ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Nas férias, professor monta banca para vender "Tia Zuzu", boneca feita pela mãe

Fernando se vira para pagar as contas, estaciona o carro, coloca tapetes e quadros que a mãe produz em exposição, ao lado das As bonecas foram batizadas de bonecas "Tia Zuzu"

Wendy Tonhati | 09/02/2019 08:39
Artesanatos são expostos e em palete (Foto: Wendy Tonhati)
Artesanatos são expostos e em palete (Foto: Wendy Tonhati)

O período é de férias, mas o professor de Geografia Fernando dos Santos Chaves, 34 anos, não pensa em descansar. Há cerca de uma semana, ele estaciona o carro no começo da Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho, onde tradicionalmente há comerciantes de alimentos, e vende bonecas de pano e quadros pintados pela mãe, Zulmira Santos, 56 anos.

Fernando diz que é multiuso para trabalhar. Além de formado em Geografia, ele está fazendo faculdade de artes como segunda graduação. Só que sendo professor convocado da rede pública, quando chegam as férias, ele não recebe e precisa complementar a renda buscando outros caminhos.  “Eu sou professor, mas mexo com aluguel de quartos, porque transformei a minha casa em uma república. Eu busco os meios de pagar as contas”.

Professor vende artesanatos durante as férias (Foto: Wendy Tonhati)
Professor vende artesanatos durante as férias (Foto: Wendy Tonhati)
Bonecas também são compradas como objeto de decoração (Foto: Wendy Tonhati)
Bonecas também são compradas como objeto de decoração (Foto: Wendy Tonhati)

Zulmira já produzia artesanato e faz em média de duas bonecas por dia, segundo o filho. “Aproveitei o talento dela e falei: Mãezinha, vamos tentar fazer? É bom que ela tira uma renda, porque está parada. Eu vou comprando material e incentivando-a fazer”, conta Fernando. As bonecas custam entre R$ 35 e R$ 40.

A sociedade entre mãe e filho está dando certo e, além das bonecas, Fernando também vende quadros pintados por dna Zulmira e já começou a levar tapetes feitos com linha de malha, produzidos por uma amiga.

Nas férias, professor monta banca para vender "Tia Zuzu", boneca feita pela mãe

Apesar de pouco tempo na avenida, ele diz que atrai a atenção de quem passa pelo local. “Eu vendia em redes sociais e para colegas de trabalho. As pessoas param, perguntam o valor, pegam a boneca para ver. Mas boneca de pano por aqui é novidade. Tem pessoas que param e falam: você homem, vendendo boneca de pano?”, conta Fernando.

Segundo ele, apesar do estranhamento, as bonecas são compradas por pessoas “mais antigas”, mulheres e por homens com saudades da infância para presentear as crianças e também como objeto de decoração.

As bonecas e artesanatos foram feitas por Zulmira e vendidas pelo filho Fernando podem ser encomendadas pelo (67) 99175-3676 ou pelo Instagram.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram

Nos siga no Google Notícias