ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Crocante, pão feito com fermentação natural leva 3 dias para ficar pronto

Thailla Torres | 02/06/2017 08:06
Ele é feito com fermentação natural, um processo que, além de livrar a receita de aditivos químicos, é crocante.
Ele é feito com fermentação natural, um processo que, além de livrar a receita de aditivos químicos, é crocante.

Na correria do dia a dia muita gente prefere comprar o pão quentinho na padaria ou supermercado. Mas se você está disposto a uma alimentação saudável, com produção 100% natural, algumas receitas são bem práticas.

No menu de hoje, o nutricionista Gabriel Borges ensina a fazer um pão de fermentação natural. Só é preciso paciência para esperar o fermento ficar no ponto certo para assar.

A receita surgiu após queixas de pacientes ao consumir pães. (Foto: Gabriel Borges)
A receita surgiu após queixas de pacientes ao consumir pães. (Foto: Gabriel Borges)

Com produção longa, pão tem aspecto rústico, mas é de casca crocante. Se quiser incrementar a receita, com valor nutricional maior, pode incluir sementes, castanhas ou legumes.

O pão feito a partir de fermentação natural, em comparação com pães tradicionais, tem algumas vantagens. "Não tem qualquer aditivo que frequentemente é encontrado em pães vendidos comercialmente, como, glúten, enzimas, conservantes e gorduras vegetais hidrogenadas", explica.

A receita surgiu após queixas de pacientes ao consumir pães. "Comum ver pessoas que não consomem mais pão por sentir azia. A troca pela fermentação natural é uma alternativa para reverter essas queixas. Com a longa fermentação, surge uma modificação na gliadina e glutenina que diminui a concentração do glúten", completa.

Como se trata de um pão que fica em média 48 horas em processo de fermentação, as bactérias presentes no fermento começam a fazer a digestão do amido, do carboidrato, causando pico menor de açúcar e insulina na corrente sanguínea.

A maior dúvida é em como obter o fermento, chamado de levain, que demora de 7 a 10 dias para ficar pronto. "A mistura é de trigo e água, que resulta em um belo fermento, que dura para sempre desde que seja cuidado da forma correta", pontua.

Confira receita: 

Ingredientes

800g farinha de trigo orgânica (pode usar 50% de farinha integral)
400g de levain borbulhante
500 ml de água filtrada
15g sal

Modo de preparo:  Misture todos os ingredientes por cerca de 20 minutos. Perceba que a massa fica um pouco mole mas não adicione mais farinha. 

Após esse tempo transfira a massa para uma tijela grande com tampa. Ela vai crescer muito e então, cubra com plástico em contato com a massa e leve para a geladeira por pelo menos 48 horas. É um processo chamado de maturação.

Após esse período retire da geladeira e divida a massa em 3 partes iguais, modele do formato que preferir e deixe crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho.

Asse em forno quente por aproximadamente 50 minutos.

Receita para fazer o Levain: Misture 200g de farinha de trigo com 450ml de água morna. Deixe repousar por 20 horas em um recipiente tampado. No dia seguinte, retire 200g da mistura e descarte o resto. Adicione mais 200g de trigo e água. Deixe repousar por 12 horas e repita o processo por 7 dias. Depois desse período, você já terá o fermento com textura homogênia.

Após obter o Levain, ele deve permanecer na geladeira e sempre que for utilizar, misture mais água e trigo para a receita continuar rendendo. Deixe em temperatura ambiente pelo menos 6 horas, até essa mistura estar borbulhante novamente. Não existe uma quantia certa de trigo e água para repor a composição. Na hora de fazer o pão, use cerca de 400 gramas e deixe 50 para a reposição do levain com quantidade de água e trigo que alcance de novo os 450g.

 

Nos siga no Google Notícias