ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Na onda do parto humanizado, curso ensina doulas a respeitarem limite da mulher

Paula Maciulevicius | 04/10/2015 08:13
Através da oralidade, os ensinamentos são passados para formar as doulas na Tradição. (Foto: Gerson Walber)
Através da oralidade, os ensinamentos são passados para formar as doulas na Tradição. (Foto: Gerson Walber)

Sentadas em um círculo no chão com os pés descalços, mulheres ouvem atentamente às histórias e lições sobre partos realizados. Através da oralidade, os ensinamentos são passados para formar as doulas na Tradição. Em Campo Grande, o Cais do Parto (Centro Ativo de Integração do Ser) esteve por quatro dias ministrando aulas no Gayatri Spa, para futuras doulas aliarem as técnicas de massagem e exercícios, aos elementos da natureza.

"A doula na tradição trabalha com chás, rezas, a energia do parto. Preparamos o ambiente, porque sabemos que é um espírito que está chegando à terra e é importante ter a harmonia no parto", explica a doula na Tradição e ministradora do curso, Marla Carvalho, de 42 anos. Socióloga por formação, ela e a irmã Marcely viajam o País levando formação de doulas e parteiras. A mãe delas, Suely Carvalho, quem fundou há 25 anos a Escta "Escola de saberes, culturas da tradição ancestral das parteiras", na Bahia. 

Numa voz serena, mas firme nas palavras, Marla descreve que toda essa preparação do ambiente é porque as doulas na tradição acreditam que o parto não é só uma questão fisiológica. "A gente veio trazendo de volta para a cidade, fazendo o resgate do parto ligado à natureza, à ancestralidade", narra Marla.

No acompanhamento com as doulas na tradição, essas emoções começam a ser trabalhadas toda a semana a partir do quarto mês de gestação. Onde casais grávidos se reúnem para falar sobre tudo, desde relacionamento, vida familiar e finaneira.

Carol, mãe e estudante de Psicologia, recebeu o chamado para ser doula quando teve Manoel. (Foto: Gerson Walber)
Carol, mãe e estudante de Psicologia, recebeu o chamado para ser doula quando teve Manoel. (Foto: Gerson Walber)

"Quando chegar a hora do expulsivo, é essencial que a mulher esteja tranquila e ali a mulher pode travar. Nós trabalhamos para que ela se autoconheça, como a vagina, por onde passa o bebê é um órgão sexual, ele traz muitas lembranças", resume a doula.

Na onda do crescimento do parto humanizado, Marla vê também crescer o ativismo e a ideia de que a mulher precisa, a todo custo, ter um parto pela via normal. "Se coloca que tem que nascer de parto normal. Dentro disso o parto dura dias, é um processo longo, mas não deve levar dias. E as sequelas para o bebê? A gente entende que tem um limite para a mulher. Se esse parto dela não foi assim, o próximo será", enxerga Marla.

Em quatro dias de curso são trabalhados com as alunas o autoconhecimento. Desde a história de vida das futuras doulas, dos pais e dos partos da mãe, para entender como ela veio ao universo. Também são repassadas técnicas de massagem, melhor posição de parto, as rezas, os rituais e como é atividade de uma doula da tradição no hospital e em casa.

Terapeuta e parteira na Tradição Caroline, ao lado da ministrante Marcely Carvalho, falam de autoconhecimento. (Foto: Gerson Walber)
Terapeuta e parteira na Tradição Caroline, ao lado da ministrante Marcely Carvalho, falam de autoconhecimento. (Foto: Gerson Walber)

"Ser doula é receber um chamado. Tem que se doar", enfatiza Marla. Depois de terminado o curso, as novas doulas na tradição passam um período estagiando em partos e acompanhada pela representante da escola aqui. Foi atendendo a esse chamado que a estudante de Psicologia, Carol Oruê, de 22 anos, se sentou para aprender sobre a natureza e a ancestralidade.

A experiência de um parto humanizado e domiciliar dela foi há 9 meses, com o nascimento de Manoel. "Ali eu vi que poderia ajudar outras pessoas. É uma experiência tão boa", descreve. A escolha pela "Tradição", veio a partir das histórias de família. "Isso da ancestralidade, os partos da minha avó, meu avô fez. Eu acredito na força da natureza, do natural", diz.

O curso foi trazido a Campo Grande pela terapeuta e parteira da Tradição, Caroline Abreu Figueiró. De currículo extenso, Caroline exerce "Ayurveda", a Medicina Indiana e está à frente do Instituto Gayatri Spa. Depois de um ano todo dedicado à viagens e estudos da ancestralidade do parto, Caroline quer começar a própria equipe de parto domiciliar e rodas de casais em Campo Grande.

"Há anos batalho por concepção e nascimentos com amor e respeito à natureza individual de cada ser que vem a vida! Foi um tempo árduo de muita solidão, em uma época em que o nascimento não tinha os holofotes de hoje", descreve Caroline. Para ela, todo esse processo é mais que parir. "Na verdade é um movimento profundo de cura, aprendizado evolucional e libertação para todos os envolvidos, e começa meses antes da concepção, se estende no parto e no puerpério".

Nos siga no Google Notícias