ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Pilates no cavalo é nova modalidade que promete efeitos para o corpo e a mente

Horse Pilates trabalha fortalecimento, mobilidade e alongamento

Thailla Torres | 30/06/2017 06:25
Instrutora conta com parceria e alegria dos cães durante as aulas. (Foto: André Bittar)
Instrutora conta com parceria e alegria dos cães durante as aulas. (Foto: André Bittar)

Já ouviu falar em Horse Pilates? A nova modalidade vem chamando atenção pelo trabalho corporal que une os benefícios da equoterapia com a técnica do pilates. Os resultados são surpreendentes quando o assunto é qualidade de vida e condicionamento físico, garante quem pratica.

Após anos de experiência com cavalos, a psicóloga mestre Camila Spengler, de 33 anos, decidiu abrir em Campo Grande uma academia equestre que oferecesse vários exercícios com o animal.

"No Brasil em geral há muitas escolas que oferecem apenas uma prática. Então, a gente quis reunir tudo com aulas adaptadas, para ir apresentando aos alunos todas as possibilidades de esportes com o cavalo". 

As aulas iniciam sempre com a montaria. Camila e a equipe especializada coordenam sobre posicionamento de quadril, postura, fortalecimento, habilidade de montaria e equilíbrio.

A paixão por cavalos começou aos 3 anos de idade. (Foto: André Bittar)
A paixão por cavalos começou aos 3 anos de idade. (Foto: André Bittar)

Em seguida, os alunos decidem pelas modalidades que na academia podem ser o hipismo, tambor, o ranch sorting - atividade em dupla com boi, semelhante a uma apartação - e também o trail uma atividade pouco executada no Brasil que consiste na prática de vivência do campo. "Especialmente para quem tem uma rotina em fazenda, onde o aluno aprende a abrir a porteira, encilhar e desencilhar, carregar um balde e também fazer percursos. Afinal, aqui no Estado a gente usa muito, então é interessante aprender ", destaca Camila.

Mas a grande novidade é o horse pilates, uma aula adaptada ao cavalo com todos os movimentos e muitos acessórios do pilates. "A aula é oferecida por uma equipe especializada na prática. E em cima do animal há um cuidado específico com trabalho de fortalecimento, mobilidade e alongamento. Depois a aula é finalizada no chão", explica.

Outro objetivo é que o aluno tenha a vivência com cavalo. Camila também ensina a cuidar, dar banho e explica todos os processos para que o animal esteja sempre saudável. "O cavalo é um amor para muitas pessoas e ele ajuda em várias questões, por isso, é importante aprender que ele, especialmente, merece todo cuidado e carinho".

Sobre os benefícios, ela tenta até resumir, mas garante que o cavalo proporciona estímulos em quase todo corpo do ser humano. "A meia hora ao passo do cavalo é equivalente a 1h de caminhada forte pra gente. São mais de 1,8 mil estímulos em meia hora. Claro que complementamos isso com alongamentos. Mas o fato é que o movimento dele reflete no nosso quadril e isso faz gerar estímulos em todos os músculos do nosso corpo", pontua.

Indicado para todas as idades e uma opção de relaxamento para gestantes.
Indicado para todas as idades e uma opção de relaxamento para gestantes.

As atividades também trazem benefícios psicológicos, trabalhando a atenção, capacidade de concentração e serve até contra a insônia, diz Camila. "Já existem pesquisas que provam o auxilo das atividades com o cavalo sobre o sono. Ajuda também no transtorno de conduta e, principalmente, na autoestima, já que pode ser praticado por todas as idades. O cavalo mostra o mundo para muitas pessoas, inclusive, pessoa com alguma deficiência", completa.

Camila não fala em preços, mas garante que os valores variam de acordo com o nível de independência do aluno no cavalo, o número de aulas, modalidades e atendimentos em cada prática.

Por amor - A psicóloga começou montar aos 3 anos de idade ao lado do avô na fazenda. Aos 9 anos já fazia hipismo clássico e aos 10 era craque no tambor. Ela não tem dúvidas de que desde a infância o cavalo sempre foi uma paixão, por isso decidiu se especializar e trazer a oportunidade de uma vida melhor ao lado do animal para outras pessoas.

"Com 13 anos conheci uma pessoa por meio da minha avó que me levou para a equoterapia onde passei a ter contato com as pessoas e me apaixonar cada vez mais pela profissão. Decidi fazer Psicologia justamente para me especializar em equoterapia. Fiz minha monografia e mestrado relacionado a esse tema", explica.

Com acessórios do pilates, a prática é coordenada por um especialista.
Com acessórios do pilates, a prática é coordenada por um especialista.

Consequentemente Camila também almeja o crescimento do esporte em Mato Grosso do Sul. "É ajudar a fomentar a prática no nosso Estado, porque senão pode morrer o tambor aqui, principalmente para mulheres", destaca.

Super parceria - Mas fofura mesmo é a aproximação dos cães. Nina, Jack e Paloma são da raça Red Heeler e passaram a conviver com os cavalos diariamente. Hoje, além de encantar a meninada na academia, cada um se tornou mediador na aproximação das pessoas com o animal de grande porte. 

Jack é o adolescente rebelde, com apenas 2 anos ele ainda é mais atrevido durante as aulas, já Paloma, a cadela caçula é quem faz todo mundo se divertir com as travessuras. Nina, com 6 anos de idade, não sai do lado de Camila durante as aulas. "Ela se treinou sozinha, por instinto mesmo, desde que comecei a trazê-la para não deixá-la sem companhia em casa. Com o tempo, ela foi se aproximando e eu percebi o quando ela ajudava os alunos que tinham medo do cavalo e dali em diante ela sempre esteve ao meu lado", se orgulha.

Quem tiver interesse, a Montana Academia Equestre funciona de segunda a sábado no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Informações e contato pela página do Facebook.

Nos siga no Google Notícias