ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Sabor

Chefs reinventam gyoza, recheada de moela temperada na guavira

Não há limites para criatividade quando o assunto é cozinha, especialmente a oriental.

Thailla Torres | 26/05/2020 06:32
Gyoza ganhou recheio especial pelas mãos dos chefs Thiago Rossi e Bruno Abreu.
Gyoza ganhou recheio especial pelas mãos dos chefs Thiago Rossi e Bruno Abreu.

Se tem uma coisa que mexe com o sentimento do povo japonês é quando a gastronomia tradicional ganha outras versões. Há quem goste e há quem deteste. Mas tudo bem. Não há limites para criatividade quando o assunto é cozinha. Por isso, os chefs sul-mato-grossenses Thiago Rossi e Bruno Abreu ousaram em apresentar uma nova versão do gyoza, que embora seja originalmente uma iguaria da culinária chinesa, se tornou muito popular em todo o Japão.

Bruno já esteve no Lado B mostrando suas invenções com a culinária elaborada através das panc’s (plantas alimentícias não convencionais), Thiago é o chef de Dourados que aos 19 anos interrompeu o curso de Letras no último ano para se entregar a gastronomia. Entusiasta do uso de ingredientes regionais nas suas preparações e de uma culinária mais contemporânea, é também um admirador da cozinha oriental.

Atualmente tem criado conteúdo em suas redes sociais trazendo receitas simples, mas saborosas e com preparação digna de um restaurante para o público que está em casa, por isso, uma das receitas ensinadas hoje é o gyoza.

“A ideia da receita surgiu após a chegada do Bruno aqui em Dourados para fazermos juntos um evento em um restaurante. Como temos poucas oportunidades de cozinharmos juntos, resolvemos de imediato ir até o mercado e fazer uma receita, com as ideias que fossem surgindo. Eu estava justamente na época fazendo testes de gyoza para colocar em meu menu. Logo o Bruno foi colocando os elementos dele da gastronomia mais regional e as panc’s”.

A dupla chegou à conclusão que a moela é um ingrediente diferente para o prato oriental, mas casaria bem com o sabor da receita. “Outro ingrediente mais inusitado ainda seria o jiló, que traz um amargor leve ao prato. A massa foi feita com açafrão da terra e temperada com um pouco de aceto balsâmico para equilibrar o sabor. Por sorte eu tinha um pouco de especiaria de guavira em casa para temperar a moela e trazer mais um toque regional para a receita. O formato do gyoza já ficou por conta da inspiração no Quadrucci Italiano. Finalizamos com uma redução de flor e vinho branco e pó de Alga Nori”, detalha o chef. Confira a receita completa:

Ingredientes para massa do gyoza:

Água morna
Trigo
Açafrão da terra em pó
Gotas de aceto balsâmico

Modo de preparo: Misture os ingredientes até obter uma massa levemente ressecada e abrir até ficar o mais fino possível. Corte em pequenos quadrados.

Ingredientes para o recheio:

Moela de frango
Jiló
Especiaria de guavira
Cebola branca
 Alho

Modo de preparo: Caramelizar a cebola cortada e em seguida adicionar o alho. Adicionar a moela e o jiló e a especiaria. Cozinhe até o ponto desejado. Reservar até esfriar para rechear os gyozas

Depois faça uma redução de flor com pétalas de da flor beijo turco, açúcar refinado e vinho branco seco para decorar o prato.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563. 

Nos siga no Google Notícias