ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Gastronomia funcional chegou ao churros com receita sem glúten, nem leite e soja

Paula Maciulevicius | 27/08/2015 06:56
De modo geral, Lidiane explica que a gastronomia funcional lida com combinação de nutrientes. (Foto: Fernando Antunes)
De modo geral, Lidiane explica que a gastronomia funcional lida com combinação de nutrientes. (Foto: Fernando Antunes)

Sai o glúten, o leite e a soja e entram os nutrientes combinados para fazer com quem o churros saia do forno dentro dos critérios da cozinha funcional.

Quando o Lado B conversou com a chef de gastronomia funcional, Lidiane Barbosa, aproveitou para pegar o máximo de conteúdo com a profissional que se tornou referência no ramo em todo País. Lidiane é santista, mora em Blumenau, Santa Catarina e viaja os quatro cantos ensinando o que é e como fazer a culinária funcional.

O conceito é reunir técnicas de dietas corretas com foco na saúdeutilizando alimentos que além do valor nutritivo também têm a função de contribuir para a manutenção da saúde e ainda prevenir doenças. Nessa onda até o churros entrou.

Nessa onda funcional, até o churros entrou. (Foto: Reprodução/Facebook Lidiane Barbosa)
Nessa onda funcional, até o churros entrou. (Foto: Reprodução/Facebook Lidiane Barbosa)

De modo geral, Lidiane explica que a gastronomia funcional lida com combinação de nutrientes, onde o ingrediente base se tornou a biomassa de banana verde. E o que menos importa são as calorias.

"O que via importar é essa combinação de nutrientes para estarmos alimentando o organismo de uma forma boa e junto com isso eu tiro os alergênicos", explica.

A chef já declarou que cria as receitas pelo gosto das pessoas, ensinando que não precisa tirar o que se gosta de comer do dia a dia, mas sim comê-lo de outra forma. "Gosta de churros? Então vamos comer, mas preparando de outro jeito. Usando a gordura boa, agregando outros nutrientes. Eu levo saúde através dessas preparações", resume.

Receita usa biomassa e açúcar de coco. (Foto: Reprodução/Facebook Lidiane Barbosa)
Receita usa biomassa e açúcar de coco. (Foto: Reprodução/Facebook Lidiane Barbosa)

Ingredientes

220 ml de água;
2 colheres de sopa de óleo de coco;
2 colheres de sopa de açúcar de coco;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de canela em pó;
1 xícara de farinha de grão de bico;
1/2 xícara de polvilho doce;
1 xícara de farinha de arroz (sim dá certo se fizermos só com grão de bico);
1 colher de café de goma xantana;
2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
1 colher de chá de fermento em pó;
2 ovos;
1/2 xícara de biomassa de banana verde

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em uma panela fogo baixo. Ferveu? Coloque o açúcar de coco, a pitada de sal, o óleo de coco e a canela. Misture até ficar homogêneo. Em seguida acrescente na panela as farinhas, a linhaça, o fermento, mexendo sempre com um fuê. Vai parecer que está tudo errado (igualzinho massa de coxinha).

Retire a massa da panela, coloque em uma batedeira com os 2 ovos caipiras e a biomassa de banana verde. Bata sempre, velocidade média. Coloque em um saco de confeitar com o bico que vc tiver em casa. Coloque em uma forma com silpak ou untada com óleo de coco. Leve para assar forno 180ºC por 20 minutos. Polvilhe canela em pó e noz moscada. Servidos com calda funcional de chocolate.

Essas e outras receitas estão no Facebook de Lidiane Barbosa Gastronomia Funcional  e no site: http://lidianebarbosa.com.br/.

Nos siga no Google Notícias