ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

“Com ajuda de MS, agricultura brasileira volta a crescer em 2022”, diz ministra

Tereza Cristina minimizou a queda de 8% no PIB agrícola brasileiro e analisou ser normal a oscilação negativa

Flávio Veras | 03/12/2021 12:37
Ministra minimizou o fato do PIB ter queda de 8%, pois esse período é de pouca produtiviade. (Foto: Marcos Maluf)
Ministra minimizou o fato do PIB ter queda de 8%, pois esse período é de pouca produtiviade. (Foto: Marcos Maluf)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, destacou que Mato Grosso do Sul pode ajudar o País a retomar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da agricultura brasileira. A afirmação aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), na Governadoria. "A partir de janeiro, a agricultura brasileira voa", ressaltou a ministra.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o País teve queda de 8% no PIB da agricultura no terceiro trimestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado, perdas que foram vitais para que o PIB nacional recuasse 0,01%.

No entanto, a ministra afirmou que essa oscilação é normal nesse período, pois estamos em um período de baixa produtividade. “Devemos levar em conta também a escassez hídrica, que fez nossa produtividade recuar. É natural nesse período, mas sabemos que podemos ter elevação do PIB em janeiro devido às previsões de chuvas que temos nesse momento de semeadura”, explicou Tereza.

A ministra também enalteceu a importância de Mato Grosso do Sul na economia brasileira e as políticas econômicas praticadas pela gestão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A ministra afirmou que a produção exportada pelo Estado é vista com bons olhos nos países estrangeiros, pela excelente qualidade.

“Eu lembro que antes de ser ministra, ainda como secretária estadual de Agricultura, fui até a Alemanha fazer articulação em torno da carne bovina produzida aqui.  A resposta que tive deles foi enfática: 'MS tem a melhor carne bovina do mundo'. Isso se deve ao cuidado que temos com a nossa economia agrícola, que não foi abandonada pelo governador Reinaldo”, revelou a ministra.

Para Reinaldo, essa recessão técnica é preocupante, porém tem menos impacto na economia de Mato Grosso do Sul. “Qualquer saldo negativo tem que ser analisado com cautela. No entanto, nosso Estado tem um crescimento 7 meses maior do que a projeção nacional. Nós torcemos para a inflação baixar, mas isso tem que ter vontade de se fazer políticas públicas”, disse Reinado.

Nos siga no Google Notícias