ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Sabor

Apaixonadas por churrasco mostram que mandam muito bem na brasa

Grupo quer aumentar o número de integrantes para fazer churrasco e ensinar tudo sobre o universo da carne

Thailla Torres | 20/11/2019 06:30
Thays, Lari e Silvana no preparo do churrasco. (Foto: Arquivo Pessoal)
Thays, Lari e Silvana no preparo do churrasco. (Foto: Arquivo Pessoal)

No universo machista a mulherada já ouviu de tudo, mas quando o assunto é churrasco o discurso de alguns homens tenta provar que elas não sabem nada da churrasqueira. O preconceito cai por terra quando elas mostram que a brasa também é delas, e como é. Um grupo de mulheres em Campo Grande, por exemplo, se reúne para fazer churrasco e tentar trazer o máximo de mulheres para o reduto das apaixonadas por carne.

Conhecido como “Brasa Delas”, elas são em 6 integrantes que a cada churrasco convidam uma nova amiga e compartilham tudo o que sabem, e claro, surpreendem com uma carne saborosa, suculenta e no ponto ideal de um bom encontro.

Mulherada é incentivada em churrasco e nas redes sociais.
Mulherada é incentivada em churrasco e nas redes sociais.

Hoje elas formam não só um grupo de diversão como uma confraria, a fim de faturar e ver o dom com a churrasqueira virar negócio. Prova disso é que, em dezembro, elas já têm três eventos agendados para fazer churrasco. “O objetivo é divulgar, fazer cursos na área e mostrar que as mulheres estão sim cada vez mais presentes nesse mundo da brasa”, explica a cozinheira e assadora Thays Rocha.

E o grupo não é nada restrito. Thays publica nas redes sociais fotos de outras mulheres assadoras pelo País e já conseguiu estimular a criação de um “Brasa Delas” até em Sorocaba. “A ideia é incentivar outras mulheres assadoras. Eu mesma não sabia que era tão forte para isso. Por isso, quero unir as mulheres do Estado, já passamos muito preconceito, então vamos nos unir e crescer juntas”, afirma.

Elas se conheceram em um curso de mestre churrasqueiro onde se aprende muito sobre o mundo da carne, técnicas de corte, de fogo e modo de assar. Na prática também aprenderam sobre temperos, controle de temperatura, pontos da carne, acompanhamentos e molhos e, como harmonizar carne com cachaça e cerveja.

“Quando nos reunimos, gostamos de comprar nossos cortes preferidos e escolhemos uma assadora, aí cada uma tem sua técnica. Eu, particularmente, gosto de assar sem tempero e na hora de cortar uso sal de parrilla e sirvo, a carne fica suculenta, já que não desidrata tanto como se colocasse sal antes de assar”, explica Thays.

Thays é uma assadora apaixonada por carne.
Thays é uma assadora apaixonada por carne.

A assadora ainda revela algumas preferências. “Normalmente escolho um corte do dianteiro, Short Rib ou acém com osso que é um corte com pedaço de osso retirado da parte dianteira, entre a primeira e quinta costela do animal, e parte do miolo do acém. Do traseiro tenho preferência por maminha, contra filé e bife do vazio. Se é porco ou frango já deixo marinando antes e entram primeiro na brasa, esses servimos de entrada com uma boa linguiça artesanal e mandioca cozida”, destaca.

Cada encontro vale a pena para mostrar que a mulherada sabe, pode e deve dominar a brasa, uma vez que elas já ouviram muito sobre estarem no comando da churrasqueira. “Escuto quase todo dia questionamento sobre ser churrasqueira e que mulher tem que ficar só na cozinha”, conta.

Elas ainda costumam ouvir que os melhores assadores são homens e que os melhores chefs também. “Mas isso para mim não importa, o que importa é amar o que faz e fazer bem. Agora, nosso intuito é oferecer um curso para mulheres que tenham curiosidade ou que já gostam de assar e queiram entender mais sobre cortes e técnicas de assado

Atualmente fazem parte do grupo Tais Almeida, Lari Godoy, Silvana Sanches, Pamela Crivelaro e Lázara.

Quem tiver interesse em participar é só seguir o grupo no Instagram.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias