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Sabor

No dia do nhoque, beterraba, cenoura e espinafre são ingredientes da fortuna

A nutricionista Aline D' Arco compartilhou três receitas com o Lado B e agora ensina o preparo dos pratos para fazer em casa

Por Alana Portela | 29/01/2020 06:47
Nhoque com cenoura e beterraba ao ponto para ser degustado (Foto: Arquivo pessoal)
Nhoque com cenoura e beterraba ao ponto para ser degustado (Foto: Arquivo pessoal)

Reza a lenda que comer nhoque no dia 29 traz fortuna e muita sorte. A simpatia, que nasceu na Itália e ganhou o mundo, manda que se coma em pé as sete primeiras unidades da massa, fazendo um pedido para cada uma, sem esquecer da nota ou moeda que deve ficar embaixo do prato. 

Embalados pela simpatia, o Lado B conversou com a nutricionista Aline D’ Arco que, de família italiana, não só ensina como preparar três receitas de nhoque da fortuna, rico em nutrientes e rápidos de fazer como passa adiante passo a passo do ritual.

“Isso é por conta do jovem São Pantaleão, que perdido e com muita fome, bateu à porta de uma família e pediu um prato de comida. Como a família era muito humilde, cada pessoa recebeu sete peças de massa. Ao fim da refeição, o santo agradeceu aos anfitriões e partiu e, ao levantarem os pratos, os donos da casa perceberam que havia embaixo de cada prato uma boa quantia em dinheiro. Um milagre”, contextualiza. 

Assim nasceu a tradição, que hoje é fácil de replicar. “Basta preparar um bom prato de nhoque todo dia 29 e, embaixo do prato, colocar uma nota de qualquer valor. Antes de comer, separe sete pedacinhos de nhoque, levante-se e coma um a um. A cada garfada faça um pedido”, explica Aline.

Ela é especializada em nutrição funcional e descreve como se faz o nhoque vermelho, o verde e o nhoque laranja. Os ingredientes principais são: beterraba, cenoura e espinafre.

“Adapto algumas receitas tradicionais para manter a quantidade de nutrientes e baixas calorias. Utilizo farinhas ricas em proteínas vegetais, como grão-de-bico e com alto teor de fitoativos. Utilizo três bases com amido de batata, mandioca e de batata-doce”, conta ela.

São três receitas, começando pelo Nhoque Vermelho, feito com beterraba. Ingredientes: 2 xícaras de mandioca cozida, 2 xícaras de beterraba assada e descascada, 1 colher de manteiga ou óleo de coco, 2 colheres de ovo batido, 1 colher de noz moscada e 1 colher (de sobremesa) de sal.

Nhoque Verde, ingredientes: 2 xícaras de batata Asterix assada, 1 xícara de espinafre assado até murchar, 1 colher de manteiga, 2 colheres de ovo batido, 1 colher de noz moscada e 1 colher (de sobremesa) de sal.

Nhoque Laranja, ingredientes: 2 xícaras de batata doce assada, 2 xícaras de cenoura assada, 1 colher de manteiga, 2 colheres de ovo, 1 colher de açafrão, 1 colher de noz moscada e 1 colher (de sobremesa) de sal.

Aline D' Arco é nutricionista especializada em nutrição funcional (Foto: Arquivo pessoal)
Aline D' Arco é nutricionista especializada em nutrição funcional (Foto: Arquivo pessoal)

Modo de preparo

Bata separadamente em um processador as bases de cada receita. Utilize três recipientes diferentes para preparar cada massa. Faça a mistura dos ingredientes em cada recipiente. Em seguida, separe os purês em plásticos filme, pincelados com manteiga, depois feche e faça o molde em forma tubo e leve à geladeira por 4 horas.

Após o tempo de espera, abra o plástico e corte os nhoques nos formatos de cubinhos. Em uma forma untada coloque os nhoques e leve ao forno para assar em 250 ° graus por 20 minutos.

Os legumes e verduras são feitos no vapor para preservar as propriedades do alimento. “Cozinho tudo com a casca, menos a mandioca. Depois amasso a batata ou mandioca ou a batata doce. Tudo feito no vapor para não perder muita água e nutrientes. Depois trituro ou a beterraba ou cenoura ou espinafre e em seguida misturo”, explica Aline.

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