ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 18º

Sabor

Clientes deixaram saudade, mas dão nome a café e sanduíche em padaria

Além daqueles que já faleceram, figuras que marcam ponto todos os dias também foram homenageados

Aletheya Alves | 29/08/2023 08:01
Viúva e filha de Renato Rezende com o sanduíche que ganhou nome do médico. (Foto: Paulo Francis)
Viúva e filha de Renato Rezende com o sanduíche que ganhou nome do médico. (Foto: Paulo Francis)

Para honrar a saudade deixada por clientes, padaria localizada na Rua Euclides da Cunha, no Jardim dos Estados resolveu homenagear figuras que já partiram e também algumas que continuam marcando ponto todos os dias no espaço dando seus nomes a pratos do cardápio. Composta por 10 nomes, a lista dos honrados foi pensada com clientes que integram a história do espaço.

Transformado em um sanduíche na Pão e Tal feito com pão francês, filé mignon, muçarela, alface e tomate, Renato Rezende teria gostado da homenagem, narra a viúva, Maira Rezende. “As meninas brincam porque além do pão francês, que era a marca diária dele, ele era um filé”.

Um dos fundadores do Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul, conhecida como Clínica Campo Grande, Renato se foi em 2014 e, quase dez anos depois, a nova homenagem é na padaria.

Família conta sobre como Renato não passa um dia sem ir até a padaria. (Foto: Paulo Francis)
Família conta sobre como Renato não passa um dia sem ir até a padaria. (Foto: Paulo Francis)
Médico partiu em 2014 e recebeu homenagens distintas. (Foto: Arquivo pessoal)
Médico partiu em 2014 e recebeu homenagens distintas. (Foto: Arquivo pessoal)

Explicando sobre a relação do marido com a padaria, Maira conta que Renato passava diariamente no espaço para garantir o pão francês do dia seguinte. “Ele era um marido e um pai muito carinhoso e por muitos anos fez essa rota. Então, quando vimos que ele ganharia um sanduíche, ficamos emocionadas demais”.

Caracterizado como um homem dedicado e atencioso pela família, o médico também já foi homenageado dando nome ao relógio da Avenida Calógeras. Maira explica que após o então relógio da 14 de Julho ser derrubado, Renato assumiu a luta pela construção da réplica.

E, mais do que apoiar a construção do símbolo, conseguiu encontrar o maquinário original do relógio.

Além de Renato, outro cliente que já faleceu e foi homenageado é o ex-secretário municipal Evandro Bandeira. No cardápio, o Macchiato Evandro Bandeira é feito com café expresso, leite vaporizado e chocolate em pó.

Evandro Bandeira entrou na lista de novas bebidas da padaria. (Foto: Paulo Francis)
Evandro Bandeira entrou na lista de novas bebidas da padaria. (Foto: Paulo Francis)

Tendo partido em 2020, o advogado nascido em Aquidauana foi conselheiro fiscal e se inscreveu na OAB, ainda de Mato Grosso, em 1977. Na época de seu falecimento, o então presidente da Ordem dos Advogados, Mansour Elias Karmouche, destacou o “legado de luta, enfrentamento e de coragem” do companheiro de profissão.

Gerente da Pão e Tal, Eliane Santos explica que a inclusão dos nomes dos clientes foi a forma mais recente de homenagear as pessoas que fazem parte da história da padaria. “São pessoas que têm essa ligação com a padaria e que, somado a isso, costumam fazer seus próprios pedidos. Então, em geral, os novos pratos são pedidos que eles fazem ou faziam e não estavam no cardápio, mas que agora são incluídos com seus nomes”.

No caso dos dois clientes que já faleceram, Eliane explica que a ligação continuam para além da saudade. “As famílias continuam tendo esse laço com a gente. No caso do Renato, por exemplo, as filhas seguem por aqui, até os netos vêm e continuam nessa história”, diz.

Já a lista de clientes que continuam marcando ponto diariamente na padaria há desde saladas até combos. Inclusive, o único doce, de certa forma, homenageia o Campo Grande News com nome da criadora do Lado B, Ângela Kempfer. No cardápio, agora há o crepe “Apaixonado Ângela”, de Nutella e morango

Composta por alface americana, fatias de salmão, lascas de queijo parmesão, molho de limão siciliano e azeite, Dona Mirna é a nova salada do cardápio.

Há também o suco energizante Sr. Minari com abacaxi, gengibre, laranja e mamão, Submarino Sr. Flores com leite vaporizado, chocolate branco ou ao leite, leite condensado, calda de caramelo, borda de doce de leite e chantilly.

No menu, dona Helena ganhou um combo composto por expresso, broa, chipa, salada de frutas e suco de laranja. Nas opções de sanduíches, há o sanduba Vitor Braga feito com pão francês, patê salada de frango e salaminho, Edu Maluf com pão francês integral com linhaça, muçarela, peito de peru e cebola na chapa, além do misto no croissant Dr. Wagner feito com croissant, presunto e muçarela.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias