ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Aos 60 anos, dona Doracy transformou rotatória com matagal em jardim

Mariana Lopes | 15/09/2017 07:35
Na companhia do neto, dona Doracy joga água nas plantas todos os dias (Foto: André Bittar)
Na companhia do neto, dona Doracy joga água nas plantas todos os dias (Foto: André Bittar)

O que um dia foi matagal, aos poucos está se transformando em um jardim. Os cuidados são méritos da funcionária pública Doracy Nunes França, que aos 60 anos não exitou em pagar na enxada e acabar com o mato da rotatória no bairro Venda Nova I.

Ela mora na região desde 1999, e desde lá sabe o que é conviver com o espaços públicos largados à sorte da própria população. Mas foi no ano passado, quando ela se deparou com uma fase ruim da vida, que veio a ideia de sair da zona de conforto. 

"Transtornos todos nós temos na vida, mas tem gente que prefere lamentar, eu resolvi fazer alguma coisa de útil pra sociedade, e acabei arrumando uma terapia para mim mesma", conta dona Doracy.

O primeiro passo foi falar com a presidente do bairro, que autorizou a iniciativa da moradora. No outro dia, ela estava na rotatória com a enxada na mão, dando fim ao matagal. Foram dois meses para conseguir deixar o espaço limpo, preservando apenas as árvores que já existiam lá, como um pé de guavira e duas primaveras.

O próximo passo foi plantar as mudinhas, que a própria dona Doracy arruma e cuida. No quintal da casa dela, há um estoque, e todas estão esperando o tempo certo para irem para o novo destino, a rotatória.

Para dar conta de molhar as plantas todos os dias, ela armazena a água que lava roupa e também recebe a ajuda comerciantes da região, que sempre arrumam uns galões d'água.

E assim é a rotina da funcionária pública. Todos os dias, geralmente na parte da tarde, ela e o neto Isac caminham até a rotatória, que fica a uma quadra da casa dela, e com muita calma e carinho, despejam a água em cada planta que já novos ares na região.

Ao todo, dona Doracy já plantou 14 árvores no local e mais 13 no campinho de futebol, que fica ao lado. 

De pouquinho em pouquinho, dona Doracy faz a parte dela para um mundo melhor e também para si. "A natureza grita socorro, e é a gente quem tem que cuidar", chama a atenção.

 

Ela quem faz as mudas para plantar na rotatória (Foto: André Bittar)
Ela quem faz as mudas para plantar na rotatória (Foto: André Bittar)
O neto Isac é parceiro da avó (Foto: André Bittar)
O neto Isac é parceiro da avó (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias