A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

27/01/2020 08:35

Na dúvida do que por na lancheira? Nutricionista dá dicas e opções de alimentos

É preciso variar no lanche para que os filhos não fiquem enjoados e ainda possam manter uma alimentação saudável e nutritiva

Alana Portela
Uva, tomate cereja, queijo, bolinho, banana, mamão, torta e biscoito são opções para colocar na lancheira (Foto: Arquivo/Roberto Higa)Uva, tomate cereja, queijo, bolinho, banana, mamão, torta e biscoito são opções para colocar na lancheira (Foto: Arquivo/Roberto Higa)

De frutas a sanduíches naturais e sucos, a nutricionista infantil Maíra Zomkowski Ozorio dá dicas de como os pais podem montar a lancheira dos filhos. Ela comenta sobre a importância da boa alimentação nessa fase da vida para que a criança cresça saudável e disposta. É preciso saber o que é interessante ou não para a dieta dos pequeninos e priorizar os produtos naturais.

“O consumo diário de alimentos industrializados ricos em açúcares, gorduras e pobres em nutrientes podem prejudicar a saúde do seu filho. Infelizmente, muitas crianças apresentam problemas relacionados à má alimentação como obesidade, colesterol e triglicerídeos altos, diabetes, hipertensão e outros”, comenta a nutricionista.

O lanche escolar, por exemplo, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento das crianças, o que exige atenção dos pais. “É uma refeição importante porque eles ficam cinco dias da semana na escola, o que totaliza em média a 20 refeições ao mês. O que é diferente de quando eventualmente tem festinhas e eles consomem guloseimas”.

Os lanches podem ser feitos em porções e colocados em recipientes separados (Foto: Arquivo/Roberto Higa)Os lanches podem ser feitos em porções e colocados em recipientes separados (Foto: Arquivo/Roberto Higa)

Apesar de saber dos benefícios da boa alimentação, a dúvida frequente dos pais é como montar uma lancheira saudável e diversificada, para que os filhos não fiquem enjoados ao comerem certos alimentos. “Priorize sempre os alimentos naturais e preparações caseiras como frutas, sucos naturais, sanduíches naturais e iogurte caseiro”, orienta.

Maíra elaborou um planejamento semanal que pode ser usado pelos pais na hora de decidir o que vai na lancheira. Entre as sugestões da nutricionista estão os carboidratos, como pão ou bolo caseiro, batata doce, pipoca, biscoito de polvilho, pão de queijo e até milho cozido.

De proteína, os pais podem colocar iogurte natural, queijo, frango e ovo. Gordura também é bom consumir, mas em pouca quantidade e para isso, a opção é oleaginosa, que são os frutos secos, como castanhas, nozes e amendoins.

A verdura também não pode faltar na hora do preparo e dá para colocar cenoura, tomate cereja e até brócolis. De sobremesa podem ser frutas ou sucos naturais.

A família pode diversificar o preparo dos lanches e fazer um cardápio semanal. “Se for a segunda-feira do sanduíche, dá para variar fazendo num dia o sanduíche de queijo, na próxima vez o de carne ou geleia, cenoura, tomate. Além disso, tem a fruta também que será enviada”, explica Maíra.

O que é preciso evitar nas lancheiras é os alimentos industrializados que, às vezes, enganam se passando por saudáveis. “Exemplos disso são: achocolatados, sucos de caixinhas, petit suisse, bisnaguinha integral, peito de peru e biscoitos. Procure ler a lista de ingredientes desses produtos e se tiver corantes, aromatizantes, gordura trans, gordura vegetal hidrogenada, conservantes, nitrato, nitrito ou algum nome estranho que você não conhece é melhor evitar”, destaca.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.