ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Inverno tem gosto de pinhão, que vira ingrediente principal de nhoque vegano

Entre os gaúchos, o pinhão é figurinha famosa e pode dar gosto ao nhoque que agrada ao paladar, inclusive, dos veganos

Alana Portela e Aletheya Alves | 23/06/2019 07:45
Nhoque de pinhão é opção para inovar da cozinha (Foto: Henrique Kawaminami)
Nhoque de pinhão é opção para inovar da cozinha (Foto: Henrique Kawaminami)

Saindo do tradicional, que é aquele arroz com feijão e bife, o nhoque de pinhão é receita para quem gosta de inovar na cozinha. O prato é demorado, leva cerca de 4h para ficar pronto, mas é uma opção para o chef da casa agradar tanto os carnívoros quanto aos veganos. O Lado B foi para a cozinha testar a receita e gravamos em vídeo o passo a passo para quem quiser experimentar.

Para começar, é preciso separar os ingredientes: 500 gramas de pinhão, 5 colheres de linhaça, ½ xícara de polvilho doce, ½ xícara de farinha de amaranto, 2 colheres de óleo de soja, 1 sachê de pimenta-do-reino, 1 sachê de tomilho, ½ de água, 5 colheres de extrato de tomate.

Comece pelo pinhão, lave-o e coloque em uma panela de pressão até cobrir as castanhas. Depois, leve ao fogo alto e deixe pegar pressão. Fique de olho, pois a contagem dos minutos vai valer a partir do momento que a panela pegar pressão. Pegou pressão, aguarde cerca de 1h ou 1h30. Em seguida, retire do fogo e descasque o pinhão.

Na sequência, corte as sementes, coloque no liquidificador ou processador, despeje 20 ml de água e bata por um minuto. Após isso, separe o pinhão já triturado em uma bacia.

2º passo - O próximo passo é colocar as 5 colheres de linhaça no liquidificador e triturar por 15 segundos. Depois coloque na bacia junto com o pinhão e acrescente o polvilho, óleo, farinha de amaranto, pimenta do reino a gosto, tomilho a gosto e despeje aquele meio copo de água que estava separado. Misture os ingredientes e modele a massa em forma de cilindros finos e na sequência corte em pedaços pequenos.

3º passo - Tudo preparado, chegou o momento de pegar a panela novamente, adicionar 500 ml de água e colocar a massa do nhoque para cozinhar. Deixe no fogo alto e desligue quando os pedacinhos cortados começarem a boiar.

Vez do molho - Após o nhoque cozinhar, retire da panela e separe em um prato ou pote. Agora é a vez de preparar o molho, do tipo que você preferir, com ou sem carne.

Feito isso, é só saborear o prato e repetir, se gostar.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Confira o modo de preparo no vídeo a seguir.

Nos siga no Google Notícias