ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Quermesse de São João comemora 40 anos de fé que começou na casa de Dona Vita

Na semana de São João, evento terá missas, comidas típicas e o tradicional churrasco da comunidade

Thailla Torres | 24/06/2017 07:10
Comunidade comemora 40 anos com quermesse tradicional no Coophasul. (Foto: André Bittar)
Comunidade comemora 40 anos com quermesse tradicional no Coophasul. (Foto: André Bittar)

A falta de estrutura nunca impediu fiéis da comunidade São João Batista, no bairro Coophasul, de manter as tradições. Hoje, no Dia de São João, a história para contar é longa. Já são 40 anos de missas. Por isso, na sexta-feira uma grande comemoração começou e vai até domingo, com o tradicional churrasco, além de shows regionais, quitutes, atrações infantis, brincadeiras e quadrilhas.

Silvia e o marido são o Casal Festeiro de 2017. (Foto: André Bittar)
Silvia e o marido são o Casal Festeiro de 2017. (Foto: André Bittar)

A fé surgiu de maneira simples. Em 1977, ocupava um espaço do Centro Comunitário do Coophasul. Mas com o passar dos anos, a missa foi empolgando e atraindo fiéis, o que fez a comunidade mudar para lugar maior.

"Ainda não havia local para capela, então nos reuníamos na casa da Dona Vita, uma moradora antiga do bairro que já faleceu", descreve a musicista Amélia Hakne Romano, de 72 anos, que frequenta a paróquia desde a 1ª missa na comunidade.

"Paramos de celebrar no Centro Comunitário porque o pessoal que organizava as discotecas ficavam sempre esperando para arrumar o salão. Então, dividimos a vila em quatro comunidades com nomes de Marcos, Mateus, Lucas e João, onde as reuniões aconteciam na casa dessas pessoas que ficaram responsáveis", recorda. 

Além da celebração, a comunidade se reunia para falar das dificuldades do bairro. "Era um momento especial de união porque a gente aliava fé com bem estar dos moradores. Até que um dia conseguimos um terreno". 

Foi o Frei Jorge Elciri que conquistou a área para construir a primeira capela de São João Batista. Com festas e arrecadações, ao longo dos anos, a igreja foi crescendo. Até 2006 quem administrava a comunidade eram os franciscanos. Depois, passou a ser conduzida pelos padres diocesanos, quando a igreja se tornou paróquia do bairro.

Paróquia comemora 40 anos. (Foto: André Bittar)
Paróquia comemora 40 anos. (Foto: André Bittar)
Festa começou ontem e vai até domingo. (Foto: André Bittar)
Festa começou ontem e vai até domingo. (Foto: André Bittar)

A festa mais tradicional ocorre sempre na semana de São João. Todo ano, um casal festeiro é selecionado para cuidar dos detalhes da quermesse e garantir animação nos três dias de festa.

Animada, a empresária Silvia Pestille, de 49 anos, conta que foi escolhida pela primeira vez como festeira, após 3 anos na comunidade. "É muito especial, porque a gente ama festa. É maravilhoso ver o encontro e a união das pessoas da nossa comunidade". 

Ela diz que a paróquia é especial para a família desde que participou de um encontro de casais. "Minha filha conheceu o namorado aqui e agora pretende se casar. Então, preparar uma festa é muito mais do que divertido, é um agradecimento à paróquia". 

A festa segue neste sábado a partir das 19h, logo depois da missa, com entrada gratuita. O encerramento será no domingo (25), no almoço, com show da dupla sul-mato-grossense Patrícia e Adriana. O ingresso individual para o churrasco custa R$ 25,00 e não é preciso levar pratos e talheres.

A paróquia fica na Rua Francisco Sabino, 58, Coophasul.

Curta o Lado B no Facebook.

 

Nos siga no Google Notícias