ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Games

Saiba o que rolou nas conferências da Microsoft, Sony, EA e Ubisoft na E3 2015

Edson Godoy | 16/06/2015 09:23
Saiba o que rolou nas conferências da Microsoft, Sony, EA e Ubisoft na E3 2015

Começou nessa semana a E3, a maior feira de videogames do mundo, que acontece anualmente nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles. O evento começou com a conferência da Bethesda no domingo, apresentando jogos como os incríveis Fallout 4 e o reboot do clássico Doom (confira a matéria publicada no Vídeo Game Data Base). Na segunda, quatro grandes conferências deixaram gamers boquiabertos durante o evento.

Microsoft

A gigante americana apresentou vários jogos exclusivos de peso. Começando com Forza Motorsport 6, que de cara já mostrou uma corrida rolando dentro da cidade do Rio de Janeiro. Ótimos gráficos e a garantia da já consagrada jogabilidade da série estão garantidas. O game será lançado em 15 de setembro de 2015.

Outra grande franquia exclusiva do console da Microsoft, Gears of War 4 chega no final de 2016. Foi mostrado apenas um curto vídeo do jogo rolando, mas a expectativa é grande pois se tratava de um anúncio bastante esperado pelos fãs. Como tira-gosto, a empresa irá lançar Gears of War Ultimate Edition, que trará os três primeiros jogos da série remasterizados para 1080p a 60 frames por segundo. O beta dessa coletânea já foi liberado ontem mesmo e a previsão de lançamento da versão completa para 25 de agosto de 2015.

Halo 5: Guardians também marcou presença, com a divulgação da sua data de lançamento: 27 de outubro de 2015. É um dos carros-chefes do Xbox One e o game até agora vem mostrando muita competência na parte gráfica. A história também está deixando os fãs bastante instigados e curiosos com o game.

Outro game que teve bastante destaque na conferência da Microsoft foi Rise of the Tomb Raider, da produtora Crystal Dynamics, que será lançado primeiro para Xbox One, no dia 10 de novembro de 2015. Para os demais consoles ainda não há data de lançamento prevista. O game está programado para sair inclusive para Xbox 360 (também sem data). Outro game multiplataforma mostrado foi o aguardado Dark Souls III, previsto para o início de 2016.

A icônica empresa Rare, criadora de clássicos como Battletoads e Conker Bad Fur Day, lançará exclusivo para Xbox One uma coletânea contendo 30 jogos clássicos da empresa. A Rare Replay chega ao mercado em 4 de agosto trazendo desde jogos do NES (como o próprio Battletoads), até jogos do Xbox 360. A empresa também anunciou Sea of Thieves, game de piratas que sairá para Xbox One e PC´s em 2016.

Esses foram os principais destaques em termos de games. Mas a empresa não parou por aí: foi anunciado que no final do ano o Xbox One começará a rodar jogos de Xbox 360 (tanto mídia física quanto digital). Essa compatibilidade será gradual e ao que tudo indica terá um número limitado de jogos. Provavelmente funcionará em um esquema parecido com a retrocompatibilidade do Xbox 360 com o Xbox clássico. Só esperamos que a empresa não retire essa compatibilidade como fez com os mencionados consoles das gerações anteriores.

A empresa também não ficou de fora da onda da realidade virtual. Além de ratificar a parceria firmada com a Oculus, empresa criadora do óculos de realidade virtual Rift, a Microsoft mostrou ao mundo uma apresentação do Holo Lens, óculos que cria uma espécie de holografia interativa do jogo. O game utilizado na apresentação foi uma versão especial do aclamado Minecraft, feito exclusivamente para o acessório. É incrível o que esse óculos conseguiu fazer.

Electronic Arts – EA

Uma das softhouses mais tradicionais da história, a EA deixou todos boquiabertos com Star Wars Battlefront. O game apresentou um dos melhores gráficos da E3 até aqui. Somado a isso, o game traz toda a ação e diversão de seus antecessores, que deixaram muita saudade desde Playstation 2 e Xbox clássico. O game sai dia 17 de novembro para Playstation 4, Xbox One e PC.

A EA também anunciou o novo game da franquia Mass Effect – Andromeda, com previsão de lançamento para o final de 2016. Outros games anunciados pela empresa: novo game da série Need for Speed (que promete voltar ao estilo de Need for Speed Underground); FIFA 2016 (com direito a apresentação do Rei Pelé) e todas as demais franquias de esporte da desenvolvedora – NHL, NBA e Madden; para fechar, o novo Mirror´s Edge: Catalyst.

