ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Para mostrar opção de lanche sem origem animal, grupo faz piquenique vegano

Paula Maciulevicius | 24/01/2014 09:30
Torta Rápida de Grão de Bico e Pêssego, uma das receitas que podem servir de inspiração para o Veganic. (Foto: Reprodução/Cozinha de Solteiro)
Torta Rápida de Grão de Bico e Pêssego, uma das receitas que podem servir de inspiração para o Veganic. (Foto: Reprodução/Cozinha de Solteiro)

Neste sábado, o Horto Florestal recebe tolhas xadrez e cestas que trazem mais que alimentos, uma filosofia de vida. Para mostrar que é possível sim fazer pratos que não levam ingredientes de origem animal, um grupo de gente engajada na causa realiza o 1° Veganic de Campo Grande, a partir das 16h.

O evento, criado no Facebook, faz o convite para que todos levem pratos veganos doces ou salgados e aproveitem para trocar ideias e receitas, além de compartilhar um momento de lazer e integração. No entanto, por se tratar de um piquenique vegano, não é só a carne que deve ser evitada, as receitas não podem levar ovos, leite e derivados, como frios, gelatinas, queijo e mel.

Vegano e criador da Fan Page de receitas “Cozinha de Solteiro”, Ed Wassouf, tem nos posts a prova de que tem opção à beça para montar um cardápio variado. Só de pratos sem nenhum derivado animal já foram mais de 50 publicações. A que ele escolheu para o piquenique será a torta americana de morango. A foto é de dar água na boca.

Bolo de milho e canela, para dar a 'liga', receita usa baba de chia ao invés de ovos.
Bolo de milho e canela, para dar a 'liga', receita usa baba de chia ao invés de ovos.

“O evento é comum em São Paulo, no Rio e aqui a gente resolveu se juntar e fazer para mostrar que vegano e vegetariano não são chatos e que dá para oferecer pratos que, às vezes as pessoas não conhecem e que foge da combinação arroz, feijão e carne”, explica.

Para quem não se aventura na cozinha vegana é difícil imaginar um bolo ou torta que não levem pelo menos dois ou três ovos e copo de leite, mas é claramente possível por ao forno uma massa feita de baba de chia, por exemplo. “Substitui o ovo para dar liga”, orienta Ed.

A receita da torta americana com calda de morango leva de ingredientes 500g de farinha de trigo, duas xícaras de creme vegetal (sem leite) e para o recheio: duas xícaras de chá de açúcar cristal, duas maçãs, uma pêra e uma bandeja de morango. O modo de preparo pode ser visto no post da Cozinha de Solteiro. Já o gosto, pode ser apreciado no Veganic neste sábado.

A enfermeira Danielle Monteiro Lopes, de 22 anos, é uma das organizadoras do encontro. A jovem ainda não aderiu de vez à dieta vegana, mas já é vegetariana há dois anos. Sobre a ideia do pic-nic ela fala que pode ser uma mãozinha para quem nunca ouviu falar. “Tem como fazer bolo sem leite e ovos e torta salgada. É uma de muita gente que não segue a ideologia, conhecer”, resume.

Os pratos que vai levar serão kibe de lentilha e proteína de soja, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e pão de queijo sem queijo, pelo menos sem o de origem animal. A receita foi extraída da página “Vegetariano como o quê?” e é feita a base de polvilho doce e azedo, batatas cozidas e óleo. “Fiz e ficou idêntico”, comenta.

O pic-nic é aberto para quem nunca ouviu falar e aos que não consegue tirar certos produtos da alimentação. Depois de fazer uma cirurgia de redução de estômago, a professora Léia Ortiz, de 39 anos, buscou a dieta vegetariana como opção na reeducação alimentar. Após a ingestão de carne se tornar mais difícil, ela aliou isso ao fato de ter o prazer de viver bem consigo mesma respeitando os animais.

De quebra foi convidada por uma amiga para o Veganic e vai para conhecer um pouco mais. “Estou descobrindo que há alimentos muito saudáveis e saborosos”, para o encontro, diz que vai levar um prato a base de frutas.

A programação do evento está no Facebook. Cada participante deve levar um prato, além dos utensílios como talheres e copos. Na mesma página tem links para receitas veganas que podem servir de inspiração. O que não for consumido será doado aos moradores de rua.

Torta americana de morangos, um dos pratos que vai estar no evento.
Torta americana de morangos, um dos pratos que vai estar no evento.
Nos siga no Google Notícias