ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Corumbaense, Heraldo cria festa para ninguém deixar de ser folião durante o ano

Empresário não abre mão de fazer uma festa que lembre o Carnaval de janeiro a janeiro.

Thailla Torres | 16/01/2020 08:16
Festa ocorre no bairro Amambaí, aos sábados. (Foto: Izaqueu Borges)
Festa ocorre no bairro Amambaí, aos sábados. (Foto: Izaqueu Borges)

A trajetória de Heraldo Padilha é marcada pela vida profissional no mercado financeiro e pelo Carnaval. Aos 63 anos e dono de restaurante popular no Centro, ele resolveu que apesar da folia ir embora em fevereiro, o ano não deve continuar sem a essência carnavalesca. Por isso, ele é conhecido por criar festas para o povo corumbaense que vive em Campo Grande não deixar de ser folião o ano inteiro.

É claro que até campo-grandense sai ganhando nessa, afinal, as festas de Heraldo trazem o samba que muitas vezes faz falta da programação musical da cidade, onde sobra balada com sertanejo na playlist.

Nada contra a música sertaneja e as modas antigas que também são ótimas para uma dança a dois, mas quem gosta de samba sabe que o ritmo faz falta, pelo menos é o que corumbaense não abre mão, diz Heraldo. “O samba e o futebol estão na essência do corumbaense. E nós temos um pedaço de Corumbá na Capital com a presença de mais de 50 mil corumbaenses, por isso, uma diversão que homenageia nosso povo é muito bem-vinda”, explica.

Silvana Valu, do Cordão Valu e Heraldo Padilha, dono do Esquenta Corumbaense. (Foto: Izaqueu Borges)
Silvana Valu, do Cordão Valu e Heraldo Padilha, dono do Esquenta Corumbaense. (Foto: Izaqueu Borges)
Jéssica é passista oficial do Esquenta Corumbaense. (Foto: Izaqueu Borges)
Jéssica é passista oficial do Esquenta Corumbaense. (Foto: Izaqueu Borges)

Desde o primeiro sábado do ano, Heraldo abre as portas de um salão de eventos no bairro Amambaí para o Esquenta Corumbaense, festa patenteada por ele que nasceu para trazer o melhor de Corumbá para cá. “A festa surgiu em 2019 no Quintal do Samba e eu quero que ela faça parte do calendário festivo campo-grandense”.

A festa tem samba do começo ao fim, cerveja gelada, saltenha, cachorro-quente e passista oficial, que não é corumbaense, mas foi convidada a sambar e a encantar o público pelo talento e amor a capital portuária. “Eu sempre amei o samba e sempre tive muito carinho por Corumbá”, descreve a passista Jéssica Silva, de 23 anos.

Integrante do bloco mais antigo e tradicional de Corumbá, Flor de Abacate, o fiscal ambiental de 70 anos que só gosta de ser chamado de “Arruda”, diz que o Esquenta Corumbaense é o um jeitinho de se sentir na terra natal. “O corumbaense ama festas e quando o Heraldo criou isso aqui foi uma realização para mim. Eu gosto muito e estou sempre rodeado de amigos”.

Pela festa há quem defenda que corumbaense é mais que samba. “É um povo receptivo, amigo, que chama para tomar um café quando você bate palma na porta da casa dele”, diz o professor João Bosco, de 65 anos.

João e Harildo são corumbaenses que não perdem a festa. (Foto: Marcos Maluf)
João e Harildo são corumbaenses que não perdem a festa. (Foto: Marcos Maluf)
Arruda é outro corumbaense admirador da festa. (Foto: Marcos Maluf)
Arruda é outro corumbaense admirador da festa. (Foto: Marcos Maluf)

O bancário Harildo Correa, de 53 anos, vai além. “O campo-grandense é mais fechado, tem muita semelhança com o paulista. Já o corumbaense é aberto. Acho que ter uma festa como essa aqui na Capital é fundamental”, afirma.

Chamado de dono da festa por alguns, Heraldo é simples. Abraça, beija e dança sem receio alguns com os convidados. Neste ano, a festa ganhou parceria extra do Cordão Valu que também realiza os pré-carnavais no mesmo espaço. “Foi uma parceria muito bem-vinda e que trouxe muita valorização a nossa festa corumbaense, afinal, o Cordão Valu tem 14 de história, experiência e confiança do povo campo-grandense e nós ficamos muito feliz em curtir o Carnaval de mãos dadas com o bloco”, afirma Heraldo.

Quem quiser curtir o Esquenta Corumbaense, a festa ocorre aos sábados no espaço Ramadas, que fica na Rua Tonico de Carvalho, 158, Amambaí. A entrada é R$ 10,00 até às 19h, depois o valor sobe para R$ 20,00.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Nos siga no Google Notícias