ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Faz Bem!

Casal consegue viver sem trigo, açúcar ou óleo e ainda produz o próprio leite

Aline Araújo | 13/04/2015 06:34
 Jacqueline e Willian decidiram seguir uma rotina diferente. (Foto: Fernando Antunes)
Jacqueline e Willian decidiram seguir uma rotina diferente. (Foto: Fernando Antunes)

Eles vivem sem trigo, leite, açúcar e óleo na dieta. Uma escolha para um estilo de vida mais saudável e que causou uma reviravolta na rotina dos namorados Jacqueline Ribas Mazuy, de 24 anos, e Willian Silveira Viveira, de 27. Os dois moram juntos e em novembro abandonaram de vez certos alimentos, juntos com os velhos hábitos, fizeram ficar no passado 18 quilos dele e 10 quilos dela.

Na verdade, a mudança começou em agosto, quando Willian percebeu que passava mal sempre que comia determinados produtos e resolveu investigar se o problema era intolerância alimentar. Jacqueline pesquisou na internet sobre o glúten e a lactose e o namorado resolveu experimentar uma semana sem alimentos que tivessem esses ingredientes na composição.

A melhora foi imediata e a escolha de excluir de vez esses alimentos da dieta foi feita. Em novembro, uma nova fase começou, e com ela outra grande mudança, foi a vez de abrir mão do óleo e do açúcar.

“A gente resolveu radicalizar, nos dois primeiros meses eu sentia vontade de comer doce. Depois passou e nem na TPM a vontade me pega mais. Percebi a melhora da nossa disposição, respiração. Antes eu tinha algumas dores na hora de fazer exercício físico e melhorou tudo isso. Então, sempre que penso em comer, lembro que é melhor manter minha escolha saudável”, conta a estudante de Direito.

O leite de amendoim é o que eles mais consomem.
O leite de amendoim é o que eles mais consomem.

Com o novo estilo de vida, entraram no cardápio diário do casal os leites vegetais feitos com amendoim, amêndoas e soja. O de amendoim é o preferido, por ser o mais barato. No lugar do trigo, entram os pães e bolos feitos com farinha de quinoa, fécula de batata, farinha de linhaça, chia e arroz.

Para a nova rotina, eles se reinventaram na cozinha, conheceram novos sabores e desenvolveram um cardápio próprio, simples, mas rico em sabor, ela garante.

De manhã, eles comem uma tapioca com ovo mexido. No meio da manhã, é hora de lanchar uma fruta. No almoço, o arroz e o feijão são feitos sem nem um pingo de óleo, assim como a carne que é grelhada ou cozida. Depois, vem o lanche da tarde, as vezes um pedaço de bolo feito por eles, e o jantar que segue a mesma lógica do almoço.

Como a rotina é corrida, entre estágio e faculdade, para se alimentar de três em três horas. A mochila de Jacqueline sempre tem algo para comer. Quando vão almoçar na casa de amigos ou parentes, sempre levam a sua marmita. Algumas histórias peculiares já foram vividas pelo casal nesse tempo.

“Fomos em uma chácara com a minha mãe, chegando lá eles iriam fazer peixe, expliquei que a gente não comia óleo. Acabamos fazendo um ensopado ao nosso modo e todo mundo comeu”, relata.

Ela explica que "não é que seja proibido". Se eles tiverem vontade um dia, podem comer, mas é uma escolha de vida. Então, sempre que pensa em comer algo que está fora da dieta, lembra do propósito de viver comendo de maneira saudável.

E quem pensa que a decisão aumentou os gastos do casal, está enganado. Eles contam que desde que começaram a dieta, o orçamento também ficou mais folgado. Apesar de alguns produtos consumidos serem mais caros, eles eliminaram as saídas para comer, o que colaborou com a redução das contas.

Eles vão ao mercado todas as segundas-feiras. As farinhas “especiais” compram em casas especializadas onde é mais barato.

No mesmo dia, preparam o básico para passar a semana. Inclusive o leite de amendoim que, depois de muita pesquisa, passou a ser feito de um jeito simples. O que antes demorava horas, hoje em minutos está pronto.

Eles pegam o amendoim cru sem casca e batem no liquidificador com duas xícaras de água...
Eles pegam o amendoim cru sem casca e batem no liquidificador com duas xícaras de água...
... Depois coam várias vezes.
... Depois coam várias vezes.

Leite - Eles pegam o amendoim cru sem casca e batem no liquidificador com duas xícaras de água. Depois de bater bem, o leite é coado algumas vezes em uma peneira de pano, bem fininha. O líquido vai para a geladeira em um recipiente de vidro para melhor conservação. Dessa maneira, dura até uma semana.

Apesar de mais calórico, o leite vegetal tem propriedades que fazem bem para a saúde. Jaqueline e Willian não se arrependem da troca. Segunda ela, os exames de saúde feitos recentemente também aprovam as novas escolhas.

Willian ainda toma sua cervejinha de vez enquanto, o novo estilo de vida não é penitencia e os resultados deixam os dois felizes.

Quando o assunto é filhos, o casal já decidiu que eles vão ser criados na mesma rotina saudável. “Até eles crescerem o suficiente para escolherem o que eles querem. Mas a gente já diz que vai orientar para que sejam saudáveis”, conta.

Nos siga no Google Notícias