ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Games

Clássico Onimusha: Warlords traz aventura em uma remasterização de respeito

Luís Filipe | 17/01/2019 08:13
O jogo conta com referências da cultura Japonesa como um dos vilões inspirado em Oda Nobunaga.
O jogo conta com referências da cultura Japonesa como um dos vilões inspirado em Oda Nobunaga.

Onimusha: Warlords foi originalmente lançado em 2001 para PlayStation 2 contando a história de um Samurai chamado Samanosuke Akechi e da Ninja Kaede na busca para salvar a Princesa Yuki dos demônios que invadiram o Castelo de Inabayama.

O jogo conta com referências da cultura Japonesa como um dos vilões inspirado em Oda Nobunaga, um dos mais terríveis personagens da história nipônica, além de mostrar belos cenários como os castelos japoneses.

A jogabilidade está boa, o game traz novidades em relação ao original como jogar pelo analógico, o que oferece mais liberdade ao jogador para movimentar os personagens. Para os mais puristas, é possível jogar no modo padrão utilizando o D-pad do controle. Aqui a jogabilidade fica mais travada, algo parecido com os primeiros Resident Evil de PlayStation 1, mas para quem já jogou o game antes, isso é uma boa pedida caso não se acostumem com as novidades. Por outro lado, achei desnecessário um botão para consumir as almas (que servem para melhorar as armas e as Orbs, além de voltar energia e magia), para mim seria melhor que as almas fossem consumidas automaticamente e que o botão para consumo fosse utilizado como um botão de esquiva. Falando na esquiva ela pode ser feita através do botão de mira ao inimigo, porém requer um pouco de prática para ser feita.

Sobre os gráficos, acho que a Capcom poderia ter feito um trabalho mais caprichado, ainda mais por ser um remaster de um jogo de 2001, porém o resultado final agrada. As animações do jogo de forma geral, personagens e inimigos estão muito boas. O que mais gostei foi permitir o jogador escolher entre uma resolução wide screen (16:9) ou a versão original (4:3) permitindo assim ainda mais nostalgia.

O game traz novidades em relação ao original como jogar pelo analógico, o que oferece mais liberdade ao jogador para movimentar os personagens.
O game traz novidades em relação ao original como jogar pelo analógico, o que oferece mais liberdade ao jogador para movimentar os personagens.

Os menus são exatamente iguais aos originais, porém com uma resolução melhor. Mesmo sendo um título lançado há duas gerações atrás, a arte envelheceu bem e consegue dar o tom que a aventura pede. Além das melhorias gráficas, o game traz uma trilha sonora refeita e o sistema de conquistas. Aqui temos um sistema “honor” que mostra cada conquista do game, facilitando assim saber as que já foram adquiridas.

Sobre os idiomas, infelizmente a Capcom não localizou o jogo para o Brasil. As vozes temos apenas em Inglês ou Japonês, e os idiomas dos textos temos Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol e três diferentes Kanji. As alterações no idioma (tanto na escrita como voz e ativar ou desativar legendas) deverá ser feita no menu principal do jogo antes de começar a aventura.

De forma geral, o remaster agrada. É uma oportunidade para os jogadores conhecerem a franquia e os antigos fãs jogar novamente um grande jogo em gráficos atualizados.

Joguei a versão do remaster no Xbox One e, mesmo sem ter jogado o jogo original, gostei do resultado final. Como um novato na série, curti o sistema de batalha e da história num geral. Foi, com certeza, uma ótima forma de reviver a série.

Onimusha: Warlords foi lançado no dia 15 de Janeiro de 2019 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC (via Steam). Código do game cedido gentilmente pela Capcom.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. A coluna de games do Lado B tem apoio do Expo Video Game.

Onimusha: Warlords foi lançado no dia 15 de Janeiro de 2019 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC (via Steam).
Onimusha: Warlords foi lançado no dia 15 de Janeiro de 2019 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC (via Steam).
Nos siga no Google Notícias