Ubisoft

A francesa Ubisoft veio forte nessa E3. Além do já tradicional Assassin’s Creed (Syndicate) e Just Dance 2016 (franquias que são anunciadas novas versões anualmente), a empresa trouxe algumas surpresas. Começando pelo novo South Park: The Fractured But Whole, continuando o sucesso iniciado em Stick of Truth. O game chega em 2016 para Playstation 4, Xbox One e PC. Outra novidade mostrada foi o game For Honor, jogo de batalha focado no combate corpo a corpo que permite ao jogador lutar em diversas eras, como a medieval e também nos tempos dos samurais. O game também sairá para os consoles de nova geração e PC.

Os jogos de Tom Clancy vieram com toda a força nessa E3. Começando com The Division, inicialmente previsto para 2014, finalmente recebeu data definitiva de lançamento: 8 de março de 2016. O game entrará será disponibilizado em versão beta já em dezembro e foi mostrado um extenso trailer do game durante a feira. Rainbow Six Siege também foi mostrado em maiores detalhes, ganhando data de lançamento: 13 de outubro. Para fechar, foi anunciado um novo game da série Ghost Recon: Wild Lands, mostrando lindas imagens. Todos esses jogos sairão para Playstation 4, Xbox One e PC. Muita ação e tiroteio vem por aí pelas mãos da Ubisoft.

Sony

A criadora do Playstation 4 começou sua conferência na E3 de forma bombástica: The Last Guardian, sucessor espiritual de clássicos do Playstation 2 como ICO e Shadow of the Colossus, finalmente ganhou uma data concreta de lançamento: 2016. Anunciado pela primeira vez na E3 de 2009, o game seria lançado para Playstation 3, mas sofreu com diversos problemas durante a sua produção. Muitos duvidavam que o game realmente seria lançado. Próximo à E3 2015, vários rumores surgiram indicando que o game seria novamente anunciado.

Surgiu também uma nova franquia: Horizon Zero Dawn é cria da Guerrilla Games (desenvolvedora da série Killzone). Trata-se de um belo jogo que conta a história de um mundo pós-apocalíptico diferente, onde humanos disputam território com dinossauros robóticos. O game tem previsão de lançamento para 2016, exclusivo para Playstation 4. Foram mostrados também alguns games não exclusivos, como No Man Sky, Hitman (talvez um reboot) e Call of Duty Black Ops III.

Para delírio dos fãs, foi anunciado o remake do aclamado Final Fantasy VII. O game sai primeiro para Playstation 4 (provavelmente virá depois para outras plataformas), ainda sem previsão de lançamento. Outra bomba foi a confirmação de um dos boatos mais falados antes da E3 (nós falamos sobre ele aqui). Shenmue III foi anunciado, mas não com lançamento garantido...

Yu Suzuki, um dos mais lendários designers de games da SEGA, subiu no palco e anunciou que uma campanha no Kickstarter (!!!) está aberta para financiar a produção do game. Essa foi sem dúvida uma das notícias mais estranhas da E3. Caso atinja o valor de 2 milhões de dólares na campanha de financiamento coletivo, o game será lançado inicialmente para PC e Playstation 4. A pergunta que não quer calar é: por que a própria Sony não financiou o game?

Street Fighter V também deu as caras na E3. O game, exclusivo para o Playstation 4 nos consoles (sai também para PC), teve mais dois lutadores revelados: Birdie e Cammy. A Sony também informou a data do início do teste da versão beta do game: 23 de julho. Além de tudo isso, a empresa também falou (e mostrou) um pouco do Project Morpheus, óculos de realidade virtual do console, que estará à disposição dos visitantes da E3 para testes.

Para fechar com chave de ouro, a Sony mostrou um vídeo de gameplay de Uncharted 4, game exclusivo do PS4 com lançamento previsto para 2016. Os gráficos do game estão incríveis! Nem um pequeno problema técnico conseguiu tirar o brilho dessa apresentação.

E assim terminou a segunda-feira da E3 2015. Ufa!!! Quantos lançamentos e anúncios, não?! Até agora o evento vem superando as expectativas, o que vem para compensar um ano bastante morno na indústria dos videogames.

Lembrando aos amigos de nossa coluna que a loja Retro Gamers está transmitindo a E3. Inclusive este colunista estará por lá durante a semana conferindo o evento e batendo um papo com o pessoal da loja. Não deixe também de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias