ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Sobremesas fáceis e práticas para fazer de véspera e ainda levar à mesa

Nutricionistas dão dicas de receitas doces super rápidas e saudáveis de se fazer para servir hoje mesmo na sua ceia natalina

Raul Delvizio | 24/12/2020 07:32
Receitas natalinas não precisam ser complicadas, muito menos feitas para se exagerar na dose (Kate Laine/Unsplash)
Receitas natalinas não precisam ser complicadas, muito menos feitas para se exagerar na dose (Kate Laine/Unsplash)

Que tal um docinho? É só chegar à época das festas de final de ano que nosso paladar parece que aguça mais. Hoje (24), véspera de Natal, saiba que existem opções de sobremesas fáceis, práticas e rápidas para serem feitas e que podem ser levadas e servidas à mesa ainda nesta noite.

Porém, um recado do Menu da Nutricionista: "o que mais prejudica a alimentação na hora das celebrações de Natal e Réveillon é, na realidade, a quantidade do que se consome. Eu particularmente gosto sempre de lembrar que o mote dos eventos não é a comida em si, mas sim a comunhão com aqueles que a gente ama e queremos bem", reflete a profissional Aline Macedo.

Ela e outras 4 nutricionistas sugeriram versões saudáveis de receitas doces "sem culpa", que são um meio-termo para o seu cardápio de gostosuras. Veja algumas abaixo:

Exemplo de uma rabanada fit (Foto: Reprodução)
Exemplo de uma rabanada fit (Foto: Reprodução)

Rabana Fit

Um clássico que não pode faltar à mesa. "Podemos fazer sim boas escolhas de substituições nas receitas que mais amamos. Por exemplo, não precisamos fazer fritura ou ter um excesso desnecessário de açúcar na tradição das rabanadas. Que tal um equilíbrio?", é justamente o que a própria Aline Macedo acredita.

Ingredientes:

  • Pão sem glúten ou integral (ou outro de sua preferência)
  • 1 xícara de leite de amêndoas/castanhas (ou leite desnatado ou sem lactose)
  • ½ xícara de adoçante xilitol, stévia ou açúcar demerara
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 2 ovos inteiros
  • Canela e açúcar demerara a gosto para empanar

Modo de preparo – Retire a casquinha das laterais do pão. Em um recipiente, misture o leite com o açúcar ou adoçante, essência de baunilha e uma colher de chá de canela. Reserve. Bata os ovos em um outro recipiente e reserve. Pegue as fatias de pão, molhe primeiro no leite em seguida passe nos ovos batidos. Coloque dentro de uma uma forma untada com azeite. Pode ser feito de três maneiras: a primeira é colocar as fatias separadamente na forma untada, e despejar um pouco do leite sobre os pães umedecidos, levar para assar por 20 a 25 minutos em forno preaquecido a 180° graus; a segunda é forrar o fundo da forma com as fatias como se fosse uma camada de torta, depois é só despejar o restante do leite por cima e levar para assar também por 20 a 25 minutos em forno preaquecido a 180° graus; ou então, por fim, colocar as fatias na Air Frye, colocar um pouco do leite que sobrou sobre os pães e deixar por 10 minutos na máquina preaquecida a 180º graus. Enquanto isso, misture o adoçante com a canela dentro de um prato e reserve. Retire sua rabanada fit, empane no açúcar demerara com canela.

Ana Paula Paiva dá a dica deste pão de mel funcional (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Paula Paiva dá a dica deste pão de mel funcional (Foto: Arquivo Pessoal)

Pão de Mel Funcional

A nutricionista Ana Paula Paiva assina um pão de mel natalino que vale a pena ser posto em prática. Aliás, pode até servir como uma "lembrancinha" aos familiares na noite de hoje, um presente que ninguém espera receber. Confira!

Ingredientes:

  • 1 ovo inteiro
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 2 colheres de sopa de farinha para tapioca
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de semente de girassol
  • 1 colher de sopa cheia de chocolate em pó 50% cacau
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 1 colher de café de cravo em pó
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • Óleo de coco para untar a forma

Modo de preparo da massa – Misture a clara com a gema, acrescentando todos os ingredientes em pó aos poucos. Deixe apenas o bicarbonato de sódio por último. Em uma assadeira pequena, 1 colher de sobremesa de óleo de coco já basta para untá-la. Coloque a massa e asse em fogo médio por 15 minutos. Após assado, deixe esfriar até chegar a temperatura ambiente.

