A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

22/03/2017 07:41

Há 40 anos, padaria mais antiga da cidade ainda assa pão no forno a lenha

Português criou o lugar que vai passar pela primeira reforma este ano

Thailla Torres
Com os mesmos detalhes, padaria virou tradição para um pão com manteiga e café quentinho. (Foto: Alcides Neto)Com os mesmos detalhes, padaria virou tradição para um pão com manteiga e café quentinho. (Foto: Alcides Neto)

A fachada sem nenhuma ostentação na Avenida Coronel Antonino guarda a padaria mais antiga de Campo Grande, considerando o tempo em atividade ininterrupta desde 1977. Entrar na Toscano é como voltar no tempo do balcão, dos azulejos e da organização aos moldes dos comércios tradicionais. O lugar agora passa por reforma pela primeira vez, após 40 anos de funcionamento, mas independente das mudanças, tem tradição que nunca vai acabar.

Quem administra o comércio é Adriano Borges Toscano Junior, de 48 anos. Ele herdou a padaria do pai, Adriano Borges Toscano, que faleceu aos 71 anos, vítima de um câncer.

Adriano ao lado do forno a lenha, que é usado até hoje na produção dos pães. (Foto: Alcides Neto)Adriano ao lado do forno a lenha, que é usado até hoje na produção dos pães. (Foto: Alcides Neto)

Quando o filho se colocou a frente do estabelecimento, teve a certeza que iria manter uma história. "Meu pai era daqueles portugueses típicos, gostava que tudo fosse feito da maneira correta. Eu sabia que aqui era uma empresa pequena e familiar, então vim apostando na tradição que meus pais construíram", afirma.

A padaria não para um minuto. O dia começa às 5h30 para Adriano e os funcionários que atendem os clientes. Mas também há pessoas no período noturno, para garantir a produção de pães, doces e chipas do dia. "Tudo nosso é fresquinho, mas temos equipamentos inferiores a de alguns lugares, então a produção tem que continuar na madrugada", explica Adriano.

O pai manteve a tradição no atendimento e no jeito de fazer o pão, que até hoje não mudou. Com um forno de 48m², o pães são assados a lenha. "Quando comecei a reformar a padaria, a única certeza que eu tive é que nunca poderia tirar esse forno daqui. Se eu tirar, é capaz do meu pai levantar do túmulo. Essa daqui é a maior conquista dele", mostra o filho.

A história da Padaria Toscano começou quando o pai de Adriano veio de Portugal, sozinho, tentar uma vida diferente no Brasil. Depois de casar em Araçatuba (SP), veio com a família para Campo Grande. Na época trabalhava como representante comercial e haviam poucas padarias na cidade.

Tem promoção de bolinho de bacalhau toda quinta-feira. (Foto: Alcides Neto)Tem promoção de bolinho de bacalhau toda quinta-feira. (Foto: Alcides Neto)

"Não sei especificamente se ele sonhava em ter uma padaria, mas desejava crescer. Meu pai falava que tinha só umas 20 padarias na cidade e de repente surgiu a oportunidade de comprar um estabelecimento".

Em 1977 a Toscano começou em outro ponto, mas na mesma rua. Após 2 anos, a família comprou um terreno novo e construiu o prédio usado até hoje. "Começamos ao lado de uma fábrica de café, chamava Café Tufão. Meu pai vendia muito bem e com dois anos, conseguiu erguer esse prédio".

O lugar nunca fechou as portas. "Não me lembro de um dia que meus pais deixaram de trabalhar. Acho que em todos esses anos, eles devem tiverem só umas três férias", recorda.

A padaria virou referência para viajantes da época. "Quem ia para o Norte do Estado, passava por aqui. A tradição era atender aos viajantes e fazendeiros. Com o tempo, nosso público foi mudando, hoje atendemos todo o comércio e moradores da região". 

Dando continuidade à história da família, Adriano faz questão de manter até as promoções que o pai fazia. Como boa padaria de um português, o bolinho de bacalhau, é receita clássica que nunca faltou, assim como a chipa quentinha todos os dias. "É o que os clientes mais gostam. Tanto que mantemos a promoção toda quarta-feira com chipa e as quintas com bolinho de bacalhau pela metade do preço", diz Adriano.

A Padaria Toscano funciona de segunda a sexta-feira das 5h30 às 20h. E aos sábados até meio dia. Fica na Rua Coronel Antonino, 619, Coronel Antonino.

Curta o Lado B no Facebook.

Seu Toscano como era conhecido, foi o fundador da padaria. (Foto: Arquivo Pessoal)Seu Toscano como era conhecido, foi o fundador da padaria. (Foto: Arquivo Pessoal)
Fachada de azulejo será mantida. (Foto: Alcides Neto)Fachada de azulejo será mantida. (Foto: Alcides Neto)


realmente é uma excelente padaria. sempre que posso passo por lá. indico, além do bolinho de bacalhau, o pão de batata é ótimo.
 
Carlos Arantes em 22/03/2017 10:23:54
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.