ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Lado Rural

JBS anuncia férias coletivas em unidade de MS; funcionários falam em crise

Frigorífico tem capacidade de abate superior a 700 cabeças de gado por dia

Liana Feitosa | 11/08/2022 10:11
Unidade de Nova Andradina da JBS. (Foto: Nova News)
Unidade de Nova Andradina da JBS. (Foto: Nova News)

Frigorífico Friboi, da JBS, localizada em Nova Andradina, cidade a 298 quilômetros de Campo Grande, anunciou férias coletivas a partir de hoje (11). A unidade tem capacidade de abate superior a 700 cabeças de gado por dia. Em abril deste ano, unidade de Ponta Porã foi fechada e cerca de 380 funcionários foram realocados ou demitidos.

De acordo com o Valor Econômico, férias coletivas foram anunciadas em outras unidades da JBS, que é a maior indústria de carne do mundo, em agosto: Pontes e Lacerda (MT), Colíder (MT), Alta Floresta (MT), Redenção (PA) e Tucumã (PA). Todos esses frigoríficos não estão habilitados para vender para a China, o mercado mais lucrativo.

Contatados pelo Campo Grande News, funcionários da empresa em Nova Andradina alegam que crise no setor motivou decisão. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação da cidade afirma que suspensão das atividades não tem motivo financeiro.

“Foi avisado ao sindicato que a unidade passará por reforma, por isso serão dadas férias coletivas”, afirma Alessandro Paula, tesoureiro do sindicato. No mês passado, a unidade abriu um processo de seleção para 37 vagas com oportunidades para refilador, desossador, operador de armazenagem, operador de produção, cozinheira, auxiliar de cozinha e motorista.

Crise - Para representantes do setor, entretanto, o momento é preocupante. “O que a gente sabe é que o mercado está muito ruim, não está tendo venda, o povo está sem poder aquisitivo e, com isso, não estão consumindo carne”, pontua Regis Luís Comarella, presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul).

“O boi está caro e o preço de venda da carne não está cobrindo o valor da arroba, nem mesmo se a venda for destinada à exportação. Nada fecha a conta”, completa Comarella. O representante acredita que a única saída é melhorar o poder de compra do consumidor, para que os preços se estabilizem.

“É preciso baixar o preço da arroba, mas isso fica ruim para o pecuarista, que tem um alto custo de produção. Por isso, precisa aumentar o poder aquisitivo dentro do país. Em todo Brasil todas plantas frigoríficas estão deficitárias, isso é preocupante. Se não melhorar o poder aquisitivo da população, muitas empresas vão fechar”, analisa o presidente.

Ponta Porã - Em abril deste ano, a empresa anunciou fechamento de unidade em Ponta Porã, na fronteira de MS com o Paraguai. “A JBS decidiu concentrar a produção de carne bovina em suas demais unidades no estado do Mato Grosso do Sul. Aos colaboradores que trabalham na planta de Ponta Porã, a companhia abriu a possibilidade de transferência para as unidades de Anastácio, Naviraí e Nova Andradina, oferecendo uma ajuda de custo para a mudança. A Companhia tem prestado toda a assistência necessária, seguindo a legislação vigente", afirmou a multinacional em abril, por meio de nota, ao jornal Ponta Porã em Dia.

O Campo Grande News entrou em contato com a JBS para confirmar as informações sobre possível fechamento da unidade de Nova Andradina, mas até o momento da publicação desta matéria nenhum retorno havia sido dado.

Nos siga no Google Notícias