ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Faz Bem!

Paineiras da Ricardo Brandão podem curar feridas da criança que existe em você

Cara da estação e com poder de cura, florais vão te fazer enxergar as paineiras da cidade com outros olhos

Paula Maciulevicius | 24/03/2017 07:40
Existe um potencial de cura, através dos florais, para quem acredita no poder da paineira. (Foto: André Bittar)
Existe um potencial de cura, através dos florais, para quem acredita no poder da paineira. (Foto: André Bittar)

A temporada das paineiras da Ricardo Brandão deixam o córrego que corta a avenida mais bonito e a cidade colorida. Nesta época, todo ano, tem gente que para e fotografa, sem nem saber que por trás do rosa das flores e do algodão a que se parecem as painas, existe um potencial de cura - através dos florais - para quem acredita no poder que as árvores despertam.

Farmacêutica e terapeuta floral, Ana Paula Zandavalli, explica que cada flor expressa uma qualidade que é oriunda de um campo de consciência da natureza e a da paineira é a de ajudar a gente a se reconectar com a nossa mãe internamente e assim, ressignificá-la.

"Nem todas as pessoas têm uma referência positiva de sua mãe. Algumas não podem cuidar, outras no início da gravidez rejeitaram e isso gera na criança o sentimento de abandono", exemplifica a terapeuta.

Beleza estampa avenida, atrai olhares e pode curar o abandono. (Foto: André Bittar)
Beleza estampa avenida, atrai olhares e pode curar o abandono. (Foto: André Bittar)

No procedimento de se fazer um floral, Ana Paula explica que a informação deste campo de consciência, em ressonância com nossos campos, desperta qualidades e virtudes. "A paineira vem trabalhar este sentimento de proteção, de nutrição afetiva para essa criança interna", completa Ana Paula.

Na descrição, a terapeuta parte do nome popular da paineira. "Barriguda, que nada mais é do que grávida, não? E quando jovem, o tronco é cheio de espinhos justamente para evocar proteção. Suas flores são rosas, que é a flor do chacra cardíaco, que simboliza o amor não carnal, mas o amor ágape, aquele incondicional da mãe", detalha.

Em resumo, a farmacêutica explica que através do floral, a paineira trabalha a reconexão da criança que existe na gente com a figura da mãe.

"Muitas vezes as pessoas se sentem desamparadas, a mudança que se percebe é de maior nutrição afetiva, isso facilita estabelecer novos vínculos afetivos e principalmente faz o adulto sentir-se amado".

Lindas, colorido da paineira significa maternidade. (Foto: André Bittar)
Lindas, colorido da paineira significa maternidade. (Foto: André Bittar)

E olhando a paineira? Paisagem que deixará a via tão bela pelos próximos dias, é possível detectar tal sentimento? A resposta depende da sensibilidade de cada um.

"As plantas têm historinhas que fazem parte do nosso inconsciente coletivo. Uma delas vem do Nordeste: 'Maria estava com o Menino Jesus e tinha que se esconder de guardas e uma paineira se abriu para acolhê-la'", conta Ana Paula.

De uso medicinal, a paineira não tem nenhum por conter um certo nível de toxicidade, mas esteticamente, é facilmente reproduzida no paisagismo pela beleza das flores que forram o chão. Abraçá-la requer cuidado, mas também fala muito sobre nós como seres humanos.

"Escolha as mais velhas, porque com o tempo, você não precisa mais ser reativo. Não precisa se proteger tanto. Aí que os espinhos vão sumindo. Muitas vezes a gente reage agressivamente, porque tem medo, porque não entende muito bem o que o outro está nos falando.

Com o tempo, a gente vai amadurecendo, começa a olhar para o outro, a entender os motivos do outro e geralmente, as pessoas ficam menos reativas, menos espinhosas".

As árvores têm mais qualidades além da beleza e na Ricardo Brandão é possível contemplá-las com efeito de cura.Curta o Lado B no Facebook.

A temporada das paineiras da Ricardo Brandão deixam o córrego que corta a avenida mais bonito e a cidade colorida. (Foto: André Bittar)
A temporada das paineiras da Ricardo Brandão deixam o córrego que corta a avenida mais bonito e a cidade colorida. (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias