ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Consumo

No País que mais se consome perfumes, você sabe como escolher o seu?

Paula Maciulevicius | 25/09/2013 06:59
Você sabe como escolher um perfume? E os mitos por trás deles? Afinal, tem produto que vai durar a noite toda?
Você sabe como escolher um perfume? E os mitos por trás deles? Afinal, tem produto que vai durar a noite toda?

À frente dos Estados Unidos, Alemanha e até do berço da perfumaria, França, o Brasil é o país onde os consumidores mais gastam em itens de perfumaria. Aqui, quem entende do assunto garante que os cheiros e frescores estão vinculados diretamente ao cuidado pessoal, a sensação de limpeza após o banho.

No histórico de perfumes, foi na década de 70 que a o ramo começou a caminhar para uma linha mais fina. Chegando a 2012, o mundo produziu 1,3 mil novos produtos só no ano passado.

Dentro dessa gama toda, no ranking dos mais vendidos, estão os clássicos, os que marcaram época e nem assim caem de moda. J’adore, criado em 1999 e Chanel n° 5, de 1921, são as grifes que batem o recorde de vendas até hoje. Fragrâncias de décadas que ainda mantém um público fiel.

Mas dentro de todo esse contexto, você sabe como escolher um perfume? E os mitos por trás deles? Afinal, tem produto que vai durar a noite toda?

O perfumier da Natura, Ari Dias, em visita a Campo Grande, explica as três fases que a gente nem percebe, mas que compõe o cheiro dos vidros.

“Existem as gotas de saída, corpo e fundo. A saída é aquela que fica na pele por volta de 30 minutos, de corpo até 4h e de fundo, são as últimas horas”, detalha.

Perfumier da Natura, Ari Dias, explica as três fases que a gente nem percebe, mas que compõe o cheiro que vem dos perfumes.
Perfumier da Natura, Ari Dias, explica as três fases que a gente nem percebe, mas que compõe o cheiro que vem dos perfumes.

Na prática, o certo seria esperar até 12h para escolher um perfume. Se o tempo não permite toda essa demora, para sentir os ciclos do aroma, meia hora já resolve o caso. “Em 30 minutos você consegue ter uma ideia se te agrada ou não”, reforça.

O mesmo perfume pode e vai mudar de cheiro de pessoa para pessoa. Isso porque a matéria-prima usada na fragrância vai modificando quimicamente e em contato com a nossa pele, também sofre interferência.

“O que você come, o ritmo de vida, tudo isso vai interferir. Uma pele oleosa, por exemplo, segura muito mais o perfume, porque ele não é estático, o cheiro está vivo”, explica Ari.

O lugar mais apropriado, tanto para provar quanto para uso diário são pontos que concentram a corrente sanguínea. Como pulso, região atrás da orelha, dobra dos braços e joelhos.

“Para as mulheres também vale passar entre os seios e nos homens, no tórax. É onde fixa mais, nos lugares mais quentes”, ensina o perfumier.

Entre o que usar no dia e na noite, existem sim variações. O perfume pode acompanhar uma mulher até a praia, desde que seja mais fresco, de frutas, por exemplo.

O tempo de duração do cheiro vai de acordo com a classificação, água de banho por exemplo, dura em média 4 ou 5h. “Quanto menor a concentração, menor o tempo”, diz Ari. Os splashes e desodorantes colônias seguem a mesma linha. Já os produtos de maior concentração de fragrância, como ‘eau de perfum’, pode passar até 12h fixa na pele.

Em casa, Ari ensina que o segredo para manter o cheiro também está no armazenamento. O perfume não tem validade, desde que acondicionado em um armário e de preferência dentro da caixa original.

Guardar no banheiro, por exemplo, expõe o produto a alterações de temperatura, iluminação e umidade, ou seja, é melhor evitar.

Nos siga no Google Notícias