ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Games

Sony inicia serviço de locação online de jogos para Playstation 4. Saiba como

Edson Godoy | 05/08/2014 06:52
Sony inicia serviço de locação online de jogos para Playstation 4. Saiba como

A Sony havia anunciado no começo do ano que lançaria um sistema de streaming que funciona como uma locadora virtual de jogos, levando aos consoles da empresa diversos títulos que vão desde o Playstation 1 até o Playstation 4.

A ideia é muito promissora, sem dúvida alguma, e pode ser mais um passo na revolução iniciada com a venda de jogos online (PSN, Xbox Live e nos serviços de Streaming de PC, como o GoG e o Steam) no tocante à forma com a indústria de videogames distribui seus jogos. Porém o que parecia promissor pode se tornar um retrocesso. Pelo menos aqui no Brasil.

Ocorre que no último dia 31 de julho, a Sony iniciou o serviço, chamado de PS Now, em fase de testes (beta) apenas para os proprietários de consoles Playstation 4 e os resultados, principalmente, para quem mora no Brasil, não foram nada animadores.

Nosso colaborador, Patrick Weiller, proprietário da loja Retro Gamers aqui de Campo Grande, teve acesso ao beta do PS Now e nos contou suas impressões. O serviço está funcionando apenas com conexão direta do cabo de rede no console. Rede wireless nem pensar, pois o console reconhece falta de largura de banda de internet e bloqueia o serviço para quem estiver utilizando a rede wi-fi.

Claramente, as limitações de qualidade da internet brasileira são sentidas durante o uso do serviço. Durante a jogatina, por diversas vezes são sentidos “delays” (atrasos entre o que o jogador aperta no controle e o comando que efetivamente chega ao jogo), pois ao clicar no controle, ao invés de ir direto para o aparelho, esse clique é enviado ao servidor, que manda de volta para o seu aparelho. “Se for um jogo que necessita de comandos rápidos, a jogabilidade fica muito prejudicada”, conta Patrick.

Além disso, pelo menos nessa fase inicial, os preços para as “locações” estão altíssimos, muitas vezes saindo mais caro do que comprar o mesmo jogo por meio digital ou até mesmo em mídia física. Por enquanto apenas jogos de Playstation 3 estão disponíveis, e por incrível que pareça, o serviço não oferece nenhum tipo de melhoria no jogo, pois apesar de se utilizar do Playstation 4 para rodar, os jogos na verdade estão rodando no servidor da Sony, composto por diversos Playstation 3.

Porém, a Sony informou que esses aparelhos são versões modificadas e até 8 vezes mais poderosas do que o hardware original do Playstation 3. Portanto, na versão final do serviço, talvez os jogos possam ser transmitidos com melhorias na parte gráfica, por exemplo.

Fica a impressão que, apesar da boa ideia que o PS Now quer implementar, a baixa qualidade da nossa internet prejudicará demais o serviço. Até mesmo nos Estados Unidos, nessa fase beta, o PS Now apresentou problemas semelhantes aos encontrados pelos brasileiros. E ainda tem a questão dos valores pedidos nos jogos, que da forma que estão, tornam um contrassenso o investimento. É esperar para ver se a Sony irá utilizar bem essa fase de testes para corrigir as falhas apresentadas.

Visite e curta nossa fanpage no Facebook clicando aquiA coluna de games do Lado B tem o apoio do Museu do Videogame.

Nos siga no Google Notícias