A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

31/03/2018 09:46

Aulas gratuitas ensinam a fazer costela ao avesso e peixe com queijo pantaneiro

Thaís Pimenta
Antenor e Simone são fotógrafos e são eles quem ministram as aulas na Cozinha do Gaúcho na Fenasul. (Foto Thais Pimenta)Antenor e Simone são fotógrafos e são eles quem ministram as aulas na Cozinha do Gaúcho na Fenasul. (Foto Thais Pimenta)

Que tal aprender a preparar pratos dos Pampas ou um belo peixe com queijo pantaneiro? No fim de semana, Campo Grande tem aulas que vão de um canto ao outro do País pela gastronomia. Durante a programação da Fenasul, no Círculo Militar, e da Festa do Peixe, na Feira Central, dá para aprender de graça.  

Na Fenasul quem ministra as aulas é o casal Antenor Tatsch Junior e Simone Brogni. ''Nós somos do Rio Grande de Sul e, por mais que a cozinha não seja a nossa principal ocupação, sempre foi um hobby'', diz Antenor.

A Fenasul já expôs o trabalho do casal, de suas fotografias, inclusive nesta edição Simone também apresenta a mostra ''Mulheres Gaúchas'' dentro da Feira. 

''Eles nos convidaram para assumir essa Casa do Gaúcho, que tem todos os elementos da nossa cultura, para aqui ministrar as aulas", explica ela. Durante o fim de semana são dois horários, um para o prato salgado e outro para a sobremesa, às 14h e às 20h, já dia de semana só às 20h.

Hoje eles ensinam como fazer a Costela Bovina Desossada ao Avesso, na panela de pressão e um Arroz de Leite. No domingo (1), o casal passa todos os segredos de uma boa Paella Gaúchesca e da sobremesa Chico Balanceado.

Segunda é a vez do público aprender o Puchero Gaúcho, no dia seguinte, o Arroz de China Pobre, feito com linguiça. Quarta-feira, Antenor e Simone ensinam o Carreteiro de Charque Campeiro e a Torta de Bolacha.

 

Quinta é a vez das massas, com o Pão Caseiro Recheado com Linguiça Calabresa. Sexta-feira o Ossobuco ao Molho com Massa Penne e a Torta de Goiaba serão preaprados ao vivo. Finalmente, sábado, o casal prepara uma Rabada ao Molho de Tomate com Batata Inglesa e uma Ambrosilha.

Adriano Torres é o chef que ensina a preparar  o Carneiro Calógeras. (foto: Divulgação)Adriano Torres é o chef que ensina a preparar o Carneiro Calógeras. (foto: Divulgação)

Também é possível aprender como servir e preparar o chimarrão, nas rodas de chimarrão que ministradas e servidas durante o evento.

Já na Feira Central, o Cozinha Show apresenta hoje, às 19h, aula da chef Luciana Spinola sobre como fazer um Espetinho de Pintado com Queijo Nicola e Geleia de Pimenta. O queijo é tradicionalmente produzido no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Às 20h, quem ministra o Cozinha Show é Adriano Torres, chef e educador do Senac.

Ele vai ensinar todos os passos do Carneiro Calógeras, prato de sua autoria, com uso da carne de gosto forte. Não muito difundida por aqui, o carneiro é culturalmente importante para os árabes, que ocupam ainda hoje a maior parte do comércio da Rua Calógeras, no Centro de Campo Grande.

No último dia do evento, domingo de Páscoa, tem programação especial para as crianças com oficina de chocolate às 19h.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.