A partir de hoje eu, Jader Mussato, passo a falar aqui no Lado B sobre o grande universo que vem conquistando cada vez mais crianças, jovens e adultos: os games. Seja por alguns minutos no celular ou horas em frente a TV, com certeza muita gente já esqueceu dos problemas mergulhando neste mundo. Então, aperte Start!
E não dá pra falar de vídeo game sem citar um dos maiores ícones de todos os tempos: Mario. O personagem criado em 1983 por Shigeru Miyamoto, atual desenvolvedor de jogos Nintendo, construiu ao longo de 32 anos uma relação única e apaixonante entre seus jogadores, elevando o título de personagem de jogo para o grande mascote da Big Nintendo.
Curiosamente, Mario não tinha esse nome. Ele era chamado de Jumpman, um personagem que surgiu para substituir Popeye, pois a Nintendo havia perdido seus direitos de utilização. Com a aparência irreverente e um bigode pomposo, Jumpman lembrava um funcionário da empresa que trabalhava na sede de Nova York, o Sr. Mario Segalli, daí o nome Mario.
Mas a história de amor vem se modificando ao longo dos anos. A Nintendo acabou se acomodando no sucesso do baixinho, deixando a empresa sem novidades. Será que os jogadores não acham mais graça em Mario? Será que depois de mais de 200 jogos, ele terá que sair de cena?
Com o fracasso das vendas do Wii U (o mais recente console), a Nintendo tem admitido não ter inovado, afinal são os bons jogos que ditam as boas vendas de um console. Mas a Big N (apelido da empresa) promete se redimir lançando novas franquias, novos personagens e lembrando também dos gamers hard core, aqueles que gostam de uma aventura mais complexa e adulta.
Sucesso para a Nintendo. Afinal quem ganha com isso somos nós os gamers.
E você? Acha que o Mario deve se aposentar?
Confira o mais novo lançamento Super Mario 3D World:
Acho que o grande problema da Nintendo é a teimosia. O pessoal tem que ficar implorando fazendo mil petições para eles trazerem jogos que apenas disponibilizam no Japão, sem contar que quando eles vem (muitas vezes eles não ligam para o apelo dos fãs mesmo) só depois de um ano ou mais, por conta da tradução. Sem contar o maldito bloqueio de área.
Sobre o mario: adorava quando criança e jogo até hoje, de vez em quando... mas mesmo assim dá aquela sensação de franquia saturada, todos os jogos são as mesmas coisas, eles só colocam uns poderes novos, umas fases diferentes e pronto. O último que comprei foi o Mario 3D World, para ao meu 3ds, zerei ele em um dia (ô joguinho fácil ) e vendi logo em seguida... não pretendo comprar mais jogos dele, vou ficar no do super nintendo mesmo.
Na minha opinião a Nintendo tem que ver que Mario está saturando, ela se apega muito a nostalgia, muitos dos gamers "oldschool" já não jogam mais Mario como antes !
O MARIO NÃO PODE SER APOSENTADO POIS O MEU FILHO JOGOU, EU JOGUEI E QUERO QUE MEUS NETOS JOGUEM POIS E DIVERTIDO E SEM A VIOLêNCIA DOS JOGOS DE HOJE
ESPERO QUE FAÇAM UMA CAMPANHA PARA QUE NÃO ACABE NUNCA SE TIVER VOU PARTICIPAR MAS Só POR EMAIL POIS NÃO TENHO FACE
Mário? Aposentar? Absolutamente não!
Ele faz parte da infância e da adolescência de muita gente, inclusive da minha!
Mário tem que ser Highlander! Rs
Não acho que o Mario vá acabar, mas acho que com o desenvolvimento dos jogos de hoje o Mario ficou mais como joguinho de criança mesmo, inclusive acho que a proposta do Mario sempre foi esta, o primeiro jogo em que ele apareceu que foi no saudoso Donkey Kong, onde ele era o personagem que sequestrou a princesa e ficava no ultimo andar jogando os barris no macaco, já era um jogo infantil, alias, antigamente quase todos os jogos lançados era para criança, mas os adultos pegaram gosto e na grande revolução dos video games que foi o lançamento do Play Station 1, os jogos finalmente se dividiram entre os voltados para crianças e os jogos mais adultos, com o avanço das definições e tamanho dos jogos, atualmente acho que é um mercado mais adulto do que infantil, basta ver os preços de hoje.
só pra acrescentar, o Sr mario Segalli era FAXINEIRO na NINTENDO.
O mário não pode se aposentar quero que meu filho jogue mario tbm
O Mario nunca de ser aposentado, amo o jogo e sempre que posso jogo um pouco para distrair... O Mario faz parte da minha infância, seria injusto com muita gente se ele fosse aposentado.