ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Exagerou na comilança? Veja o que fazer antes e depois das festas

Dicas valem como ouro caso você também tenha exagerado na doce do álcool ou do carboidrato "natalino"

Thailla Torres | 26/12/2020 07:15
A ingestão de líquidos é primordial após exageros (Foto: Reprodução/Pixabay)
A ingestão de líquidos é primordial após exageros (Foto: Reprodução/Pixabay)

Durante as festas de final de ano é comum as pessoas consumirem uma maior quantidade de alimentos calóricos e exagerar no consumo do álcool. Porém, a nutricionista Gabriela Marcelino, que costuma compartilhar receitas fáceis para uma alimentação saudável no dia a dia, explica que vale a pena compreender que dá para comer nas festas sem exagero, evitando aquele famoso mal-estar no dia seguinte.

“É totalmente possível aproveitar as festas e comer tudo o que tem direito, mas sem sair da rotina de hábitos saudáveis. Por isso, moderação é a palavra chave durante estes eventos de final de ano”, esclarece a nutricionista.

Confira 5 dicas para antes e durante as festas:  

  1. Planeje as refeições dando preferência para as preparações com menos gorduras e evite os alimentos industrializados. Opte por preparos com mais alimentos in natura, cereais integrais, leguminosas, sementes e carnes magras.

  2.  Mantenha ao longo do dia a alimentação dentro da rotina fazendo todas as refeições em que está habituado e nas quantidades adequadas.

  3. Durante a ceia lembre-se que de ter moderação com o consumo de determinados alimentos, especialmente os mais gordurosos e ricos em açúcar.

  4. Faça as refeições com calma e mastigue bem os alimentos. Quando comemos com pressa consumimos uma maior quantidade, por isso faça as refeições com calma junto com a família.

  5. Tenha moderação também quanto ao consumo de álcool.
Gabriela fala da importância de tomar água, mesmo quando não estiver com sede (Foto: Arquivo Pessoal)
Gabriela fala da importância de tomar água, mesmo quando não estiver com sede (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas se mesmo assim você exagerou, a nutricionista ressalta que “está tudo bem, um dia fora da sua rotina não tem problema algum. Porém é importante ter alguns cuidados para não piorar o mal-estar e prejudicar todo o final de ano”, diz.

A dica infalível é se manter hidratado. “Especialmente se consumiu álcool em excesso. O álcool é o grande responsável pela desidratação durante as festas, por isso se você exagerou na noite anterior consuma bastante água ao longo do dia”.

É importante, segundo Gabriela, não deixar para consumir água apenas quando sentir sede. A sede é um sinal que o corpo está desidratado.

“Associado ao consumo de água inclua sucos naturais e chás gelados que vão ajudar a repor eletrólitos que também são perdidos durante a desidratação”, sugere.

Outra dica é o chá de boldo, que ajuda na digestão. “O sabor não é o mais agradável, especialmente se você não está acostumado, mas ele ajuda na digestão e assim diminui a sensação de mal-estar”.

Na ressaca, alimente-se bem e não faça jejuns. “Mesmo a sensação de mal-estar, indigestão e falta de apetite estando presentes é importante se alimentar adequadamente para que o corpo se recupere mais rapidamente. Por isso, faça um esforço e consuma alimentos mais leves”.

Nesse contexto, a sugestão é o consumo de vegetais e frutas e menos alimentos que sejam gordurosos e ricos em açúcares.

 “As frutas e os vegetais são aliados para a nossa saúde, pois vão fornecer nutrientes e fibras que atuam diretamente no nosso trânsito gastrointestinal. Assim, mais rapidamente os alimentos serão digeridos.”, explica a nutricionista.

Gabriela ressalta que algumas frutas ajudam a melhorar a indigestão como, por exemplo, o abacaxi. Ele possui uma enzima que auxilia na digestão de proteínas que demoram mais para serem digeridas no estômago. “Também consuma cereais, leguminosas e oleaginosas normalmente”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias