ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Por onde anda a dona da canção que lançou Luan Santana como Gurizinho?

Paula Maciulevicius | 08/12/2014 06:34
 Nascida em Aquidauana, foi ela quem fez e emprestou o sucesso "Falando Sério". (Foto: Arquivo Pessoal)
Nascida em Aquidauana, foi ela quem fez e emprestou o sucesso "Falando Sério". (Foto: Arquivo Pessoal)

Compositora, cantora e primeira empresária de Luan Santana, Elizandra Santos hoje vive em Brasília. Nascida em Aquidauana, foi ela quem fez e emprestou o sucesso "Falando Sério" ao então "Gurizinho de Jaraguari". O que aqui virou 'hit', depois de uma gravação de fundo de quintal, tornou o menino conhecido em todo o Estado e já ganhou até versão internacional.

Por telefone, Elizandra conversou com o Lado B para falar da própria carreira, da contribuição ao sertanejo e de como é ser responsável pelo pontapé inicial da carreira de Luan, hoje um dos maiores nomes da música do País.

Aos 39 anos, Elizandra explica que sempre foi cantora, nasceu em um berço musical. O pai, conhecido artisticamente como Baronito, gravou mais de 12 LP's. "Eu comecei a compor quando tinha 14 anos, a minha primeira música chamava lençóis e foi gravada pelo Edson, do grupo Zíngaro", lembra. Feita na década de 90, só no início dos anos 2000 a gravação aconteceu.

Há seis anos, Elizandra tem contrato exclusivo com a Editora Pantanal. (Foto: Arquivo Pessoal)
Há seis anos, Elizandra tem contrato exclusivo com a Editora Pantanal. (Foto: Arquivo Pessoal)

De sucessos dela gravados, Elizandra já contabiliza mais de 300 obras pelo sertanejo. A inspiração, explica, vem do romantismo e de Deus mesmo. "Eu não tenho técnica nenhuma para escrever não. É sentimento mesmo", garante. Suas primeiras composições viraram cinco faixas do CD de Marco Aurélio e Paulo Sérgio, em 2005, dupla que contribui para o surgimento do sertanejo universitário.

Sobre o sucesso como compositora, Elizandra diz que nunca almejou nada assim e que sempre cantou por gostar de música. "Nunca pensei em ser uma grande compositora, eu gosto de escrever e para mim, o maior prazer é ouvir meus amigos cantando ou ouvir no rádio e ver a transformação de uma música minha", exemplifica.

"Falando Sério" - O grande sucesso da carreira, não dá para negar, foi a canção gravada por Luan Santana e posteriormente, por João Bosco e Vinícius. "Ela tem mais de 15 regravações, por último regravada pelo John Kip", conta. O brasileiro, que sempre cantou em inglês, transformou "Falando Sério" na canção "Silly Games". "Ele fez e está fazendo o maior sucesso", reproduz Elizandra.

A música, segundo a compositora, foi escrita na rua, enquanto Elizandra estava no carro, no trânsito. Na mesma época, ela conheceu Luan Santana ainda pequenino, mas de cara diz que reconheceu o talento do gurizinho. "Ele cantava muito bem. Tinha o Cacá, um amigo nosso em comum, que falou que ele tinha um menino que se cantasse as minhas músicas, ia ficar lindo demais. Ele me levou até a casa do Luan, a gente se conheceu e foi amor à primeira vista", recorda. O cantor tinha 14 anos na época.

Assim como ela diz ter amado o menino, o sentimento dele correspondeu ao da compositora. "Ele amou minhas músicas como eu amei ele como artista e aí nasceu a parceria. Eu passei a música para ele e mais três para a gravação que a gente tinha combinado", conta.

O lançamento mais recente da compositora foi a música "Sempre Assim", gravada por Jads e Jadson. (Foto: Arquivo Pessoal)
O lançamento mais recente da compositora foi a música "Sempre Assim", gravada por Jads e Jadson. (Foto: Arquivo Pessoal)

A gravação foi bem simples, de fundo de quintal mesmo com Elizandra, um outro amigo no violão e Luan, em 2007. "Era só um ensaio e a gente gravou. Um outro amigo jogou na internet e foi o maior sucesso", diz. A ideia de lançar o que Luan tinha achado um fracasso de gravação, acabou compartilhada por milhares na internet e na época, quem não se lembra do "Gurizinho de Jaraguari". Entre a meninada, o hit estava nos Ipod's e MP'3 da vida.  

"Nós gravamos a música o Luan tinha entre 13 e 14 anos, foi um "MDzinho" de fundo de quintal. Na época, o pai dele não quis documentar nada e a gente não fez nenhum trabalho. Passados dois anos, o Luan foi com a mãe dele no escritório, pedindo para que eu iniciasse a carreira dele", descreve.

Luan x João Bosco e Vinícius - Elizandra conta que neste meio tempo, dos dois anos entre a gravação e a aparição de Luan no escritório, a dupla João Bosco e Vinícius também gravou a canção. "Foi com o João Bosco e Vinícius que ela estourou pelo País, a gente fechou um acordo para incluir ela no CD, foi até um encaixe que a gente fez e assim que acertamos, em seguida o Luan apareceu. Mesmo assim, eu fiz de tudo para que ele também pudesse cantar", lembra.

Há seis anos, Elizandra tem contrato exclusivo com a Editora Pantanal, de Teófilo Teló. Na época, sustenta que pediu liberação e Falando Sério para que Luan pudesse gravar e conseguiu. "Na realidade é a música para a história dele. A gente pisou no palco pela primeira vez com ela".

Ao Lado B, Elizandra diz que não tem como estimar na voz de quem veio o sucesso. Primeiro ela pontua que a gravação de Luan foi uma "gravaçãozinha de fundo de quintal" e que quem apostou na música "a nível Brasil, foi João Bosco e Vinícius", classifica. "Eu não tenho como estimar para você. Aí do Estado, todo mundo lembra do Luan, outros do João Bosco e Vinícius", completa.

Elizandra diz que nunca almejou nada assim e que sempre cantou por gostar de música. (Foto: Arquivo Pessoal)
Elizandra diz que nunca almejou nada assim e que sempre cantou por gostar de música. (Foto: Arquivo Pessoal)

Empresária de Luan - Elizandra foi mais do que empresária. "Produtora, professora de artes cênicas, back vocal, fiz papel de jornalista, de tudo, para que ele conseguisse falar bem. Era o início de tudo", conta. Os primeiros anos de carreira do Gurizinho tiveram todo respaldo e trabalho dela, inclusive, o primeiro show, marcado para Bela Vista.

Hoje, sem mágoa alguma, ela fala que o artista precisava de pessoas que pudessem investir para chegar onde ele está. "Tudo aconteceu de maneira certinha, foi tudo tranquilo", assegura.

A música "Falando Sério" está liberada, não só para Luan, mas para quem quiser regravar, basta entrar em contato com a compositora. "Teve muita gente gravando ela, tem em forró, pancadão, aqueles som de carro, sabe? Em rock também. Só no Estado foram umas quatro ou cinco duplas que fizeram", relata Elizandra.

O lançamento mais recente da compositora foi a música "Sempre Assim", gravada por Jads e Jadson com a participação de Fred e Gustavo. "Mas tem muita coisa saindo do Goiás também", afirma.

Nos siga no Google Notícias