ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Tradição há 111 anos, Festa do Divino Espírito Santo começa neste sábado

Celebração religiosa aconteceu de forma online em 2020 e 2021 e este ano, volta para o formato presencial

Ana Paula Chuva | 27/05/2022 16:15
Foliões na saída com a bandeira em uma da edições da festa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foliões na saída com a bandeira em uma da edições da festa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Realizada há 111 anos, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo começa neste sábado (28), na comunidade quilombola Santa Tereza, em Figueirão, distante 246 quilômetros de Campo Grande. Essa é a mais tradicional manifestação religiosa da cidade ao norte de Mato Grosso do Sul.

Por conta da pandemia de covid-19, a celebração foi realizada forma online em 2020 e 2021. Este ano, a festa volta ao formato original e acontece até o dia 5 de junho com muitas atrações. Por conta das interrupções, esta será a 111ª edição da Festa do Divino Espírito Santo.

No sábado, por volta das 18h, será servido o jantar para os participantes e é preciso levar pratos e talheres. Na sequência, será feita a reza do Santo Terço e depois, a dança catira. O primeiro dia de festa termina com os tradicionais baile e leilão.

Já no dia seguinte, domingo (29), a programação começa às 8h30 com o encontro dos foliões e a preparação para a saída da bandeira. A Santa Missa começa às 9h e, em seguida, será servido o almoço, também é preciso levar pratos e talheres. Por fim, às 10h30, será a saída dos foliões com a bandeira para a caminhada.

A chegada da bandeira está marcada para às 15h do dia 4 de junho. No mesmo dia, será servido o jantar às 18h e na sequência, acontece a reza do Santo Terço com hasteamento do mastro e queima da fogueira. Depois, a programação segue com a dança catira, baile e leilão e termina com show do grupo Canto da Terra.

Foliões percorrem cerca de 45 fazendas com a bandeira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foliões percorrem cerca de 45 fazendas com a bandeira. (Foto: Arquivo Pessoal)

No dia 5 de junho, último dia de celebração, será servido o café da manhã às 7h e depois, feito o sorteio para a festa de 2023. Às 10h, será celebrada a Santa Missa e por volta das 11h, começa o leilão de gado ao vivo. A programação termina com almoço.

Para entrar na Festa do Divino Espírito Santo é preciso estar com comprovante de vacinação contra covid-19, com ao menos duas doses do imunizante. Para menores de 18 anos, é preciso apresentar documentação e estar acompanhado de um responsável. Não  será permitida entrada com bebidas.

Patrimônio imaterial - Em novembro de 2015, com aval da família Malaquias, a Comissão Sul-mato-grossense de Folclore entrou com pedido para Registro de Patrimônio Imaterial da festa e seus elementos culturais no Conselho de Cultura Estadual.

No ano seguinte, uma apresentação oficial foi feita ao Conselho de Cultura do Estado e a partir disso, foi formada uma comissão técnica para avaliar o pedido e em dezembro de 2021, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) publicou o decreto reconhecendo a celebração como bem imaterial.

Nos siga no Google Notícias