ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Na estreia da aposentadoria, Amaury viajou 424 km a pé para agradecer a vida

Ele fez o Caminho da Fé, trajeto brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela

Thailla Torres | 07/12/2018 08:10
Amaury percorreu 424 quilômetros a pé em 14 dias. (Foto: Arquivo Pessoal)
Amaury percorreu 424 quilômetros a pé em 14 dias. (Foto: Arquivo Pessoal)

Emoção nunca faltou à vida do policial civil Amaury José Pontes, de 53 anos. Mas ao se aposentador há dois meses, ele quis estrear a nova etapa de um jeito bem diferente, caminhando 424 quilômetros por estradas isoladas, na companhia de uma mochila pesada e a natureza.

Enquanto muita gente prepararia as malas e compraria uma passagem para um lugar tranquilo, ele enfrentou dores, exaustão e muito cansaço ao longo do trajeto. Mas cada passo, segundo o policial, valeu a pena para descobrir que os problemas são muito menores do que se imagina. “A gente descobre que é capaz de vencer desafios e principalmente entender o que é desapego”, diz.

Amigos encontrados durante a rota. (Foto: Arquivo Pessoal)
Amigos encontrados durante a rota. (Foto: Arquivo Pessoal)

Amaury planejou a viagem há poucos meses, após ouvir a experiência de um amigo que fez o “Caminho da Fé”, trajeto brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

A rota atravessa a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, todos bem sinalizados, para que turistas e fiéis façam o trajeto com segurança.

O policial saiu de Tambaú, interior de São Paulo e seguiu caminhada até Aparecida. No total foram 14 dias de caminhada.

No início do trajeto, Amaury pensava que o maior desafio seria os 424 quilômetros. Mas no caminho começou a sentir o peso da mochila de 6 quilos, as subidas e descidas que exigem muito do viajante.

“O maior desafio é o calor desgastante que você sente no corpo. Para quem pensa que só a subida e os pontos íngremes são difíceis, descobri que a descida também é muito difícil. Peguei quatro dias de chuva e descer as ladeiras exigem equilíbrio”, lembra.

Na mochila, roupas leves, produtos de higiene, água, frutas e medicações para curativos que são necessários pelo caminho. “Mesmo que você esteja com tênis confortável, a caminhada deixa bolhas nos pés, é preciso cuidar para conseguir dar continuidade ao trajeto”, diz.

Cada parada foi inesquecível para o policial. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cada parada foi inesquecível para o policial. (Foto: Arquivo Pessoal)

O contato com pessoas diferentes pelo caminho e o acolhimento de moradores das cidades pequenas por onde passou foi o que deixou o policial mais emocionado. “As pessoas ensinam muito pelo caminho. Muitas conversavam comigo, ofereciam água, prestavam total solidariedade. O caminho mostra como existem pessoas boas no mundo”, diz.

Além da realização pessoal e uma estreia inesquecível na aposentadoria, Amaury diz que o trajeto foi um momento para pensar na vida e agradecer os anos de trabalho como policial. “Meu primeiro emprego foi aos 11 anos de idade e nunca deixei de trabalho. Quando ingressei na carreira de policial, nunca imaginei quanto tempo ficaria, mas consegui alcançar muitos anos de carreira. Isso é muito emocionante, sou muito grato à profissão”, diz o policial.

Para chegar até o fim, Amaury ensina que é preciso fé, amor e esperança, principalmente, pelo próximo. “É importante agradecer a Deus por tudo e refletir sobre solidariedade. Além de respeitar a natureza que é o nosso maior presente durante a caminhada. São paisagens incríveis e inesquecíveis pelo caminho”.

Curta o Lado B no Facebook  e  Instagram.

Na estrada com a natureza de companhia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na estrada com a natureza de companhia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Chegada à Aparecida. (Foto: Arquivo Pessoal)
Chegada à Aparecida. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias