ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Faz Bem!

Na dúvida do que por na lancheira? Nutricionista dá dicas e opções de alimentos

É preciso variar no lanche para que os filhos não fiquem enjoados e ainda possam manter uma alimentação saudável e nutritiva

Alana Portela | 27/01/2020 08:35
Uva, tomate cereja, queijo, bolinho, banana, mamão, torta e biscoito são opções para colocar na lancheira (Foto: Arquivo/Roberto Higa)
Uva, tomate cereja, queijo, bolinho, banana, mamão, torta e biscoito são opções para colocar na lancheira (Foto: Arquivo/Roberto Higa)

De frutas a sanduíches naturais e sucos, a nutricionista infantil Maíra Zomkowski Ozorio dá dicas de como os pais podem montar a lancheira dos filhos. Ela comenta sobre a importância da boa alimentação nessa fase da vida para que a criança cresça saudável e disposta. É preciso saber o que é interessante ou não para a dieta dos pequeninos e priorizar os produtos naturais.

“O consumo diário de alimentos industrializados ricos em açúcares, gorduras e pobres em nutrientes podem prejudicar a saúde do seu filho. Infelizmente, muitas crianças apresentam problemas relacionados à má alimentação como obesidade, colesterol e triglicerídeos altos, diabetes, hipertensão e outros”, comenta a nutricionista.

O lanche escolar, por exemplo, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento das crianças, o que exige atenção dos pais. “É uma refeição importante porque eles ficam cinco dias da semana na escola, o que totaliza em média a 20 refeições ao mês. O que é diferente de quando eventualmente tem festinhas e eles consomem guloseimas”.

Os lanches podem ser feitos em porções e colocados em recipientes separados (Foto: Arquivo/Roberto Higa)
Os lanches podem ser feitos em porções e colocados em recipientes separados (Foto: Arquivo/Roberto Higa)

Apesar de saber dos benefícios da boa alimentação, a dúvida frequente dos pais é como montar uma lancheira saudável e diversificada, para que os filhos não fiquem enjoados ao comerem certos alimentos. “Priorize sempre os alimentos naturais e preparações caseiras como frutas, sucos naturais, sanduíches naturais e iogurte caseiro”, orienta.

Maíra elaborou um planejamento semanal que pode ser usado pelos pais na hora de decidir o que vai na lancheira. Entre as sugestões da nutricionista estão os carboidratos, como pão ou bolo caseiro, batata doce, pipoca, biscoito de polvilho, pão de queijo e até milho cozido.

De proteína, os pais podem colocar iogurte natural, queijo, frango e ovo. Gordura também é bom consumir, mas em pouca quantidade e para isso, a opção é oleaginosa, que são os frutos secos, como castanhas, nozes e amendoins.

A verdura também não pode faltar na hora do preparo e dá para colocar cenoura, tomate cereja e até brócolis. De sobremesa podem ser frutas ou sucos naturais.

A família pode diversificar o preparo dos lanches e fazer um cardápio semanal. “Se for a segunda-feira do sanduíche, dá para variar fazendo num dia o sanduíche de queijo, na próxima vez o de carne ou geleia, cenoura, tomate. Além disso, tem a fruta também que será enviada”, explica Maíra.

O que é preciso evitar nas lancheiras é os alimentos industrializados que, às vezes, enganam se passando por saudáveis. “Exemplos disso são: achocolatados, sucos de caixinhas, petit suisse, bisnaguinha integral, peito de peru e biscoitos. Procure ler a lista de ingredientes desses produtos e se tiver corantes, aromatizantes, gordura trans, gordura vegetal hidrogenada, conservantes, nitrato, nitrito ou algum nome estranho que você não conhece é melhor evitar”, destaca.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Nos siga no Google Notícias