ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Com 'segredinho' da bisavó na receita, designer arrasa nas cucas

Desde 2021, Igor faz fornadas da receita que é carregada de memórias afetivas

Por Jéssica Fernandes | 17/03/2024 07:30
Cucas tem receita polonesa de família e são feitas em diferentes sabores. (Foto: Arquivo pessoal)
Cucas tem receita polonesa de família e são feitas em diferentes sabores. (Foto: Arquivo pessoal)

Igor Portes faz uma cuca recheada do jeitinho que aprendeu com a bisavó polonesa. Na infância, ele fazia fornadas para ajudar a bisa e avó durante as férias em Tijucas (SC) e com elas pegou todos os ‘segredinhos’ da receita. Em 2021, Igor transformou as cucas em uma fonte de renda que faz sucesso em Campo Grande.

Designer de iluminação e interiores, Igor faz projetos de iluminação desde 2014 e é apaixonado por essa área também. Natural de Santa Catarina, ele veio para a Capital há 13 anos, quando a saudade de comer cucas o fazia levar algumas para levar ao trabalho. A massa doce e recheada agradava muitos colegas e vez ou outra saiam encomendas.

No começo, as encomendas eram apenas esporádicas, mas há três anos Igor quis investir na própria marca, a ‘Lilie Kuchen’. “Em 2021 quando saí de um contrato CLT resolvi ficar em casa trabalhando com meus projetos, e avisei o povo: ‘Vai sair cuca desse forno todo dia”, recorda.

Desde 2021, cucas são fonte alternativa de renda para Igor. (Foto: Arquivo pessoal)
Desde 2021, cucas são fonte alternativa de renda para Igor. (Foto: Arquivo pessoal)

Em casa, ele produz sozinho os sabores de abacaxi pérola com canela, uva vitória com geleia feita na hora e a uva dentro da massa; doce de leite puro, banana com canela e goiabada. As cucas, que pesam entre 700 a 850 gramas, são bem recheadas e feitas todas sob encomenda e algumas estão disponíveis a pronta entrega.

Algumas das cucas são vendidas em locais em que o empreendedor tem parceria, mas esse é um nicho que ele pretende investir mais futuramente. “Pretendo um dia poder fornecer para alguns lugares venderem, restaurantes, cafés ou qualquer lugar que possa passar essa experiência e levar memórias pros seus clientes também”, afirma.

Do jeitinho da bisa e da avó - Independente do sabor, Igor faz da forma que fazia quando estava na companhia da bisa e da avó Líria, que em polones é Lilie. O amor pelas cucas recheadas começou com a família que também transformou a cuca em um produto de sucesso em Tijucas.

Doce de leite puro é um dos sabores comercializados pelo empreendedor. (Foto: Arquivo pessoal)
Doce de leite puro é um dos sabores comercializados pelo empreendedor. (Foto: Arquivo pessoal)

A receita era uma das queridinhas dos frequentadores da pousada da avó. No período que estava de férias, Igor ajudava as duas a garantirem a fornada do dia para os clientes. “Antes de poder ir à praia ou brincar no campo tínhamos de ajudar a fazer fornadas de cucas para deixar na pousada. Cuca lá  se come igual a chipa aqui , toda hora, misturamos até com feijão, ou salame”, comenta.

Para o empreendedor, a receita é carregada de afeto por essas e outras memórias. Desde que começou a vender as cucas na cidade, Igor tem despertado o mesmo sentimento em quem experimenta a receita.

“Muitos clientes que conheciam a verdadeira cuca comentam: ‘Nossa, é igual a que eu comi na Europa, ou, é igual que minha vozinha fazia, que saudade’. Já teve uma cliente bem idosa uma vez que me ligou dizendo que fez ela lembrar da infância e que ficou muito feliz”, conta.

Quem quiser conhecer o trabalho, o perfil no Instagram é @lilie.kuchen 

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias