o relojoeiro chega às 8h e volta para casa às 17h, só nos domingos sai mais cedo, às 12h. A rotina não tem data para acabar, porque nem a aposentadoria em 5 anos deve deixar Avelino em casa. “Enquanto as mãos funcionarem, vou ter de trabalhar para viver”, explica.

Banca fica na Spipe Calarge.
Banca fica na Spipe Calarge.
Nos siga no Google Notícias