ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Chefs reinventam gyoza, recheada de moela temperada na guavira

Não há limites para criatividade quando o assunto é cozinha, especialmente a oriental.

Por Thailla Torres | 26/05/2020 06:32
Gyoza ganhou recheio especial pelas mãos dos chefs Thiago Rossi e Bruno Abreu.
Gyoza ganhou recheio especial pelas mãos dos chefs Thiago Rossi e Bruno Abreu.

Se tem uma coisa que mexe com o sentimento do povo japonês é quando a gastronomia tradicional ganha outras versões. Há quem goste e há quem deteste. Mas tudo bem. Não há limites para criatividade quando o assunto é cozinha. Por isso, os chefs sul-mato-grossenses Thiago Rossi e Bruno Abreu ousaram em apresentar uma nova versão do gyoza, que embora seja originalmente uma iguaria da culinária chinesa, se tornou muito popular em todo o Japão.

Bruno já esteve no Lado B mostrando suas invenções com a culinária elaborada através das panc’s (plantas alimentícias não convencionais), Thiago é o chef de Dourados que aos 19 anos interrompeu o curso de Letras no último ano para se entregar a gastronomia. Entusiasta do uso de ingredientes regionais nas suas preparações e de uma culinária mais contemporânea, é também um admirador da cozinha oriental.

Atualmente tem criado conteúdo em suas redes sociais trazendo receitas simples, mas saborosas e com preparação digna de um restaurante para o público que está em casa, por isso, uma das receitas ensinadas hoje é o gyoza.

“A ideia da receita surgiu após a chegada do Bruno aqui em Dourados para fazermos juntos um evento em um restaurante. Como temos poucas oportunidades de cozinharmos juntos, resolvemos de imediato ir até o mercado e fazer uma receita, com as ideias que fossem surgindo. Eu estava justamente na época fazendo testes de gyoza para colocar em meu menu. Logo o Bruno foi colocando os elementos dele da gastronomia mais regional e as panc’s”.

A dupla chegou à conclusão que a moela é um ingrediente diferente para o prato oriental, mas casaria bem com o sabor da receita. “Outro ingrediente mais inusitado ainda seria o jiló, que traz um amargor leve ao prato. A massa foi feita com açafrão da terra e temperada com um pouco de aceto balsâmico para equilibrar o sabor. Por sorte eu tinha um pouco de especiaria de guavira em casa para temperar a moela e trazer mais um toque regional para a receita. O formato do gyoza já ficou por conta da inspiração no Quadrucci Italiano. Finalizamos com uma redução de flor e vinho branco e pó de Alga Nori”, detalha o chef. Confira a receita completa:

Ingredientes para massa do gyoza:

Água morna
Trigo
Açafrão da terra em pó
Gotas de aceto balsâmico

Modo de preparo: Misture os ingredientes até obter uma massa levemente ressecada e abrir até ficar o mais fino possível. Corte em pequenos quadrados.

Ingredientes para o recheio:

Moela de frango
Jiló
Especiaria de guavira
Cebola branca
 Alho

Modo de preparo: Caramelizar a cebola cortada e em seguida adicionar o alho. Adicionar a moela e o jiló e a especiaria. Cozinhe até o ponto desejado. Reservar até esfriar para rechear os gyozas

Depois faça uma redução de flor com pétalas de da flor beijo turco, açúcar refinado e vinho branco seco para decorar o prato.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.