A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

18/03/2017 07:10

Engenheira deixa quintal de casa aconchegante para servir alimentos saudáveis

Thailla Torres
Espaço Quintal da Ondda ficou aconche. (Foto: Kísie Ainoã)Espaço Quintal da Ondda ficou aconche. (Foto: Kísie Ainoã)

O tempero usado no preparo dos pratos é plantado ali mesmo, no Quintal da Ondda, endereço novo para quem busca uma alimentação saudável. Com frutas fresquinhas e o cheiro de bolo recém saído do forno, sobra convite para aproveitar o lugar.

O espaço foi elaborado pela engenheira Ilana Coutinho de Alencar, de 40 anos, que veio do Rio de Janeiro e aqui resolveu se desligar da empresa em que trabalhava, para se dedicar a um projeto novo.

Antes de preparar o espaço para servir os clientes, o trabalho começou na internet, com dicas de alimentação e atividades cotidianas que pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ilana se desligou da empresa para se dedicar a um projeto só seu. (Foto: Kísie Ainoã)Ilana se desligou da empresa para se dedicar a um projeto só seu. (Foto: Kísie Ainoã)

"Comecei com um blog para falar de coisas que fazem bem à vida, inclusive, alimentação. Acho que são maneiras de fazer qualquer um feliz e com isso você consegue também fazer bem a outras pessoas", conta Ilana.

Depois, passou a fazer alimentos por encomenda. "Sempre quis ter um local para atender as pessoas, mas que fosse aconchegante", cita.

O endereço tem até decoração pensada no conceito sustentabilidade, com reaproveitamento de paletes e telhas, por exemplo.

Do cardápio à decoração das mesas, tem um pedacinho da dedicação e amor de Ilana pelo espaço. "Cheguei perto dos 40 anos e comecei rever o meu estilo de vida. Sempre gostei de cozinhar e inventar pratos na cozinha. Foi aí que eu resolvi abrir o espaço para os clientes".

O projeto começou a ganhar forma no Natal de 2016. Tudo foi feito pela engenheira, que dedicou o máximo de trabalho em cima de produtos sustentáveis.

Bolo integral e sem açúcar. (Foto: Kísie Ainoã)Bolo integral e sem açúcar. (Foto: Kísie Ainoã)
Mesas e cadeiras foram feitas de paletes.(Foto: Kísie Ainoã)Mesas e cadeiras foram feitas de paletes.(Foto: Kísie Ainoã)
Decoração toda feita por Ilana. (Foto: Kísie Ainoã)Decoração toda feita por Ilana. (Foto: Kísie Ainoã)

Assim como o espaço que, apesar da simplicidade ficou confortável e aconchegante, o cardápio também não decepciona. Todos os produtos têm referência em uma alimentação saudável com ingredientes integrais e ausência de açúcar.

"Todos os temperos são produzidos aqui e utilizo resíduos para compostagem da nossa horta. Os produtos são diferentes, mas as pessoas sabem o que estão comendo, dispensando conservantes e produtos industrializados", explica. 

Cardápio - O carro-chefe serão os bolos e sanduíches naturais, mas tem tapioca, omelete, saladas, salgados integrais e cafés especiais."E nada tem fritura. Até o hambúrguer que preparamos, é assado no forno", menciona.

Pela escolha de produtos orgânicos fornecidos por pequenos produtores, Ilana destaca que o cardápio pode ser alterado com tempo. "Eu aproveito o que tem disponível no momento. A manga por exemplo já está difícil encontrar, então alguns sabores podem mudar ao longo do ano", detalha.

E para aproveitar o espaço, Ilana vai realizar todo mês eventos ligados à alimentação saudável. No próximo dia 8 de abril, haverá menu degustação de culinária vegana com o chef de cozinha Alexandre Loureiro. O investimento inclui entrada, prato principal, sobremesa e café. Custa R$ 50,00 por pessoal ou R$ 90,00 para o casal.

O Quintal da Ondda funciona de quinta-feira à sábado das 16h às 21h. Fica na Rua Bezerra de Menezes, 637, Vila Planalto.

Curta o Lado B no Facebook.

Horta fica ao lado das mesas onde os clientes são servidos. (Foto: Kísie Ainoã)Horta fica ao lado das mesas onde os clientes são servidos. (Foto: Kísie Ainoã)
Entrada do Quintal da Ondda que fica na Vila Planalto.(Foto: Kísie Ainoã)Entrada do Quintal da Ondda que fica na Vila Planalto.(Foto: Kísie Ainoã)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.