A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018

24/06/2017 07:10

Quermesse de São João comemora 40 anos de fé que começou na casa de Dona Vita

Na semana de São João, evento terá missas, comidas típicas e o tradicional churrasco da comunidade

Thailla Torres
Comunidade comemora 40 anos com quermesse tradicional no Coophasul. (Foto: André Bittar)Comunidade comemora 40 anos com quermesse tradicional no Coophasul. (Foto: André Bittar)

A falta de estrutura nunca impediu fiéis da comunidade São João Batista, no bairro Coophasul, de manter as tradições. Hoje, no Dia de São João, a história para contar é longa. Já são 40 anos de missas. Por isso, na sexta-feira uma grande comemoração começou e vai até domingo, com o tradicional churrasco, além de shows regionais, quitutes, atrações infantis, brincadeiras e quadrilhas.

 

Silvia e o marido são o Casal Festeiro de 2017. (Foto: André Bittar)Silvia e o marido são o Casal Festeiro de 2017. (Foto: André Bittar)

A fé surgiu de maneira simples. Em 1977, ocupava um espaço do Centro Comunitário do Coophasul. Mas com o passar dos anos, a missa foi empolgando e atraindo fiéis, o que fez a comunidade mudar para lugar maior.

"Ainda não havia local para capela, então nos reuníamos na casa da Dona Vita, uma moradora antiga do bairro que já faleceu", descreve a musicista Amélia Hakne Romano, de 72 anos, que frequenta a paróquia desde a 1ª missa na comunidade.

"Paramos de celebrar no Centro Comunitário porque o pessoal que organizava as discotecas ficavam sempre esperando para arrumar o salão. Então, dividimos a vila em quatro comunidades com nomes de Marcos, Mateus, Lucas e João, onde as reuniões aconteciam na casa dessas pessoas que ficaram responsáveis", recorda. 

Além da celebração, a comunidade se reunia para falar das dificuldades do bairro. "Era um momento especial de união porque a gente aliava fé com bem estar dos moradores. Até que um dia conseguimos um terreno". 

Foi o Frei Jorge Elciri que conquistou a área para construir a primeira capela de São João Batista. Com festas e arrecadações, ao longo dos anos, a igreja foi crescendo. Até 2006 quem administrava a comunidade eram os franciscanos. Depois, passou a ser conduzida pelos padres diocesanos, quando a igreja se tornou paróquia do bairro.

Paróquia comemora 40 anos. (Foto: André Bittar)Paróquia comemora 40 anos. (Foto: André Bittar)
Festa começou ontem e vai até domingo. (Foto: André Bittar)Festa começou ontem e vai até domingo. (Foto: André Bittar)

A festa mais tradicional ocorre sempre na semana de São João. Todo ano, um casal festeiro é selecionado para cuidar dos detalhes da quermesse e garantir animação nos três dias de festa.

Animada, a empresária Silvia Pestille, de 49 anos, conta que foi escolhida pela primeira vez como festeira, após 3 anos na comunidade. "É muito especial, porque a gente ama festa. É maravilhoso ver o encontro e a união das pessoas da nossa comunidade". 

Ela diz que a paróquia é especial para a família desde que participou de um encontro de casais. "Minha filha conheceu o namorado aqui e agora pretende se casar. Então, preparar uma festa é muito mais do que divertido, é um agradecimento à paróquia". 

A festa segue neste sábado a partir das 19h, logo depois da missa, com entrada gratuita. O encerramento será no domingo (25), no almoço, com show da dupla sul-mato-grossense Patrícia e Adriana. O ingresso individual para o churrasco custa R$ 25,00 e não é preciso levar pratos e talheres.

A paróquia fica na Rua Francisco Sabino, 58, Coophasul.

Curta o Lado B no Facebook.

 



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.