ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Marcos transformou carretinha para servir as receitas de comitiva

Carretinha virou comitiva ambulante que carrega um pouco da cultura e do sabor do Pantanal

Por Idaicy Solano | 19/03/2024 07:22
Marcos ao lado de comitiva ambulante que é equipada com todos os utensílios necessários para preparar as receitas pantaneiras (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcos ao lado de comitiva ambulante que é equipada com todos os utensílios necessários para preparar as receitas pantaneiras (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre duas rodas, o fotógrafo e cozinheiro Marcos Quinhonez, 54, carrega uma "comitiva" com capacidade para servir até 250 pessoas. Para levar uma das mais tradicionais culinárias pantaneiras para todo lugar, ele adaptou uma carretinha com grelhas, fogão, panelas de ferro e utensílios rústicos que garantem a experiência completa para quem quer sentir o gostinho de pratos que carregam a cultura do interior sul-mato-grossense.

Ela já vai montada para os eventos e possui todos os aparatos necessários para preparar a comida, o que dispensa a necessidade de o cliente disponibilizar uma cozinha e utensílios para ele trabalhar.

A comitiva ambulante tem um fogão à lenha, uma grelha giratória e uma espécie de roda gigante com cinco grelhas, onde é possível assar vários cortes de carnes, linguiças e frangos ao mesmo tempo. Marcos conta que a temperatura da comitiva é intensa, por isso não dispensa o uso de avental e luvas bem reforçadas para suportar as altas temperaturas.

A comida é servida à moda do freguês, e o cardápio conta com macarrão tropeiro, arroz carreteiro, feijão tropeiro, legumes grelhados e churrasco, pratos tradicionais de comitiva. O diferencial está no tempero das carnes: Marcos tempera tudo com sal de parrilha - uma mistura do sal com temperos variados, como pimenta do reino, alho e ervas finas, de acordo com o tipo de carne que será servida. Todo o preparo é feito na hora, na frente dos clientes.

Marcos é descendente de paraguaios, viveu a maior parte da vida em Aquidauana e conta que as receitas vêm de família. A maioria delas aprendeu com a mãe, e agora trabalha para aperfeiçoar os pratos de uma maneira que agrade a todos os públicos, sem deixar de priorizar as características típicas pantaneiras, tanto da comida quanto do instrumento de trabalho.

Tenho caixas de bruaca - bolsas feitas de couro - onde levo facas, temperos, para não perder as características de comitiva. Hoje onde eu paro todo mundo admira, e é muito bacana. A gente não quer deixar o antigo para trás, apenas atualizar e deixar mais moderno”, diz Marcos.

Marcos faz o preparo das carnes e dos pratos na frente durante os eventos, na frente de todos os convidados (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcos faz o preparo das carnes e dos pratos na frente durante os eventos, na frente de todos os convidados (Foto: Arquivo Pessoal)

Quanto a servir as pessoas, Marcos concorda que a culinária é uma arte afetiva, principalmente quando se trata de pratos que carregam a história e a cultura do Pantanal. Para ele, proporcionar uma experiência culinária de qualidade aos clientes é gratificante.

“Isso aí que é o que dá mais motivação para a gente estar trabalhando, é o que motiva a gente a fazer tudo com amor e carinho. É gratificante você fazer uma comida bacana, e as pessoas te elogiarem por isso, isso aí para mim é o essencial, é o que motiva a gente a aprimorar, buscar receitas novas e ir para frente”, finaliza Marcos.

A Comitiva Estrela Pantaneira atende apenas a eventos fechados, como casamentos, aniversários e festas em geral, com até 250 convidados. Os valores são combinados diretamente com os clientes e dependem do tamanho do evento e da quantidade de pessoas. Para entrar em contato com ele, basta chamar no telefone 67 99911-4282. Ele atende principalmente nas regiões de Aquidauana e Campo Grande.

Comitiva ambulante é equipada com fogão à lenha, grelhas, caixas de bruaca e panelas de ferro (Foto: Arquivo Pessoal)
Comitiva ambulante é equipada com fogão à lenha, grelhas, caixas de bruaca e panelas de ferro (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias