ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Games

Game que inovou e quebrou barreiras, Prince of Persia faz 30 anos

Fernando Fenero | 17/12/2019 07:15
Essa é a história do primeiro game da franquia Prince of Persia
Essa é a história do primeiro game da franquia Prince of Persia

O vizir Jaffar se apaixona pela filha do Sultão enquanto o mesmo está distante lutando uma guerra. Para convencer a moça a se casar com ele, joga seu pretendente na masmorra do castelo e tranca a princesa em uma das torres. Uma ampulheta avisa que seu tempo é curto, são 120 minutos para salvar sua amada das garras do vilão, e assim começa a aventura de fuga do calabouço até os níveis mais altos do palácio.

Essa é a história do primeiro game da franquia Prince of Persia, quando outros jogos nem passavam pela imaginação de Jordan Mechner, um dos desenvolvedores mais inovadores de sua geração, introduzindo conceitos como rotoscopia nos jogos, tornando a movimentação do protagonista (o Príncipe da Pérsia) muito bem feita.

Para criar o efeito, Jordan capturou os movimentos de seu irmão mais novo correndo, saltando e lutando, para então desenhar por cima das fotografias e gerar as sprites do game. O resultado chamava muita atenção na época, onde os personagens se moviam de forma dura e sem fluidez.

O jogo criado originalmente para Apple 2 era visualmente muito bonito.
O jogo criado originalmente para Apple 2 era visualmente muito bonito.

O jogo criado originalmente para Apple 2 era visualmente muito bonito, alternando entre o visual sombrio e opressor das masmorras dos andares inferiores, com a opulência e luxo dos salões do palácio. Mas não era só nisso que o jogo inovava e chamava a atenção, o roteiro era muito interessante e não era resumido ao clichê de príncipe salvando sua amada, mesmo considerando as dificuldades em termos de recursos na época.

Pontos altos na história são o auxílio de um ratinho branco que a Princesa envia para abrir uma porta numa situação em que o príncipe fica aprisionado em um ponto da masmorra, a separação da alma\sombra do personagem quando o mesmo atravessa um espelho, e a luta contra ela em uma das últimas fases, além do complicado combate final contra Jaffar.

O sucesso do game foi tanto que ele foi portado para praticamente todo PC e videogame da época, desde os PC IBM com MS-DOS, passando por Atari, Game Boy, NEC, Master System, NES, Macintosh, Game Gear, Mega Drive, Super Nintendo e outros, até mesmo contando com ports não oficiais para plataformas como Commodore 64, ATM Turbo, e mais recentemente em 2016 para a Roku (uma TV Box usada para fazer streaming).

Em 2019 o jogo original completa 30 anos de seu lançamento, e curiosamente muitos dos fãs da franquia que renasceu na sexta geração de consoles (Game Cube, PlayStation 2 e Xbox), não conhecem o jogo original e o quanto o mesmo foi revolucionário. Fica aqui a dica: jogue Prince of Persia original e descubra onde tudo começou.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Em 2019 o jogo original completa 30 anos de seu lançamento.
Em 2019 o jogo original completa 30 anos de seu lançamento.
Nos siga no Google Notícias