ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Faz Bem!

Guavira pode ajudar em processo de cicatrização e reparação de tecidos

Estudos sobre as propriedades da fruta para a saúde foram realizados pela UFMS

Por Rayani Santa Cruz | 22/09/2023 15:49
Pesquisadores descobriram que guavira tem componentes que ajudam na cicatrização (Reprodução UFMS)
Pesquisadores descobriram que guavira tem componentes que ajudam na cicatrização (Reprodução UFMS)

A guavira é considerada o fruto símbolo de Mato Grosso do Sul e está ganhando destaque nos mercados regionais e internacionais. Além de ser uma fruta de sabor adocicado, seu potencial como medicamento é motivo de um dos projetos acadêmicos na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Além das propriedades nutritivas, estudos indicam o uso do hidrolisado proteico da guavira em processos de cicatrização. A guavira é uma fruta pra lá de conhecida no Estado e além de poder ser consumida ao natural, também é transformada em suco e sorvete. Além disso, é rica em vitamina C, cobre e zinco. O processo de frutificação da guavira acontece entre novembro e janeiro, tornando-a uma fruta sazonal e aproveitando essa época pesquisadores e professores realizaram o estudo.

A tese, intitulada "Atividade biológica do hidrolisado proteico de Campomanesia adamantium (Myrtaceae) em células endoteliais e fibroblastos", foi conduzida pela técnica de laboratório Verônica Assalin Zorgetto Pinheiro, da Famed (Faculdade de Medicina). As pesquisas feitas em 2019 e a defesa da tese ocorreram recentemente, com a participação de professores e pesquisadores da UFMS, Fiocruz e Universidade Estadual de Campinas.

“A ideia surgiu durante uma disciplina do PPG em que tínhamos que pesquisar artigos utilizando frutos e técnicas que estávamos familiarizados. Apresentei um artigo que estudava as atividades biológicas do hidrolisado proteico de quinoa em cultura de células e me dei conta, depois de pesquisar na literatura, de que não havia ainda estudos sobre o hidrolisado proteico de frutos nativos aqui de Mato Grosso do Sul”, explica a pesquisadora e doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Verônica Assalin Zorgetto Pinheiro.

A guavira além de ser uma fruta saborosa também possui efeitos cicatrizantes (Reprodução UFMS)
A guavira além de ser uma fruta saborosa também possui efeitos cicatrizantes (Reprodução UFMS)

O estudo buscou compreender os efeitos biológicos do hidrolisado proteico de guavira em células endoteliais e fibroblastos, células envolvidas na cicatrização e peças de reposição de tecidos. O processo envolve a transformação dos frutos em farinha, concentrados proteicos e hidrolisados.

O hidrolisado proteico, que contém peptídeos benéficos, mostrou alta capacidade antioxidante e não apresentou toxicidade nas células utilizadas, estimulando sua toxicidade. Essa descoberta abre caminho para o desenvolvimento de produtos de saúde, como fármacos, pomadas ou suplementos, que podem acelerar a cicatrização e o reparo tecidual.

Verônica planeja publicar os resultados e solicitar uma patente para explorar o potencial dessa pesquisa. Ela destaca a importância da colaboração entre pesquisadores e laboratórios para o avanço na ciência e no desenvolvimento de novos produtos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias