ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Lado B

Previsto para hoje, lançamento do Carnaval é remarcado para o dia 26

Elverson Cardozo | 11/01/2013 18:10
Desfile da Igrejinha em 2011. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Desfile da Igrejinha em 2011. (Foto: Arquivo/João Garrigó)

Pelo calendário oficial protocolado na Fundac (Fundação Municipal de Cultura), o lançamento do carnaval de Campo Grande deveria ser realizado hoje (11), mas o atraso na escolha do novo diretor-presidente do órgão atrapalhou os planos. Agora, com apoio da prefeitura garantido, é hora de reorganizar o cronograma para definir as novas datas da folia. O lançamento ficou para o dia 26 de fevereiro, a partir das 19h, na Praça do Rádio Clube Campo.

Segundo o presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Eduardo Souza Neto, no mesmo dia será definido quem será o rei momo e a rainha.

Eduardo afirma que ainda é preciso fazer orçamento da parte estrutural que será bancada pelo município, como luz e arquibancada, entre outros equipamentos. Essa situação, segundo o presidente da Liga, inviabilizou os pré-carnavais das escolas do grupo de acesso, mas as festas não foram canceladas. As agremiações vão se apresentar juntas, no dia 26, data do lançamento.

“A fundação vai ter tempo de agilizar a infra-estruturas e as escolas tempo de se organizar”, disse

A batalha agora é para garantir os pré-carnavais das escolas que compõe o grupo especial, mas a conversa, de acordo com Eduardo, é com o governo de Mato Grosso do Sul, que também já ofereceu apoio e vai liberar R$ 160 mil, valor que será dividido entre as escolas.

Eduardo Souza Neto, presidente da Lienca. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Eduardo Souza Neto, presidente da Lienca. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Lienca espera que a prefeitura custeie a infra-estrutura dos pré-carnavais, dos desfiles e ainda ofereça ajuda financeira. O prefeito Alcides Bernal (PP) ainda não divulgou a quantia que será destinada à folia na Capital, apenas garantiu apoio.

O que está definido? - Os desfiles das escolas de samba de Campo Grande estão marcados para os dias 8 e 9 de fevereiro. A ordem de entrada ainda não foi definida. Todas as agremiações já divulgaram seus enredos, garantiu a Liga.

A Vila Carvalho, campeã de 2011, tem como tema “O Brasil mostra sua cara”; Cinderela Tradição do José Abraão vai invocar o espírito patriota com “Sou Brasileiro e não desisto nunca”.

Unidos do São Francisco vai falar sobre “As quatro estações do ano”. A Unidos do Cruzeiro entra com o tema “Do lixo ao luxo – Até num amontoado de lixo nascem flores". A Deixa Falar aposta em “Crianças e crendices – mistérios da fé”.

As sinopses ainda não foram entregues, mas as escolas, segundo a Lienca, têm até o dia 1º de fevereiro para oficializar seus enredos, apresentar a letra, justificar a escolha e entregar o mapa ou resumo de alas.

“A partir desse material é que a Liga faz o caderno de obrigações que é entregue aos jurados”, disse Eduardo.
Este ano, Campo Grande não vai ver a Igrejinha entrar na avenida. A direção da escola decidiu não participar do carnaval depois de uma ação movida pelo MPE (Ministério Público Estadual).

Dois blocos vão desfilar pela Lienca. O “Ilêomôaiye”, de afoxé, ligado ao segmento da capoeira e o “Tambores vento bom”, que mistura maracatu e frevo.

Nos siga no Google Notícias