ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Hamburgueiros fazem 'mágica' para disputar melhor receita do Estado

Com entrada gratuita, evento ocorre das 11h às 23h neste final de semana no Bairro Jardim Veraneio

Por Jéssica Fernandes | 23/03/2024 07:20
Hamburguer é protagonista de evento gastrônomico em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)
Hamburguer é protagonista de evento gastrônomico em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

Com hambúrguer para todos os tipos de apetite, o 1º Champions Burger começou em Campo Grande na noite de sexta-feira (22). O evento gastronômico, que tem entrada gratuita, segue até domingo com receitas exclusivas e shows musicais que prometem agitar a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira.

Organizado pelos Hamburgueiros do MS e apoiado pelo Governo do Estado, a primeira edição irá eleger o hambúrguer campeão de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 23 empresários do ramo participam da disputa que no primeiro dia já atraiu fãs desse estilo de comida que varia conforme a criatividade de quem faz.

Weslley Renovato conta que o evento nasceu a partir de uma brincadeira e provocação entre os hamburgueiros. Mesmo com a competição, ele fala que todo mundo se mantém unido e aprende junto no ramo. “Nosso grupo nasceu e a gente vem aprimorando receitas por conta da nossa união. A gente aprende um com o outro, você visita a hamburgueria de todo mundo e aprende como é”, comenta.

Weslley fala evento surgiu a partir da união dos hamburgueiros. (Foto: Juliano Almeida)
Weslley fala evento surgiu a partir da união dos hamburgueiros. (Foto: Juliano Almeida)

Sobre a disputa deste final de semana, ele diz  que a novidade são receitas exclusivas dos estabelecimentos, que ficaram livres para criar o prato. “O champions é cada um com sua melhor receita, cada um com seu tempero e sua mágica dentro da cozinha”, afirma.

Na competição, os jurados técnicos irão avaliar as categorias tradicional e gourmet seguindo os critérios de tempero, ponto de carne e apresentação do prato. Dos 23 participantes, três são de cidades do interior do Estado, como Maracaju, São Gabriel do Oeste e Dourados. Além deles, outras 12 hamburguerias marcam presença no evento, mas sem entrar na disputa.

Receitas exclusivas - A HamBugreria é uma das que irão concorrer ao prêmio do 1º Champions Burger. Para a ocasião, o chef Rodrigo Villa Okinawa, de 43 anos, criou o hambúrguer ‘Zé Leôncio’ que traz vários ingredientes de Mato Grosso do Sul.

Feito no pão de mandioca, 'Zé Leôncio' acompanha chips. (Foto: Juliano Almeida)
Feito no pão de mandioca, 'Zé Leôncio' acompanha chips. (Foto: Juliano Almeida)

Feito no pão de mandioca, o lanche leva queijo caipira meia cura, maionese de coentro, ovo e leite de fazenda, além de chutney de vinagrete de banana da terra com melaço da cana de Furnas de Dionísio. Para acompanhar são servidas batatas chips de mandioca.

O ‘Zé Leôncio’, conforme o chef, é uma junção de ingredientes que têm tudo a ver com Mato Grosso do Sul. “Essa linha regional é legal porque a gente fortalece nosso Estado e a cultura gastronômica. Foi pensando nisso que montamos esse hambúrguer”, comenta.

De Dourados, Isabela Tetila da ‘Romeo Burguer’ é mais uma participante da competição. O negócio existe há seis anos e é administrado em parceria com o marido, Cássio Gabriel. Essa é a segunda vez que eles participam de um evento que traz o hambúrguer como protagonista.

De Dourados, Isabela fala sobre participação no campeonato. (Foto: Juliano Almeida)
De Dourados, Isabela fala sobre participação no campeonato. (Foto: Juliano Almeida)
Pestare leva molho pesto, cebola crispy e geleia de pimenta. (Foto: Juliano Almeida)
Pestare leva molho pesto, cebola crispy e geleia de pimenta. (Foto: Juliano Almeida)

Apesar da distância, a empresária topou marcar presença no evento. “É legal e vale a pena porque temos mesmo é que nos arriscar, além que estamos divulgando”, destaca. Para a disputa, ela criou o ‘Pestare’ feito no pão brioche com cream cheese, molho pesto, cebola crispy e geleia de pimenta.

Geovany Guedes, da Artesanalmente El Toro, apostou no ‘American Sweet’ que é feito com hambúrguer defumado na lenha goiabeira, infusão de cheddar e bacon cortado em cubos caramelizados. Animado para o evento, ele relata que vem se preparando há dias.

“A gente se preparou muito, estamos há mais de meses fazendo reunião e conversando. A expectativa é a melhor possível e um dos nossos diferenciais além da carne é o pão que produzimos. Nesse pão adicionamos o parmesão e orégano”, explica.

Com carne defumada, lanche da 'El Toro' é um dos participantes da competição. (Foto: Juliano Almeida)
Com carne defumada, lanche da 'El Toro' é um dos participantes da competição. (Foto: Juliano Almeida)

Quem gosta de hambúrguer também demonstrou bastante expectativa e animação. Uma das pessoas que passaram pelo local na sexta-feira foi a Eloisa Uchoas, que aprovou a proposta do evento. “A gente está esperando comer bem e até agora experimentando dois muito bons”, diz.

Margarete dos Santos aproveitou para levar o filho Augusto, pois ambos gostam de fazer esse tipo de passeio juntos. “A gente gosta de sair pra comer hambúrguer, batata frita, refrigerante e milk-shake. Nós gostamos de provar várias e agora estamos conhecendo algumas porque é a primeira vez que estamos participando”, comenta.

Programação - Independente do resultado, o público é que sai ganhando nessa história. São 35 receitas diferentes disponíveis na praça de alimentação, inclusive as exclusivas da competição. No local também estão sendo vendidos sorvetes, batatas fritas e cookies de outras empresas da Capital.

Neste sábado, o 1º Champions Burger começa a partir das 11h e segue até as 23h. A programação conta com shows da dupla Mailon Salina e Jaque Altenhofer, DJ Japão, Gilson e Junior e Banda V12. Já no domingo, seguindo o mesmo horário, é a vez de Robson Vieira, DJ Jacson Sebalo, Dieguinho e Neurorock se apresentarem.

A entrada é gratuita e o endereço é Av. Ministro João Arinos, 140, Jardim Veraneio.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias