Parada celebra 20 anos de luta que leva as cores da diversidade às ruas
Concentração será a partir das 12h, na Praça do Rádio Clube, com saída de trio elétrico às 15h30

A comunidade LGBTQIAPN+ de Campo Grande celebra neste sábado (22) duas décadas de resistência da comunidade, que leva as cores da bandeira da diversidade para as ruas da Capital. A 20ª edição da Parada da Diversidade terá concentração na Praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande, a partir das 12h, e espera receber cerca de 30 mil pessoas.
Nos 20 anos de resistência, a responsável por realizar o evento na Capital, a coordenadora de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+ Cris Stefanny, relembra a realização da primeira parada, em 2002, que reuniu cerca de 300 pessoas. “Lembro que a gente passava em frente às lojas e as pessoas fechavam as portas. E aí você passa hoje, 20 anos depois, e vê lojas com vitrine decorada, as pessoas jogam confete de cima dos prédios, sendo que antigamente jogavam ovo”.
- Leia Também
- Fim de semana tem Paralamas do Sucesso e Parada da Diversidade
- Parada da diversidade terá show de Linn da Quebrada e Narcaso
Apesar dos notáveis avanços descritos por Cris, ela relembra que ainda há um longo caminho a percorrer para conquistar respeito e visibilidade da sociedade, em um país que praticamente lidera o ranking dos países em que mais se comete crime contra a comunidade LGBTQIAPN+, principalmente contra a população trans.
A parada, tem seu momento festivo, mas ela também tem um cunho social e político. Infelizmente, a gente precisa estar sempre fazendo reivindicações. Não se trata de querer impor nada a ninguém, se trata de querer que os nossos direitos sejam respeitados”, declara Cris Stefanny.
A Parada é organizada pela ATMMS (Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul), com apoio do Ponto Bar e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SDHU (Subsecretaria de Direitos Humanos), e pelo Governo do Estado através da Setescc (Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Cidadania) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+.
Programação - A partir das 11h, até às 23h, o quadrilátero das Rua Barão do Rio Branco, entre a Padre João Crippa e a Pedro Celestino, será bloqueado para a realização do evento. A saída do Trio Elétrico está prevista para as 15h30, pela Rua Barão do Rio Branco, e vai passar pelas ruas Padre João Crippa, Dom Aquino e Avenida Calógeras, e retorna para a praça pela Barão. O percurso do Trio Elétrico será auxiliado pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito).
Atrações - O Show da Diversidade está previsto para acontecer a partir das 18h, com apresentação da cantora três-lagoense Narcaso, Crew Drag CG, Hands Up MS, Lady Afro e Gaga Funkeira. O encerramento fica por conta da apresentação da atração nacional, Linn da Quebrada.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)
Receba a notícia no momento da publicação. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.