Modo de preparo da calda – Coloque em um recipiente 200 ml de leite de coco e misture com 1 colher de sobremesa de chocolate 50% cacau. Leve a mistura ao fogo baixo até que ferva. Assim que levantar fervura, desligue e reserve. Quando tiver morno, coloque por cima de cada pão de mel. Leve imediatamente para geladeira para resfriar. Agora basta saborear!

Mousse é feita apenas com 2 ingredientes (Foto: Reprodução)
Mousse é feita apenas com 2 ingredientes (Foto: Reprodução)

Mousse Vapt Vupt

"É uma tradição de final de semana para minha família. Como é uma receita super prática, fazemos rapidinho para matar aquela vontade de doce. Além de ter uma composição boa de proteína, a receita leva chocolate amargo, que tem mínima quantidade de açúcar, fora que o cacau tem muitas vitaminas e propriedades antioxidantes", explica a nutricionista Maria Vittoria Messina Zanardo.

Ingredientes:

  • 5 claras de ovos
  • 180 g de chocolate 70%
  • ½ caixa de morangos

Modo de preparo – Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas por 2 minutinhos (mexa a cada 30 segundos) em um recipiente de vidro. Reserve. Bata as claras até que fiquem no ponto de neve. Aos poucos, adicione o chocolate derretido já em temperatura ambiente às claras, sempre em movimentos circulares de baixo para cima. A dica aqui é dividir a etapa em 3 partes para que as claras não percam o ar incorporado. Disponha a mousse em taças e leve para geladeira por no mínimo 3 horas. Decore com morangos (ou outra fruta de sua preferência) ou ainda castanha de caju triturada.

Quadradinhos de chocolate são super fáceis de serem feitos (Foto: Arquivo Pessoal)
Quadradinhos de chocolate são super fáceis de serem feitos (Foto: Arquivo Pessoal)
Podem – e devem – se banhados em uma ganache de chocolate 70% cacau (Foto: Arquivo Pessoal)
Podem – e devem – se banhados em uma ganache de chocolate 70% cacau (Foto: Arquivo Pessoal)

Quadradinhos de Chocolate & Castanhas

"Eu amo essa receita porque é realmente fácil e mata a vontade de um docinho de maneira super saudável. Qualquer mix de castanhas é bem-vindo: geralmente uso castanha de caju, uva passa, amendoim, cranberry desidratado, avelã e castanha-do-pará. É aquela delícia de sobremesa", considera a nutrionista Mariana Corradi Gouvea.

Ingredientes:

  • 200g de castanhas picadas (de sua preferência)
  • 300g de chocolate zero açúcar
  • Óleo de coco para untar a forma

Modo de preparo – ⁣Em um recipiente, misture todas as castanhas. Reserve. Derreta em banho-maria ou no micro-ondas (mexa a cada 30 segundos) o chocolate zero açúcar. Adicione nas castanhas e misture super bem. Em uma forma preparada com papel manteiga ou papel alumínio untado com bem pouquinho de óleo de coco, coloque a mistura ajeitando uniformemente. Leve ao freezer por pelo menos 30 minutos. Após bem resfriado, quebre o bloco em quadradinhos com a ajuda de uma faca ou então na mão mesmo, no formato que você preferir.

O biscoito maisena pode ser trocado por coco ralado polvilhado com açúcar de coco (Foto: Reprodução)
O biscoito maisena pode ser trocado por coco ralado polvilhado com açúcar de coco (Foto: Reprodução)

Torta de Chocolate Fit

"Esta receita meu marido faz todos os anos, porém só adaptamos para chocolate 70% por possuir maior teor de cacau e menos quantidade de açúcar em comparação com a versão ao leite. Ainda, em vez de ser com biscoito maisena, colocamos na massa o coco ralado com o açúcar de coco", esclarece a nutricionista Thaynara Martinho.

Ingredientes:

  • 100g de coco ralado sem açúcar
  • 2 claras de ovos
  • 4 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 200g de chocolate 70% cacau
  • 1 caixa de creme de leite sem lactose
  • ½ pacote de gelatina sem sabor/incolor

Modo de preparo da massa – Juntar o coco ralado às claras e o açúcar de coco. Misturar com uma colher até obter consistência de farofa úmida. Untar uma forma com fundo removível, espalhar a massa e levar para assar até dourar por cima. Retirar e reservar.

Modo de preparo do recheio – Aquecer o creme de leite no micro-ondas (de 1-2 minutos com paradas a cada 30 segundos) ou panela. Acrescente o chocolate e misture até tudo ficar homogêneo. Adicione a gelatina derretida já derretida conforme as instruções na embalagem, misturando bem. Por fim, coloque tudo por cima da massa já em temperatura ambiente, deixando esfriar por no mínimo 1 hora na geladeira. Enfeite como quiser.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias