ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Faz Bem!

Do céu ao inferno em alguns copinhos...Após a cirurgia, as primeiras refeições

Liziane Berrocal | 09/03/2015 06:34
" É algo assim: não pode nada e você tem que dosar tudo literalmente". (Foto: Arquivo Pessoal)
" É algo assim: não pode nada e você tem que dosar tudo literalmente". (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois de tantos turbilhões e, finalmente, realizada a cirurgia bariátrica, quando você repensa todo seu relacionamento com a comida, a pergunta que vem é: O que será quando eu for comer pela primeira vez? Então, das coisas que só quem opera sabe, tudo depende muito de cada médico e do procedimento que cada equipe profissional adota, então a minha história pode ser diferente da sua.

No meu caso, eu internei em uma quarta-feira pela manhã e fiz a cirurgia no período da tarde. Depois, passei uma noite na UTI e fui pro quarto. E ali são duas coisas que você pensa: que horas vou tomar o azul e como vai ser quando eu ‘comer’?

Na última consulta antes da cirurgia, aprendemos a “comer” após o procedimento. É algo assim: não pode nada e você tem que dosar tudo literalmente. Tudo líquido, tudo em copinhos de 50 ml que devem ser tomados de 10 em 10 minutos para ajudar em todo o processo.

No hospital, se alguém pensa que o gordo fica lá, deitado em berço esplendido esperando a banha ir embora está bem enganado. Primeiro, você anda pra caramba, não pode ficar deitada, não pode ficar “descansando” e tem umas fisioterapeutas que vão e passam exercícios mesmo. E cada segundo parece uma eternidade dentro do quarto do hospital, e ao mesmo tempo você perde o sentido do tempo, em especial para mim que contava as horas do dia me baseando nas minhas refeições. E então chega o homem mais esperado da semana, doutor Cesar Conte adentra o recinto e diz: “Hoje você vai tomar o azul”.

Explicando, tomar o azul significa ver se tudo correu bem. Claro que muitos já devem ter ouvido falar em fístula, que é uma resposta do organismo em relação a cicatrização dos grampos que são utilizados para “fechar” tudo lá por dentro. Pois bem, esse momento é o crucial, porque quando saímos da cirurgia, ficamos usando um dreno, onde sai um líquido, tipo um coletor e o “azul” serve para o médico ter certeza que está tudo fechadinho ali.

Eu estava desde terça-feira sem tomar água, comer ou qualquer coisa que o valha, ainda bem que era permitido respirar, já que até para tomar banho o cuidado era imenso para “não engolir água”. E já era sexta-feira! Então chega a minha super nutri Mariana Corradi com sua alegria de sempre e junto dela um frasco contendo o tão esperado ‘pinta língua’.

Olha, eu nunca tomei uma água com tanto gosto igual aquela e acredito que tive os momentos mais tensos da minha vida, porque o papo é reto. Saiu líquido diferente no dreno? Volta para a sala de cirurgia! E com tudo dando certo, já seríamos eu e minha companheira de quarto para fazermos nossa primeira refeição.

Foi uma festa, a primeira sem comes e bebes, quando deu tudo certo e sentei ansiosa esperando pela minha primeira “sopinha”. Quando vamos para a cirurgia, já sabemos como é o cardápio pós-cirúrgico, que é todo líquido e tal, mas que decepção. Veio um copo com “água de batata” que nem o cheiro ajudava e eu teria que beber aquilo ali? Não desceu mesmo!

A "sofrência" foi tanta que quando eu cheguei em casa e minha sobrinha Carol tinha feito uma “sopa” de verdade para mim, eu achei que estava no paraíso. Em resumo, é caldo de carne (ou frango ou peixe) com legumes e que são coados em um coador de pano. Legal não é? Só que não. Porque é muito ruim.

E a primeira coisa que senti mudar em mim foi o humor, que apesar de sempre ter sido extremamente ácido, estava cada dia pior a ponto de meu companheiro de jornada estar quase surtando junto comigo. Água de coco, isotônico, leite de soja zero, gelatina zero e minha paciência também já estava zero.

Em desespero, liguei para a nutricionista que por experiência profissional, tentou me acalmar e explicar que logo eu mudaria o cardápio. No desespero, fui ver meu pai com dreno e tudo e lá tinha uma balança e eu subi nela. Então eu voltei para o céu...

Mal sabia eu que a vida de montanha russa estava apenas começando!

Nos siga no Google Notícias