ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Oficina de férias brinca para mudar hábitos e dar independência às crianças

Iniciativa de grupo de amigas psicólogas trabalha questões comportamentais e emocionais usando brincadeiras tradicionais e roda de conversa.

Gustavo Maia | 17/01/2019 08:55
Psicólogas resgatam brincadeiras antigas para trabalhar questões psicológicas com os pequenos. (Foto: Gustavo Maia)
Psicólogas resgatam brincadeiras antigas para trabalhar questões psicológicas com os pequenos. (Foto: Gustavo Maia)

Férias geralmente é sinônimo de diversão, difícil é a vontade de continuar aprendendo durante essa folguinha da escola. Mas as psicólogas Laynara Vilagra e Thamyres Ribeiro resolveram arriscar e elaboraram uma oficina de férias com atividades para estimular a consciência socioambiental e corporal, a formação de valores, de hábitos sustentáveis de alimentação e de manifestação de ideias. É tanta coisa que até para nós, adultos, pode ficar difícil de entender, mas Laynara explica que na prática, toda criança entende. O que as psicólogas fazem é usar brincadeiras comuns para trabalhar emoções, sentimentos e outros aspectos do comportamento das crianças.

Essa é terceira edição da oficina chamada “Atividades de Potencialização Para Crianças”, que acontece sempre durante as férias de junho e de janeiro e é voltada para crianças de 4 a 11 anos. Nesta edição, a ideia foi abraçada também pelas psicólogas Maria Elisa Lacerda e Lídia Carolina Balabuch, para deixar o verão da meninada diferente e independente.

Crianças aprenderam a fazer slime. (Foto: Reprodução/Divulgação)
Crianças aprenderam a fazer slime. (Foto: Reprodução/Divulgação)

“A gente não deixa as mães participarem exatamente porque a gente quer que a criança resolva os conflitos. Se tem uma briga, a gente senta e conversa pra resolver. E assim a gente vai desenvolvendo esses laços relacionais, promovendo o pensamento crítico na criança”, relata Laynara, lembrando que todo dia elas fazem uma roda de conversa com as crianças, quando algumas questões vêm à tona, como o caso de uma garotinha de cinco anos de idade que compartilhou com os novos amigos a tristeza da perda de parentes. Todas essas percepções geradas sobre o comportamento das crianças durante as oficinas são compartilhadas com os pais ao final, quando elas orientam sobre a necessidade ou não da busca por uma terapia ou uma investigação psicológica.

A ação, que começou ontem, vai até sábado, sempre das 13h30 às 17h, na Livraria Le Parole. O espaço é adaptado e assegurado para auxiliar os processos intelectuais, emocionais e relacionais dos pequenos. As vagas são limitadas, mas ainda dá tempo de participar.

Garotada fazendo a massa do slime. (Foto: Gustavo Maia)
Garotada fazendo a massa do slime. (Foto: Gustavo Maia)

No primeiro dia da oficina elas atenderam ao pedido do momento e ensinaram as crianças a produzirem o slime, uma massa pegajosa que tem virado sensação entre a garotada. “Fazer o próprio slime é uma atividade que tem efeitos terapêuticos. Ao criarem, os pequenos exercitam a paciência, estimulam a imaginação e a criatividade. Mas o processo ainda contribui com o desenvolvimento motor e cognitivo, com o raciocínio, a sensorialidade, entre outras funções”, conta Laynara.

Hora da Jardinagem

No segundo dia, as crianças conhecerão a importância da valorização do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, pelo contato com plantas que usamos na alimentação. “A gente trabalha a questão ambiental e da importância de uma alimentação saudável trazendo mudinhas de verduras como cenoura, alface ou beterraba, e além de conhecer o alimento, eles também aprendem como cuidar dessa plantinha”, explica ela.

Mãozinhas que Produzem
Já no terceiro dia, a oficina é voltada para a arte. Trabalhando motivação, persistência e criatividade de forma educativa e lúdica por meio de pinturas, dobraduras, colagem, confecção de brinquedos alternativos, entre outros, a ideia é incentivar a criação livre. No final do dia rola uma exposição das obras feitas pelos artistas mirins, quando cada um explica o significado do que produziu.

Vamos Mexer e Estimular a Imaginação
Por último, no quarto dia, a ideia é trabalhar a psicomotricidade da garotada, com danças, alongamentos e todos os exercícios corporais oferecidos pelas brincadeiras. “Cada criança tem seu próprio esquema corporal, e a nossa intenção é permitir a compreensão da forma como essa criança toma consciência do seu corpo, usando as brincadeiras que possibilitam o desenvolvimento da imaginação, e do movimento”, revela Thamyres, uma das organizadoras do evento.

Para participar ou para ter mais informações é só ligar no telefone 99226-0351 ou no 99189-6794. A livraria Le Parole fica na rua Euclides da Cunha - 1126, no Jardim dos Estados.

Curta o Lado B no Instagram e no Facebook.

Oficinas são chance da garotada gastar toda energia e ainda desenvolver aspectos afetivos. (Foto: Gustavo Maia)
Oficinas são chance da garotada gastar toda energia e ainda desenvolver aspectos afetivos. (Foto: Gustavo Maia)
Nos siga no Google Notícias