ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Sozinho ou acompanhado, "Forró de Quinta" quebra rotina durante a semana

A cada duas semanas a partir das 21h30 a noite de quinta-feira ganha o ritmo mais famoso do nordeste com baile que custa apenas R$ 8.

Kimberly Teodoro | 08/02/2019 08:46
Casados há 19 anos, a dança faz parte da rotina do casal (Foto: Kimberly Teodoro)
Casados há 19 anos, a dança faz parte da rotina do casal (Foto: Kimberly Teodoro)

Duas vezes por mês, a quinta-feira ganha ritmo e local de encontro para quem gosta de forró, às 21h30 a escola de dança de salão Harmonia fica com as portas abertas até mais tarde, por apenas R$ 8, é só chegar e entrar. Sozinho ou acompanhado, nem precisa ser profissional para arrastar o pé pelo salão no bom e velho “dois-para-dois” ao som da sanfona.

O “Forró de Quinta” reúne de casais a grupos de amigos, tem até quem apareça sozinho e nesses casos, par é que não falta. A ideia é a integração entre os amantes do ritmo mais famoso do nordeste, onde não apenas os alunos da escola de dança possam praticar, mas qualquer pessoa interessada. Para entrar no baile, o único requisito é a vontade de dançar e se deixar levar pela música, e o clima é tão leve que não é difícil se enturmar.

A professora universitária aposentada Fátima Matos, de 61 anos, é casada, mas vai ao evento sem a companhia do marido que não gosta de dançar. Nem por isso, fica deslocada, já que para ela o grande atrativo são as pessoas, que acabaram virando uma grande família e com lugar para sempre receber mais um. Ela conta que sempre gostou de dançar, ela frequenta aulas há 5 anos e tira um tempo para os bailes de quinta-feira desde que o projeto começou há 2 anos. “Falta lugar para dançar forró na cidade, até os salões de baile mais antigos, são mais focados em ritmos como o vanerão e chamamé, falta variedade e para quem faz aula, não adianta não praticar. Tem que sair para dançar”, diz.

A professora de dança Michele Lima é a organizadora do projeto (Foto: Kimberly Teodoro)
A professora de dança Michele Lima é a organizadora do projeto (Foto: Kimberly Teodoro)

Destaque no meio do salão, o casal Graziela Preci, de 42 anos e Marcos Reis Ferreira, de 46 anos, estão juntos há 19 anos e levam para a pista de dança todo o companheirismo e confiança construída ao longo do relacionamento. Animados, seja dançando juntos ou cada um em um canto com um parceiro diferente, é até difícil encontrar os dois parados por tempo o suficiente para conversar.

Graziela diz que sempre gostou de dança, mas levou muito tempo, quase 10 anos para conseguir “arrastar” o marido para o salão. Marcos alega que era apenas falta de tempo, mas hoje os dois concordam que ele é o mais animado. “Quando você quebra uma barreira, você observa que você é capaz de aprender um passo e emendar com outro, que você consegue dançar uma música inteira, não só com a minha parceira, minha esposa, mas com outras dançarinas, aí você pega mais confiança. Você toma aquilo que no começo era uma barreira, como uma diversão, um passatempo e uma forma de fazer amizades novas. Hoje eu posso falar com toda a certeza que os melhores amigos que eu tenho estão aqui dentro”, explica Marcos.

Marcos conta que o forró de quinta é uma grande oportunidade para praticar, dançar com outros parceiros e aprender novos passos. “Hoje todas as turmas, ou a grande maioria das turmas que fazem forró se encontram aqui, também tem pessoas de outras escolas, pessoas que nem fazem aula e vem até aqui só para praticar, interagir com a gente. A cada semana, o número de pessoas aumenta, e quem vem sempre, dá para observar como o nível das pessoas melhora”, conta.

Michele Lima trouxe de Brasília, o professor Wesley Andrade para ensinar o Roots em Campo Grande (Foto: Kimberly Teodoro)
Michele Lima trouxe de Brasília, o professor Wesley Andrade para ensinar o Roots em Campo Grande (Foto: Kimberly Teodoro)

Ao contrário do que muita gente pensa, entre os dois não rola ciúmes, na pista de dança a única regra é se divertir e aprimorar os passos, “Quanto mais você troca de parceiro, mais você aprende. Porque, quando você fica muito tempo com a mesma pessoa, você já sabe tudo o que o outro vai fazer e não evolui. A troca de parceiro também é uma forma de sair da zona de conforto e aprender coisas novas”, explica Graziela.

Mais conhecido pelo salão como Ghys, o servidor público Ghysleydson Lima, de 29 anos, conta que a dinâmica das festas é bem intuitiva, “Quem vem de fora, começa a observar a nossa rotina mesmo quem vem acompanhado acaba se soltando e interagindo mais, dançando não só com o parceiro, mas com todo mundo que está no salão. Acho que o mais legal é possibilidade de trocar experiências e sair um pouco daquela rotina, do cansaço da semana, que não é só o cansaço físico, é também o mental e na dança você trabalha os dois”, revela. Para ele a dificuldade de quem está aprendendo está ligada com a insegurança, quando a pessoa tem muito medo de errar o passo acaba mais travada. Por isso, o segredo é não ligar muito, é normal se atrapalhar nos primeiros passos, mas a relação com o próprio corpo melhora aos poucos e o que era uma “paranoia”, vira pura diversão.

Essa semana, o “Forró de Quinta” vai ter edição especial com a participação do professor Wesley Andrade, que junto com a professora de dança Michele Lima, trouxe o “Roots” para Campo Grande, um estilo de forró que vai além do tradicional arrasta pé. As turmas do workshop que vai durar 3 dias já estão encerradas, mas no sábado (9), as portas do salão estarão abertas a partir das 21h30 para quem quiser participar do baile de encerramento, que vai ter até apresentação especial de Wesley e Michele, feita na base do improviso.

“O Roots é um estilo mais novo que o pé de serra tradicional, ele foi criado no Espírito Santo em Itaúna, uma cidade que pode ser considerada a Meca do forró. Como lá já havia o festival de forró, acabou se difundindo a medida que as pessoas iam conhecendo, elas acabaram gostando e se aprofundando na técnica. A principal diferença é que, no pé de serra, acabamos trabalhando mais movimentação de giro e braço, a dança acontece na parte superior do corpo. No Roots, acaba sendo movimentações mais de perna, mais de dançar junto, coladinho. Quando você começa a mesclar os dois estilos, você começa a trabalhar o corpo inteiro”, explica Wesley.

A Escola de dança de salão Harmonia fica na Rua Bahia, número 963, Jardim do Estados.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Duas vezes por mês, o "Forró de Quinta" reúne os amantes do ritmo mais famoso do nordeste (Foto: Divulgação)
Duas vezes por mês, o "Forró de Quinta" reúne os amantes do ritmo mais famoso do nordeste (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias