ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Alzira E, Brô MC's, Marina Peralta e Hermanos Irmãos se unem em show

Quatro artistas de MS formam o ‘Fronteira Guarani’, que fará mega show com entrada gratuita no dia 16 de junho

Por Thailla Torres | 11/06/2024 08:17
O Fronteira Guarani  é um concerto de artistas de Mato Grosso do Sul: Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos
O Fronteira Guarani  é um concerto de artistas de Mato Grosso do Sul: Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos

Quem é fã de Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos tem motivo de sobra para sair de casa no próximo domingo (16). Os quarto artistas sul-mato-grossenses, que agora também formam o “Fronteira Guarani”, farão show com entrada gratuita na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.

O Fronteira Guarani  é um concerto de artistas de Mato Grosso do Sul. Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos mesclam polca com rock e guarânia com reggae, fazem rap em guarani e refletem o caldeirão de influências culturais da fronteira sul-mato-grossense vindas dos vizinhos Paraguai e Bolívia.

O repertório traz composições com letras focadas na tradução do jeito de ser do sul-mato-grossense fronteiriço, no alerta para a natureza ameaçada do Pantanal e Cerrado e na denúncia de violência contra mulheres, indígenas e afrodescendentes.

O espetáculo já foi apresentado no teatro da Caixa Cultural, em Curitiba, e encantou o público. Agora é a vez de Campo Grande se surprender, mais uma vez, com a música fronteiriça sul-mato-grossense

Alzira E é uma das pioneiras e a desenvolve desde os anos 1970. Suas canções já foram gravadas por nomes importantes da Música Popular Brasileira e, nos últimos anos, Alzira vem se consolidando como uma das compositoras de maior prestígio do País. Sua obra se torna referência para vários artistas, como o próprio Hermanos Irmãos. Formado por Jerry Espíndola, Márcio De Camillo e Rodrigo Teixeira, o trio tem um trabalho voltado para a releitura de clássicos da música regional de MS e suas composições exploram o universo do ritmo ternário comum em toda a fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Marina Peralta e Brô MCs representam uma nova maneira de traduzir a “fronteira guarani”, trazendo para o universo musical sul-mato-grossense a batida do rap e a cadência do reggae. “Só Agradece” se tornou um hit na rede mundial e abriu caminho para Marina Peralta transformar-se em uma das artistas em grande ascensão da música brasileira, com milhões de acessos nas plataformas digitais.

Já o Brô MCs é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. A sua formação conta com Bruno Veron, Clemersom Batista, Charlie Peixoto e Kelvin Mbaretê, além do DJ Jhon. Suas letras, cantadas em português e guarani, retratam a realidade indígena da fronteira brasileira, especialmente, dos guarani kaiowá das comunidades Jaguapiru e Bororó, onde vivem os integrantes do grupo, em Dourados (MS). Em 2022, o Brô MCs fez uma participação no videoclipe “Demarcação” de Marina Peralta e conquistou outros parceiros importantes como o DJ Alok e o rapper Xamã.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias