ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Comunidades serão tomadas pela dança urbana neste sábado

Projeto Circula Dançurbana levará espetáculos gratuitos à população

Thailla Torres | 13/08/2022 08:15
Projeto Daçurbana com crianças na sede da Cufa (Central Única das Favelas). (Foto: Reginaldo Borges)
Projeto Daçurbana com crianças na sede da Cufa (Central Única das Favelas). (Foto: Reginaldo Borges)

O projeto que já encantou adultos e crianças em diversas regiões do Estado terá a partir de hoje apresentações especiais em comunidades de Campo Grande. O Circula Dançurbana, da companhia Dançurbana, vai realizat ações e apresentações para moradores da Comunidade São Conrado, Aldeia Água Bonita e Favela Só Por Deus.

Neste sábado, 13 de agosto, a companhia realiza uma ação e apresentação do espetáculo "K-ZUU", às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Comunidade São Conrado (sede da Cufa).

Já no dia 20 de agosto, às 9 horas, terá ação e apresentação do espetáculo "R.U.I.A", na Aldeia Água Bonita.

O projeto percorreu 10 cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos meses e tem levado ações de formação e espetáculos infantis para comunidades carentes da Capital.

Segundo o diretor Marcos Mattos, o "Circula Dançurbana" é a continuidade do trabalho que a companhia vem desenvolvendo em seus 20 anos de atuação, que é um diálogo constante e permanente com a comunidade em que o grupo está inserido.

Há muitos anos a companhia desenvolve trabalhos com as escolas públicas e a comunidade e, fomenta a formação de arte-educadores e professores. “Além disso, nosso objetivo é promover a fruição de espetáculos de dança, criados especialmente para as infâncias, e com isso sensibilizar e conscientizar os tutores e a sociedade em geral sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo das crianças”, realça o diretor.

 Sobre os espetáculos - "K-ZUU" e "R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória", são fruto da experiência da Dançurbana com a comunidade escolar. Para as criações destes trabalhos o grupo propôs a transversalidade de linguagens: poesia, brincadeiras, teatro, música, palhaçaria, contação de história e dança. Para tanto, o diretor e os intérpretes-criadores participaram de diversas oficinas e workshops.

 Em paralelo, a companhia fez uma ampla pesquisa bibliográfica, se aprofundou nos estudos e pôde descobrir mais sobre a infância por meio de uma linha de pensamento proposta por Rudolf Steiner, a Antroposofia, que discorre sobre a subdivisão da infância e da vida adulta em diferentes setênios (ciclos). "K-ZUU" é voltado para crianças do primeiro setênio (0 a 7 anos) e "R.U.I.A", do segundo setênio (7 a 14 anos).

Próximo mês - Já em setembro, no dia 03, será realizada uma ação/apresentação do espetáculo "K-ZUU", às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus.

No dia 10, às 14 horas, uma ação/apresentação do espetáculo "R.U.I.A" na Comunidade São Conrado (sede da Cufa). Nos dias 15 e 16 o projeto apresenta "K-ZUU" na Casa de Ensaio. No dia 15, a encenação será às 9 horas e, no dia 16, às 16 horas, com audiodescrição. Por fim, em 24 de setembro, a Cia Dançurbana realiza uma ação/apresentação do "R.U.I.A", às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus.

Nos siga no Google Notícias