ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Suspeita de alergia fez Sophia criar pãozinho de legumes sem glúten

Zero lactose e sem queijo, receita colorida é para quem gosta de saborear opções mais saudáveis no café da manhã e lanche da tarde

Alana Portela | 04/06/2020 07:24
Uma xícara de leite com café ao lado dos pãezinhos coloridos feitos de legumes. (Foto: Marcos Maluf)
Uma xícara de leite com café ao lado dos pãezinhos coloridos feitos de legumes. (Foto: Marcos Maluf)

A suspeita de alergia da filha fez Sophia Santana Zafalon Blanco Hasegawa preparar pãezinhos de legumes sem glúten para vender. A receita é zero lactose, não leva ovo e nem corante, deixou a vida da família mais colorida, e acabou ganhando o nome “Pãozim diquê”.

Sophia é funcionária pública, tem 32 anos e há sete meses se tornou mãe da pequena Haru, que nasceu na primavera. “Veio para florir nossas vidas. Quando tinha quatro meses, teve suspeita de alergia ao leite. A pediatra então orientou retirar da minha alimentação, o leite e derivados”.

A mãe relata que sempre foi amante do leite e seus derivados e no começo, era difícil não se alimentar de nada com lactose, principalmente queijo. “Fazia para consumo meu e da minha família, pão de queijo tradicional que aprendi com minha avó, congelava e ia assando”, recorda como era a rotina antes da suspeita.

Sophia Santana Zafalon Blanco Hasegawa mostrando os pãezinhos coloridos. (Foto: Marcos Maluf)
Sophia Santana Zafalon Blanco Hasegawa mostrando os pãezinhos coloridos. (Foto: Marcos Maluf)

Sem saída, ela passou a evitar o alimento e durante uma conversa com sua mãe, soube de uma receita diferente. “Me falou que assistiu na TV fazerem um pãozinho funcional, que é um pão de queijo sem queijo e disse que era roxo, a base de batata-doce roxa, de comer com os olhos. Anotou o preparo e me deu para testar”.

A ideia não era ruim e foi uma alternativa que Sophia poderia fazer para todos comerem sem medo. “Há dois meses pedi para meu marido comprar os ingredientes e fiz a primeira leva de pãozinho de batata-doce roxa. Amamos o resultado”.

Ela relata que o pãozinho é muito parecido com o pão de queijo tradicional, principalmente por conta da textura, formato e modo de assar. No entanto, a diferença está nos ingredientes. “É até mais fácil de fazer porque leva menos ingredientes. No lugar do queijo, leite e ovos, o principal é um alimento natural, sem processamentos, que a natureza nos dá, os legumes”, afirma.

Tem pãozinho na cor roxa, amarela, verde e rosa. (Foto: Marcos Maluf)
Tem pãozinho na cor roxa, amarela, verde e rosa. (Foto: Marcos Maluf)

Após a primeira remessa dar certo, ela então realizou pesquisas para testar a receita com outros legumes e brincar com as cores, para deixar o pãozinho ainda mais atrativo e assim surgiu o sabor  de abóbora, batata-doce e espinafre, inhame e beterraba, além do gosto de mandioquinha.

“Fiz então o de mandioquinha-salsa, que fica muito igual o pão de queijo, amarelinho. Depois, fui testando outros legumes de cores diferentes e só fui ajustando a quantidade de ingredientes. Quando vi meu congelador estava um arco-íris”, conta.

Sobre o sabor, Sophia destaca que cada pãozinho tem um gosto único. “Uso pouco sal então o gosto do legume é mais predominante. Mas o sabor é mais neutro”, diz. “São veganos, feitos com ingredientes sem origem animal, apenas de legumes, polvilho azedo e doce, óleo de milho, sal marinho e muito carinho em cada bolinha”, completa.

Depois dos testes, Sophia decidiu apostar na produção para vendas. “Meu marido estava com o contrato suspenso, salário reduzido, então resolvi usar os conhecimentos técnicos dele com manipulação de alimentos e propus fazermos para vender. Ele topou, ajustou a operação com as normas de segurança e minha rede de apoio, que é minha mãe, topou emprestar a cozinha e ficar com a bebê para produzirmos”.

A divulgação das vendas foi anunciada no fim de semana passado, entre os grupos de amigos e vizinhos e não demorou muito para surgir as encomendas. “Como começamos agora, o pacote sortido com os cinco sabores é o que mais tem sido pedido. Eu também indico o sortido para ver qual gostam mais. Mas meu preferido e de minha família é o de abóbora”.

Tempo depois, a suspeita de alergia ao leite da filha foi descartada. No entanto, serviu para a família descobrir outros caminhos na alimentação. “Sempre buscando algo saudável para comer sem culpa e atualmente é o amarelo-claro de mandioquinha-salsa, o verde de batata-doce com espinafre, rosa de inhame com beterraba, roxo de batata-doce roxa e a última tentativa foi a cor alaranjada com cenoura e abóbora, que no final ficou amarelo mais forte. No fim deixei somente a abóbora”.

Agora, Sophia também está testando outros sabores mais fortes, como bacon de soja, azeitona preta, tomate seco com manjericão e alguns doces. Para quem quiser experimentar os pãezinhos, ela vende por encomenda num pacote de 500 gramas e a pessoa pode escolher se deseja apenas um sabor ou sortidos.

É uma opção para comer no café da manhã ou no lanche da tarde, pois é saudável, nutritivo e colorido. “Depois de assado, fica crocante por fora e macio por dentro, puxa-puxa igual pão de queijo”, finaliza Sophia.

Serviço - As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (67) 9 9952-5249.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Pãozinho e uma xícara de café são opções para o café da manhã ou lanche da tarde. (Foto: Marcos Maluf)
Pãozinho e uma xícara de café são opções para o café da manhã ou lanche da tarde. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias